.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 29 de março de 2019

“...PORQUE ESTE TEU IRMÃO ESTAVA MORTO E TORNOU A VIVER...”-Olivia Coutinho


4º DOMINGO DA QUARESMA

Dia 31 de Março de 2019

Evangelho de Lc15,1-3.11-32
Neste quarto domingo da quaresma, já podemos dar passos mais largos,  pois nossos olhos já conseguem alcançar novos horizontes!
A liturgia deste tempo, nos possibilitou  uma aproximação maior de Deus, de um Deus misericordioso que não levou em conta as nossas ingratidões.
Aprendemos muito nesta nossa caminhada de preparação para a Páscoa, mas ainda há muito que aprender, afinal, não estamos prontos, estamos  sempre em construção...
Aproveitemos bem os dias que nos separa da grande Festa da vida, para revisar o quanto há de luz e o quanto há de trevas  em nossa vida, pois ainda há tempo de eliminar as trevas que nos impede de enxergar a face humana de Jesus, estampada no rosto desfigurado de tantos irmãos perdidos pelas periferias da vida. Não somente enxergar, como também reerguê-los!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, fariseus e mestres da lei, criticam Jesus, por Ele acolher os pecadores.  Em resposta a estas criticas, Jesus conta-lhes uma parábola muito conhecida, que é a  parábola do filho pródigo.
A história nos mostra com detalhes, a conduta de dois filhos e a atitude misericordiosa de um pai, diante à ingratidão do filho mais novo e a dureza de coração do filho mais velho.
Na parábola, é evidenciada, a paciência de um pai que ama, que não desiste do filho que espera dia pós dia pelo o seu retorno à  vida.
O personagem principal desta história, é o pai, o pai não interfere na escolha do filho mais novo, não impede que ele tome um rumo diferente ao do irmão mais velho, saindo de casa para levar a vida à seu modo.
Deus também é assim conosco, Ele nos deixa livres para fazermos as nossas escolhas, não interfere nas nossas decisões. 
A repreensão, do pai, ao filho mais velho, que sentiu enciumado em relação ao caloroso acolhimento oferecido  ao irmão mais novo, quando ele volta para casa depois de ter consumido sua herança com uma vida devassa, fala-nos da misericórdia de Deus, da importância do perdão.
Ao contar esta parábola, Jesus mostra-nos,  como é a  atitude de Deus, diante as nossas imperfeiçoes, o seu olhar de Pai, é um olhar de misericórdia, um olhar que vê a pessoa e não o seu pecado.
São muitos os que estão sobre a terra, mas que se sentem soterrados, pessoas que pagam um alto preço pelos os erros cometidos, assim como pagou o filho mais novo da parábola. E quantos de nós, que dizemos seguidores de Jesus, temos a mesma atitude do filho mais velho; ao invés de acolhermos estes irmãos que se enveredaram por caminhos contrários, mas que querem voltar contribuímos para que eles se percam ainda mais, com a nossa indiferença, com o nosso preconceito, não lhe dando sequer uma chance para que ele possa  refazer a  sua vida.
Enganamos, quando pensamos que somente aqueles  que se dispersaram e que aos nossos olhos se afastaram  de Deus, são os necessitados de conversão, todos nós, necessitamos de conversão, até mesmo os que se consideram bons, como o filho mais velho da parábola!
Precisamos ter um coração misericordioso, semelhante ao coração do Pai, um coração aberto para acolher aqueles que erraram, mas que querem redimir-se.
Acolher aqueles que dispersaram, não significa concordar com os seus erros e sim, acreditar que uma pessoa criada a imagem e semelhança de Deus, é merecedora de uma  chance para refazer a sua vida.
Para Deus, não existe caminho sem volta e  nem ponto final para uma história de amor iniciada na criação.
O amor é caminho que traz de volta àquele que dispersou, sejamos, pois, a força deste amor na vida do nosso irmão, a ponte que o leva a Deus.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo no Facebook:

3 comentários:

  1. Assim seja! Louvo e agradeço sempre ao Deus, por poder ter a Graça de ler e me preencher com suas sábias reflexões, querida Olivia. Obrigada de coração!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde querida catequista, mais uma sabia orientação espiritual.Deus te ilumine sempre.Paz e bem.

    ResponderExcluir
  3. Bom domingo a todos , fico muito feliz ao ver e sentir que Deus suscita pessoas que nos ajudam a entender mais suas palavras a cada dia . Que Ele ilumine e nos proteja a cada dia no anúncio de tuas palavras. Agradeço e fiquem em paz.

    ResponderExcluir