.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 26 de março de 2019

“NÃO PENSEIS QUE EU VIM ABOLIR A LEI E OS PROFETAS.” – Olívia Coutinho

 

Dia 27 de Março de 2019

Evangelho Mt5,17-19

Jesus nos ensina o caminho que devemos percorrer, se quisermos de fato, fazer parte do Reino dos Céus, que é o caminho do amor!
A nossa identidade, o que nos distingue como seguidor de Jesus, é a nossa vivencia no amor! É o amor que nos une como irmãos, que  nos possibilita a viver a nossa humanidade de forma Divina! 
Não pode haver sintonia entre o homem e Deus sem a vivência do amor, pois Deus é só amor.
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus nos alerta sobre o perigo de nos deixar contaminar pela mentalidade farisaica,  uma mentalidade, ainda presente nos dias de hoje, até mesmo dentro de instituições religiosas.
 O legalismo, ou seja, colocar as leis acima da vida, era  uma forma que os fariseus usavam para  alienar e oprimir o povo, esses,  colocavam pesados fardos nos ombros das pessoas e eles mesmos nada...
 Para Jesus, as leis de organização social e religiosa, só tem sentido, se elas forem elaboradas em favor da vida, Ele veio implantar a justiça, libertar e fazer desabrochar a vida!
Em todos os seus ensinamentos, Jesus sempre deixou claro, que a vida deve estar acima de toda e qualquer lei. A interpretação que Ele dá aos  mandamentos, mostra-nos claramente, que o propósito de Deus, aos nos  deixar os mandamentos, foi nos oferecer  diretrizes precisas,  importantes para a nossa caminhada de fé.
Ao contrário do que muitos pensavam,  Jesus não tinha pretensão de abolir as leis, afinal  Ele não mudaria o plano de Deus, o que Ele fez, foi aprimorar a lei de Deus sintetizando todos os mandamentos num único mandamento: o mandamento do amor. Colocando  o amor acima de tudo, todos os mandamentos serão cumpridos!
 No antigo Testamento diz: “Não matarás”, Jesus diz a mesma coisa com uma só palavra: Amem-se!
“Amem-se uns aos outros.” Com essas palavras, Jesus deixa claro, que a lei que deve nos reger,  é a lei do amor! 
 O amor é a arma que bloqueia toda ocasião de pecado, pois quem ama não mata, não escandaliza o outro, preserva a família, quem ama perdoa,  enfim, quem ama cumpre todos os  mandamentos.
O mandamento do amor é um mandamento sempre novo, pois o amor é atual, nunca entra em decadência.
Jesus enfatiza este mandamento, no sentido de destacar a importância do amor na vida da gente, o que não se trata de uma recomendação e muito menos de uma lei imposta por Ele, mas sim, de uma condição para que Ele possa estar em nós e nós Nele! 
O reino de Deus não se espalha através do cumprimento de leis, de normas,  o Reino de Deus, se espalha pelo o contagio do amor, o amor é “contagioso”, pega de um para o outro!
É sendo  amado  que se aprende a amar!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir