.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERMANECE...-Adélio Francisco


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 05/08/2018
-João 6,24-35
DÉCIMO OITAVO DOMINGO DO TEMPO COMUM 
  "TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERMANECE ...".

Entre o Evangelho do domingo passado (multiplicação dos pães) e o de hoje, o Evangelista Conta o episódio de Jesus andando sobre as águas. A Liturgia lê esse trecho em outra ocasião. Hoje e nos próximos três domingos, nós lemos o chamado "Discurso Messiânico", também chamado "Discurso Eucarístico" ou "Discurso do Pão". Chama-se "messiânico", porque nele Jesus se revelou como enviado do Pai , para salvar a humanidade   e introduzi-la na comunhão com Deus  . Chama-se "eucarístico", porque Jesus se apresenta como bebida e comida de salvação. O evangelista  não conta a instituição da Eucaristia na Última Ceia.  Mas escreve um dos mais longos capítulos sobre o "Pão que desce do céu para dar vida ao mundo", identificando-o claramente com o corpo e o sangue de Jesus; dando-lhe ainda o sentido de "palavra divina", capaz de "dar vida", e fazendo da figura do pão a imagem da pessoa de Jesus.
     O capítulo 6 de João é de leitura bastante difícil. Sempre que faltam palavras, a linguagem teológica recorre a símbolos. Esse capítulo está cheio de símbolos. O símbolo vai além do que podemos perceber pelos sentidos. Se eu vejo desenhada uma pomba, meus olhos vão dizer que é uma pomba. Se eu vou além do que meus olhos vêem, posso "ver" nessa pomba a manifestação do Espírito Santo, ou a expressão da paz.
   Quando Jesus multiplicou o pão, o povo viu pão, cheirou pão, comeu pão. Mas Jesus queria que eles fossem além do olfato e do gosto  e vissem naquele pão multiplicado e comido um sinal  "do alimento que permanece até à vida eterna".
      O Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, mostra-nos a multidão que vai a procura de Jesus. 
  É a mesma multidão  que antes participaram da multiplicação dos  pães.
  Esta multidão vai  a procura de Jesus não porque viram os milagres, mas porque comestes dos pães e ficaram fartos.
   A fome voltou, e por esse motivo foi em busca de pão. 
   Jesus questiona  os motivos pelos quais o povo o seguia. Esse questionamento desafia as motivações da fé em todas as pessoas; o que procuro em Deus: solução para os problemas humanos, ou o simples seguimento de sua vontade? 
       Ele convida o povo a procurar a vida eterna e os valores da vida, mas não os perecíveis. Esses valores da vida, eternos e estáveis, vêm da fé. A fé, então, é a única base para o homem responder a esse questionamento e alcançar a sua realização.
     O pão "material" não é suficiente para a plenitude humana. Há um outro pão que vem de Deus, capaz de dar a vida a realização a todos as nossas necessidades. E a fé compele-nos a procurar esse pão celeste, que é o próprio Jesus. 
     Meus irmãos e irmãs:  além disso, procurar a Cristo, acreditar nele, ir a ele é o começo do caminho para a vida eterna. 
     A libertação cristã é muito mais do que uma libertação temporal.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS 
-Adélio Francisco. 


Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do facebook:


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir