.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 22 de março de 2019

A CONVERSÃO NOS RECOLOCA NO CORAÇÃO DO PAI! – Olivia Coutinho


3ª DOMINGO DA QUARESMA

Dia 24 de Março de 2019

Evangelho de Lc13,1-9

Estamos no terceiro domingo da Quaresma! Neste tempo litúrgico, somos convidados a olhar para Jesus e a permanecer a seus pés, na escuta atenta de suas palavras, como fez Maria de Betânia, a irmã de Lázaro!
Em todos os ensinamentos de Jesus, há sempre um apelo à conversão, e no tempo da Quaresma, estes apelos se intensificam ainda mais, é o amor de Jesus, querendo falar mais forte ao nosso coração, assegurando-nos de que o Pai não desiste de nós!
Jesus não quer que nenhum de nós, desvie do caminho indicado por Ele, por isto, a todo instante, Jesus nos chama à conversão, trata-se de uma conversão diária, afinal, são muitos inimigos do projeto de Deus, tentando nos tirar do caminho que nos leva ao Pai.
A conversão, ou seja, uma mudança de vida exige de nós, um exercício constante, pois recomeçar é  muito difícil, requer determinação, renuncia, um reencontro com os valores que desprezamos, uma reparação do mal que causamos a tantas pessoas que ficaram machucadas, feridas pelas nossas atitudes não cristãs.
Estamos nos preparando para vivermos de maneira intensa,  o momento mais importante do ano litúrgico: A PÁSCOA DO SENHOR JESUS! Para chegarmos a este grande momento, com o Espírito renovado, precisamos ter uma boa preparação. Portanto, não percamos tempo, o momento é agora, Jesus nos convida a viver melhor, a sermos mais santos, mais atentos as clamores dos irmãos que sofrem, mais abertos à graça de Deus. 
O Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, chega até a nós, como um convite a uma transformação de vida, a uma mudança de mentalidade. 
O texto que nos é apresentado é composto de duas partes.  Na primeira parte, Jesus recebe a notícia da morte trágica de alguns galileus, mortos a mando de Pilatos. As pessoas, que deram a Ele esta notícia, atribuíam estas mortes, como sendo  castigo de Deus.  Elas esperavam que Jesus tivesse algo a dizer sobre tal atrocidade, mas Jesus não se preocupa com aquilo que já havia acontecido, e sim, com o que poderia acontecer com aqueles que estavam ali, diante Dele dando-lhe aquela notícia.  Estes, poderiam  ter um destino melhor do que os galileus mortos, pois teriam tempo de se  converterem, o que os galileus, provavelmente não tiveram.
Para facilitar ainda mais a compreensão do que Ele queria transmitir, Jesus acrescenta outro fato, que acontecera com dezoito homens, que foram mortos em Jerusalém na queda da torre de Siloé. Tanto com o  primeiro fato, como  o segundo, Jesus adverte a todos, sobre a necessidade de uma  conversão diária, já que  fatalidades,  podem nos acontecer a qualquer momento .
 Jesus insiste em tirar daquelas pessoas que dialogava com Ele, e hoje, de nós, a ideia de que as tragédias sejam castigo de Deus, Ele quer abolir esta ideia erronia que fora  herdada do antigo testamento, mostrando-nos através Dele mesmo, que Deus só sabe amar, que Ele ama bons e maus na mesma intensidade.
 É importante, conscientizarmos, de que Deus não castiga ninguém, que Ele não escolhe quem deve sofrer.  As tragédias são de responsabilidades humana e não castigo de Deus!
Na segunda parte do texto, Jesus conta a parábola da figueira, uma parábola, que vem nos falar da paciência de Deus para com cada um de nós! Como podemos perceber, é mais um apelo à conversão! Todos nós necessitamos de conversão, para a figueira, foi dada uma única chance, mas para nós, são dadas  inúmeras chances.
Deixemo-nos ser cuidado pelo o  agricultor maior,  que é Jesus, não tenhamos medo de passar pelas as podas, podas, ás vezes são doídas, mas  necessárias para que possamos produzir frutos em abundancia e de boa qualidade.
O caminho que Jesus nos indica, é o caminho do amor, para Ele, não há justificativa para que nenhum de nós se perca, afinal, temos um Pai misericordioso que está sempre nos dando uma nova chance, para retomarmos o caminho da vida.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo no Facebook:

Um comentário:

  1. Obrigada querida Olivia! Você é Luz!!! Sinto muita falta quando não encontro suas reflexões dominical, também. Grata a Deus por sua vida e dom! Grande abraço, anjo nosso.

    ResponderExcluir