.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

-Ai de vós os hipócritas!-José Salviano


27 de Agosto – Ano B


Evangelho – Mt 23,13-22

 

 


Neste Evangelho nós vemos Jesus batendo de frente com os escribas e fariseus hipócritas!

...Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações...

Jesus homem e Deus, sabia de tudo o que todos faziam às escondidas. Por isso Ele desmascarou os hipócritas fingidos de santos.

MÁSCARA – a hipocrisia é uma máscara que colocamos em nosso rosto, semelhante aos teatrólogos dos tempos antigos, para representar um papel diante da sociedade. Hipocrisia é fingir ser o que na realidade não o somos.

Portanto, ser um hipócrita, é ser um teatral, um mentiroso, um falso, um fingido.

Deus não suporta a hipocrisia. Principalmente a hipocrisia daqueles que fingem ser santos, quando na verdade, nas horas vagas, às escondidas como os fariseus, são outras pessoas completamente diferentes.

Isso porque Deus vê tudo, até os nossos pensamentos, sentimentos e emoções, os nossos planos diabólicos, e tudo mais o que acontece no nosso cérebro.

O processo mental negativo denominado de hipocrisia, pode ser hereditário e ou adquirido, copiado no convívio com outras pessoas que sofrem dessa “doença mental e moral”.

Tomemos como exemplo, um sujeito honesto, justo e correto, que passa a conviver com um grupo de hipócritas, que falam muito bem, fazendo discursos impactantes, com palavras bonitas e bem pronunciadas, que impressionam os ingênuos, fingindo estar do lado dos pobres, mas no fundo o que eles realmente querem é sugar o sangue, tirar o dinheiro deles.

Esse tipo de hipocrisia tem cura. E essa cura pode acontecer com a retirada do “doente” daquele meio social podre, seguido de uma verdadeira conversão.

Já a hipocrisia hereditária é uma “doença” sem cura. Ele ou ela herdou do pai, do avô, da mãe, o modo de ser fingido. Isso, infelizmente vai lhe acompanhar até o resto de sua vida.

Isso pode ser amenizado com terapia, orações, e com a graça de Deus.

Ser santo como o Pai é Santo, não é nada fácil, porém, pelo menos não sejamos falsos, fingidos. Pois o hipócrita não é um sujeito CONFIÁVEL.

Freud inventou o processo psicológico denominado de PROJEÇÃO, que resulta no fato de projetarmos nos outros os nossos próprios defeitos.

Na hipocrisia, o indivíduo oculta a sua realidade através de uma máscara, ao mesmo tempo em que mostra, aponta os defeitos dos outros. Ou seja, ele gosta de falar mal dos outros, e faz isso para aparentar ser uma pessoa digna, e justa.

Desse modo, o hipócrita vive fazendo projeção dos seus defeitos nos demais. Ele vive apontando os defeitos dos outros, defeitos esses que também fazem parte da sua personalidade e do seu caráter.

Sejamos verdadeiros, justos e imitadores de Jesus.

 

Tenha um bom dia. José Salviano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário