.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 24 de março de 2019

-Obedecer aos mandamentos e ensiná-los-Mt 5,17-19-José Salviano


27 de março   de 2019

Evangelho Mt 5,17-19



A nossa salvação estará por um fio se não obedecermos os mandamentos, e ainda por cima, se estimularmos os outros a fazer o mesmo.  Porém, se ao contrário, nós obedecermos os mandamentos e ao mesmo tempo ensinarmos aos nossos irmãos a fazer o mesmo que nós, estaremos dignos de sermos chamados grandes no Reino dos Céus. Foi mais  ou menos isso o que disse Jesus Cristo, o filho de Deus.
Infelizmente encontramos muita gente neste mundo que, além de viver errado, além de não seguir os ensinamentos de Cristo, arrasta a muitos a fazer o mesmo. É por isso que este mundo está do jeito que está!
Tem muita gente má, propagando o mal! E, o pior, eles fazem pouco caso de quem vive a graça santificante.
Nós que somos Igreja viva, presença de Deus no mundo, temos uma grande missão. Temos o dever de viver a palavra e também de ensiná-la aos nossos irmãos.
Nos tempos de Jesus, os judeus da elite, viviam muito preocupados com a Lei, e pouco empenhados em fazer caridade.
Jesus tem uma posição muito bem clara diante da Lei. Ela faz sentido, orienta a caminhada, porém, ela pode se tornar vazia, como aconteceu com os judeus. Pois a Lei tem como objetivo, indicar e proteger um valor, e, nesse sentido, não devemos considerar a Lei, uma coisa absoluta.
Foi por isso que Jesus questionou a lei do sábado, que era uma coisa sagrada para os judeus. Para Jesus, A VIDA ESTÁ ACIMA DA LEI. Jesus não desprezou e nem despreza a herança do passado. A herança do Primeiro Testamento, mas insiste na necessidade de suplantá-la. Disse Ele: “Ouvistes o que foi dito aos antigos, eu porém vos digo”.
Meus irmãos, e irmãs. Muitas vezes nós os mortais, colocamos a nossa justiça em confronto com o verdadeiro amor. Isso é uma coisa muito errada. Pois para Deus a justiça, (não aquela dos poderosos, mais sim, a verdadeira justiça), e o amor, formam uma só coisa. O que Jesus nos ensinou é que a justiça deve ser praticada em nome do amor fraterno.
O pai deve punir, corrigir o filho que saiu fora dos trilhos? Sim.  Mas essa correção tem de ser feita aos olhos de Deus, portando tem de ser feita com o devido amor. Nunca um pai deve descarregar o seu ódio,  toda a sua ira em cima do seu filho na hora da correção do seu erro. Deixe primeiro as coisas se esfriarem, espere para o outro dia, então aí, cuida de fazer a justiça com o seu filho errante e rebelde.
Segundo Santa Tereza, o amor não tem medida. Ela entendia que devemos ter medida em tudo, menos no amor.
Sabemos que a dosagem é uma medida que devemos respeitar, caso contrário, até um remédio pode se transformar em veneno. Portanto, devemos dosar a correção, devemos dosar a quantidade de alimentos, de medicamentos, até da água que bebemos. Porém, a dose do amor não tem limite. Um exemplo disso foi o que Jesus disse a respeito do perdão, quando Ele foi interrogado em quantas vezes se deve perdoar.
Jesus deixou bem claro que para o perdão assim como para o amor, não existe dose, não tem limite. devemos perdoar quantas vezes forem necessárias.
Portanto, o perdão e o amor não tem limites.
OBSERVAÇÃO: Aqui cabe uma ressalva muito importante. Sabemos que existem por aí muitas crianças mimadas, principalmente os filhos únicos. A essas crianças foi dado muito afeto e o resultado, ou efeito colateral disso, é indesejável. Pois uma criança mimada, está fadada a sofrer muito na vida. Pois os pais confundiram o amor com afeto, com carinho em dose exagerada. E aquela criança, vai exigir de todos que lhe tratem do mesmo jeito, e a realidade da vida  é outra completamente diferente da visão daqueles pais desinformados.
Amar, sim. Mimar, não. Deixe seus filhos caminharem com suas pernas, mas antes, os ensine, estimule, oriente, dê o exemplo, etc.
José Salviano      



Nenhum comentário:

Postar um comentário