.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

-ASSUNÇÃO DE MARIA- José Salviano


DOMINGO DA
ASSUNÇÃO DE MARIA
19 de Agosto – Ano B

Evangelho – Lc 1,39-56

 

 

-ASSUNÇÃO DE MARIA- José Salviano

 

PRIMEIRA LEITURA

 

VESTIDA DE SOL - Então apareceu no céu um grande sinal:uma mulher vestida de sol...

         Ora, o Sol é a maior prova visível a todos, do PODER DE DEUS. E isso é um fato. Pois se tentarmos explicar o que é o Sol, vamos chegar a uma só conclusão. Ele é uma demonstração da imensa força de Deus aos nossos olhos. Veja. Os cientistas, tentando explicar o Sol, afirmam que se trata de uma imensa bola de fogo, contendo materiais incandescentes, e cujo gás principal é o gás Hélio. Vem daí a palavra Heliocentrismo, quando descobriram que o Sol é o centro do Universo.

Ora. Se o Sol é uma bola de fogo, tudo que queima um dia se acaba. Os russos certa vez afirmaram que o Sol estava diminuindo de tamanho. Isso já faz um bom tempo, e a Estrela  que nos fornece a vida, com seu calor, ainda está lá, aparecendo todo dia.

         Tal como a sarça ardente cujas folhas queimavam e continuavam lá, sem arder, o Sol, essa imensa bola fogo de materiais incandescentes, queima mas nunca termina de arder.  O que é isso? Isso não é uma prova visível da existência de Deus?

         Então, uma mulher vestida de Sol, é uma mulher vestida do poder de Deus. E o poder de Deus lhe fora emprestado, para ela poder contribuir no Plano de salvação do Filho de Deus.

FOGE  PARA O DESERTO  -  A mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar.

         Maria e José fugiu para o Egito, seguindo a ordem de Deus através do anjo, para proteger o Menino do ódio do Tirano Herodes que se sentia ameaçado pelo Menino Deus. E  o que é o Egito senão um deserto cortado pelo Rio Nilo? O Egito é um prolongamento do maior deserto da Terra, o deserto de Sahara! Confira no mapa-múndi.

 

EVANGELHO
Neste domingo nós celebramos a solenidade da Assunção de Maria. E esta festa remonte ao destino final da humanoidade, ou seja, a eternidade com o Pai.
Jesus foi o primeiro a ressuscitar dos mortos, e sentar no trono de Deus.
Assim, nós cremos que Maria participou do mesmo destino, pelos méritos do seu Filho, uma vez que ela foi concebida sem culpa do pecado original.
E nós, devemos nos alegrar pois o nosso destino final também será o Céu.
Maria nos propõe esta verdade, e nos aponta o caminho: ”Fazer tudo o que Jesus disser”.  Pois quem assim agir, com certeza, se alegrará um dia com o prêmio eterno.
E Maria disse: Minha alma engrandece ao Senhor.  Paulo também disse coisa parecida:  Eu engrandeço a Cristo no meu corpo.  Paulo escreveu estas palavras nos dias em que estava preso. E, portanto, correndo risco de vida. Assim, Paulo pensa em oferecer a sua vida, o seu corpo a Cristo, pela causa do Reino e fazendo isso, ele estaria engrandecendo a Cristo e seu projeto de salvação. Pois segundo Paulo, O viver é Cristo morrer é lucro.   Este era o lema de Paulo. Engrandecer a Cristo doando a sua vida e também a sua morte pela causa do Reino de Deus.
Caríssimos. Nós também podemos e devemos engrandecer a Deus em Cristo com o nosso corpo, nossa vida, nossa alma. E faremos isso pela negação de nós mesmos, pela entrega ao serviço da Igreja, pelo apostolado, testemunho, pela caridade, e principalmente pela catequese: testemunhal, falada e escrita.
Como se deu a assunção de Maria?  Maria teve uma morte suave. Três dias depois, Tomé, o apóstolo, quis ver o túmulo de Maria. Ao chegar lá,  retiraram a tampa de pedra que cobria a campa e sentiram um perfume forte e agradável, e o corpo de Maria já não estava mais lá. Eles concluíram que Deus engrandeceu Maria, levando-a de corpo e alma para a glória eterna.  E esse período em que Maria ficou no túmulo recebeu o nome de DORMIÇÃO.             
Assim, entendemos que Maria, uma vez terminado o curso de sua vida, terminada a sua missão terrestre, foi elevada de corpo e alma a glória celestial.        
A assunção de Maria é um dogma da nossa fé católica, definido pelo Papa Pio XII no dia 01 de novembro de 1950.        
Pela assunção, Maria foi assumida por Deus, foi incorporada a glória eterna, antecipando aquilo que um dia acontecerá a todos nós, os eleitos do Pai. Ou seja, a Assunção de Maria que se baseia na ressurreição de Cristo, é uma antecipação da nossa ressurreição, que pelo poder e graça de Deus, o nosso corpo corruptível será transformado tornando-se semelhante ao seu corpo glorioso.
Façamos por merecer essa grande promessa de Jesus, através da nossa vida terrena. Estamos aqui de passagem, apenas para nos preparar para a eternidade.
Conclusão: Com certeza, a nossa alma em si, não engrandece ao Senhor. E essa palavra certamente foi usada por não se ter encontrado outra mais adequada. Isto porque, Deus já é GRANDE. Deus é onipotente e absoluto.  Deus não precisa do nosso engrandecimento. O que a frase minha alma engrandece ao Senhor  quer na verdade expressar, é o seguinte: A alma pura de Maria, Fez com que ela fosse escolhida para a sublime missão de alojar em seu corpo o projeto do  Pai, receber, incorporar, cuidar do Filho de Deus, que quis habitar em seu corpo. A alma de Maria engrandeceu o Senhor, porque todos viram nela a escolhida, para a grande missão. Maria, assim como deve acontecer conosco, ela engrandeceu o Senhor não o fazendo GRANDE, pois Deus  já é o TODO PODEROSO. Mas sim, tornando-O conhecido, louvado e adorado no mundo inteiro. É o que devemos fazer, meus irmãos: Ter uma alma pura, um comportamento impecável de cristãos autênticos, e assim, todos vão reconhecer na nossa pessoa, a pessoa de Cristo. E melhor ainda, lutando diariamente para nos aproximar da perfeição e anunciando a palavra de Deus, nós estamos contribuindo para que  Deus seja conhecido, respeitado e seguido por todos os homens e todas as mulheres.
Deus não precisa do nosso engrandecimento, porém, Ele, em seu amor infinito pela obra criada por Ele, que somos todos nós, Deus de infinita bondade aceita o nosso carinho direcionado à sua pessoa, quer seja em forma de louvores, de agradecimentos, de reconhecimento, de testemunho, e principalmente através da caridade para com os necessitados.  

Desejamos a todos um bom domingo, José Salviano



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir