.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 6 de março de 2019

“O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO...”- Olivia Coutinho


Dia 07 de Março de 2019

Evangelho de Lc9,22-25

Estamos no início da Quaresma,  um tempo forte na vida da Igreja, de todos  aqueles que desejam  percorrer o caminho que Jesus percorreu, atualizando esta caminhando  no contexto de hoje.
A Quaresma é um  período de quarenta dias, durante os quais, nos preparamos  para a grande festa: a Páscoa do SENHOR JESUS!
Embora a liturgia deste tempo, nos faça recordar o sofrimento de Jesus, este tempo não deve ser vivido com tristeza, pois Jesus vive, Ele não está mais na cruz... 
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus  revela  aos discípulos, o desfecho de sua trajetória terrena: “O Filho do homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciões, pelos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia. ” Os discípulos, tiveram muita dificuldade em entender o que Jesus lhes revelara, até então,  eles  não haviam entendido o seu  messianismo, permaneciam presos  a mentalidade do mundo, sonhando com o poder, com a fama. Pelo o entender deles,  Jesus  não poderia aceitar um desfecho tão trágico para a sua vida, tudo que fora dito por Jesus, soou para eles, como um fracasso... 
“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.” Essas palavras de Jesus, deixaram os discípulos inseguros e porque não dizer: decepcionados, afinal, eles haviam apostado o futuro deles numa vida segura com Jesus!
Para os discípulos, tudo o que Jesus lhes dissera, fora de difícil compreensão, mas para nós, que vivemos os frutos da sua ressurreição, não deve ser difícil de compreender, afinal, nós já sabemos que a partir da ressurreição de Jesus, a cruz deixou de ser um sinal de morte, para ser um sinal de vida!
Seguir Jesus é opção, renunciar a si mesmo, é condição para segui-lo!
Renunciar a nós mesmos é o mesmo que anular nossas vontades para viver a vontade de Deus.
A cruz é certeira na vida de quem faz opção por Jesus, já que serão muitos, os inimigos, tentando tirá-lo do caminho de Deus, o que não conseguirão, pois quem está enraizado no Filho, não será tirado do Pai.
Os discípulos demoraram  aceitar o desafio da cruz, só  o aceitaram de fato, depois da ressurreição de Jesus, quando eles tiveram a certeza, de que a cruz, não era algo definitivo...
Foi a partir da ressurreição de Jesus, que estes primeiros seguidores de Jesus,  abraçaram  a cruz, fazendo o mesmo caminho que Jesus fez, dando a vida pela causa do Reino.
O conceito de ganhar e perder, para Jesus, é o oposto do conceito de ganhar e perder para o mundo, o que o mundo entende como ganhar a vida, para Jesus, é perder a vida.
Não hesitemos em seguir Jesus, afinal, Ele nunca nos pediu algo que Ele mesmo não tivesse feito primeiro, tudo o que Jesus nos pede para fazer, Ele já o fez antes.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite grande catequista. Como sempre linda reflexão. Paz e bem.

    ResponderExcluir