.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 27 de março de 2019

à beira da piscina-Helena Serpa


2 DE ABRIL DE 2019

TERÇA-FEIRA DA QUARTA SEMANA

DA QUARESMA

Cor: Roxo

1ª Leitura - Ez 47,1-9.12

Leitura da Profecia de Ezequiel 47,1-9.12
Naqueles dias: 1O anjo fez-me voltar até a entrada do Templo
e eis que saia água da sua parte subterrânea na direção leste,
porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, a sul do altar. 2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até à porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito.
3Quando o homem saiu na direção leste, tendo uma corda de medir na mão, mediu quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos tornozelos. 4Mediu outros quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos joelhos.
5Mediu mais quinhentos metros e me fez atravessar a água:
ela chegava-me à cintura. Mediu mais quinhentos metros,
e era um rio que eu não podia atravessar. Porque as águas haviam crescido tanto, que se tornaram um rio impossível de atravessar,
a não ser a nado. 6Ele me disse: 'Viste, filho do homem?'
Depois fez-me caminhar de volta pela margem do rio. 7Voltando, eu vi junto à margem muitas árvores, de um e de outro lado do rio. 8Então ele me disse: 'Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis. 9Onde o rio chegar,
todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde;
e haverá vida onde chegar o rio. 12Nas margens junto ao rio,
de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas;
suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão:
cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio'. Palavra do Senhor.

Reflexão – “as águas que trazem saúde”
Diante da visão de Ezequiel, hoje podemos refletir que as águas correntes do rio que traziam saúde e vida, são as bênçãos que emanam do rio do Espírito Santo nos trazendo vida nova e santidade. Aonde este rio chegar, vida e saúde em abundância nos serão concedidos e, na medida em que mergulharmos nele grandes coisas poderão acontecer na nossa vida. Quando aceitamos viver a vida nova no Espírito Santo e nos aprofundamos no conhecimento de Deus não podemos ficar apenas submergindo, há um momento em que teremos de nadar, isto é, sair de nós mesmos e nos abandonarmos literalmente às Suas sugestões. Quando estamos repletos do Espírito Santo somos como uma árvore plantada à margem das águas e, por isso, sempre dá bons frutos. Os frutos que produzimos são as nossas ações, reações e sentimentos que nos levam a agir em conformidade com a vontade de Deus numa vida de conversão levando saúde e paz por onde passamos.  As nossas atitudes concretas de amor são frutos que jamais se acabarão e sempre servirão de alimento e as nossas folhas serão remédio para todos os que necessitarem. Do lado direito do peito de Jesus Crucificado brotaram sangue e água!  Assim, pois, podemos também refletir que as águas jorradas do lado direito do templo, se referem à água e ao sangue que emanaram do lado direito de Jesus na Cruz, na hora da Sua Morte, quando Ele entregou ao Pai o Seu Espírito, para que fosse derramado sobre a humanidade. São as águas do nosso Batismo e o Sangue de Jesus que nos redimiu dos pecados e que, hoje, recebemos na Eucaristia. – Você já se deixou lavar pelas águas do Espírito Santo? – O que mudou na sua vida? – Você tem procurado se aprofundar no conhecimento de Deus? – Você já consegue distinguir o que é de Deus e o que pertence ao mundo? – Você tem dados bons frutos? – Quais?

Salmo - Sl 45, 2-3. 5-6. 8-9 (R. 8)
R. Conosco está o Senhor do Universo!
O nosso refúgio é o Deus de Jacó.

2O Senhor para nós é refúgio e vigor, *
sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia;
3assim não tememos, se a terra estremece, *
se os montes desabam, caindo nos mares.R.

5Os braços de um rio vêm trazer alegria *
à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.
6Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! *
Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.R.

8Conosco está o Senhor do universo! *
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!
9Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus *
e a obra estupenda que fez no universo.R.

Reflexão - Quem poderá nos abalar? O Senhor está no meio de nós, por isso pode a terra estremecer e os montes desabarem nos mares, conosco está o Senhor do universo. Nós somos a morada do Deus Altíssimo e Ele é o nosso refúgio e vigor! Portanto, contemplemos os Seus prodígios e a obra que Ele faz em cada um de nós.

Evangelho - Jo 5,1-16

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 5,1-16
1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma pscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados -cegos, coxos e paralíticos -, esperando que a água se movesse. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. 6Jesus viu o homem deitado
e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: 'Queres ficar curado?' 7O doente respondeu: 'Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente'. 8Jesus disse: 'Levanta-te,
pega na tua cama e anda.' 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: 'É sábado! Não te é permitido carregar tua cama.'
11Ele respondeu-lhes: 'Aquele que me curou disse: 'Pega tua cama e anda'.' 12Então lhe perguntaram: 'Quem é que te disse:
'Pega tua cama e anda?' 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão
que se encontrava naquele lugar. 14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: 'Eis que estás curado.
Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior'.
15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “à beira da piscina”
Neste Evangelho, Jesus nos motiva a dar passos concretos de fé quando estivermos necessitados de cura e libertação. No contexto, nós encontramos um homem que há trinta e oito anos esperava por ajuda, e continuava inerte, sem perspectivas. Jesus veio sacudi-lo e questionar a sua inoperância, motivando-o a sair da sua inércia e frustração para assumir a cura da sua enfermidade. Muitos de nós, também, na maior parte do tempo vivemos “deitados (as)” nos nossos problemas e dificuldades, acomodados (as) e imóveis, somente contemplando os benefícios que outras pessoas recebem e apontando culpados para os nossos males. Não percebemos os sinais de Deus, não notamos a hora da graça e perdemos muitas oportunidades, pois, desejamos que as coisas aconteçam do jeito que esperamos. Vivemos na “cama existencial”, algo que nos prende, paralisa, acomoda e nos impede de sair em busca de tudo quanto Deus já preparou para o nosso bem. A “cama” aqui, tem um sentido de apatia e inércia, atitudes que nos levam a esperar pelos outros, mesmo que o imprescindível para nós esteja bem perto de nós, ao nosso alcance. Precisamos ter consciência de que Jesus está sempre se aproximando de nós e, como fez com o paralítico, Ele ordena: “Levanta-te, pega na tua cama e anda!”  Esta exortação é para cada um de nós, que hoje toma a Palavra de Deus e a medita com Fé! Esta Palavra tem poder e acontece, agora! Esta é a hora da graça, não podemos desperdiça-la! Quando paramos para orar e meditamos com a Sua Palavra, devemos ter consciência de que é o próprio Jesus quem se aproxima de nós. É nestes momentos que Ele nos aponta a direção da piscina do Espírito Santo e nos impulsiona a dar o passo decisivo para que possamos mergulhar nas suas águas. A piscina do Espírito Santo, sempre está bem pertinho de nós, no entanto, o nosso orgulho nos impede de sair de nós mesmos (as) para pedir a ajuda de alguém que nos possa levar até lá e ficamos esperando que venham ao nosso encontro. – Você tem algum problema crônico que o (a) deixa inerte e sem iniciativa? -   Por quem você está esperando para sair de situações de sofrimento na sua vida? – A Palavra que você medita tem lhe dado forças para vencer os desafios?  - Você tem conseguido mergulhar na piscina do Espírito Santo?

4 comentários:

  1. José Maria Nascimento2 de abril de 2019 às 05:40

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir