.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 21 de agosto de 2018

AVE, CHEIA DE GRAÇA-Adélio


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 22/08/2018
-Lucas1,26-38
 FESTA DE NOSSA SENHORA MÃE E RAINHA 
  ..."AVE, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONTIGO ".

A nossa curta inteligência não chega a entender como uma criatura pode ser "Mãe do Criador". Isto faz parte do Mistério da Encarnação. Aceitamos a verdade, embora não entendamos "como" isto aconteceu. E, diante dos mistérios de Deus, o importante não é "entendermos" tudo mais aceitamos. Maria também não entendeu plenamente o que significava aquela mensagem do Anjo, mas, mesmo assim, respondeu prontamente: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38). E graças a esse "sim" de Maria é que se tornou realidade a Encarnação de Jesus e ela se fez Mãe de Deus.
    Trata-se de caso único em toda a história. Não houve nem haverá no mundo outra mulher dotada de privilégios e graças especiais como Maria porque tudo o que lhe foi concedido da parte de Deus, foi em vista de ser ela a Mãe do Salvador. O privilégio de "Imaculada Conceição", o dom da virgindade, de ser mãe espiritual de todos nós, de ser medianeira de todas as graças, etc., tudo isso tem sua raiz e seu fundamento na maternidade divina. Deus a fez assim em vista de vir ser a Mãe de seu Filho.
 Desde toda a eternidade Deus havia escolhido Maria para ser a Mãe do Salvador. Esta predestinação aparece na saudação do Anjo Gabriel que lhe diz: "Ave, cheia de graça, o senhor é contigo". Ela perturbou-se, pois não sabia o que significava aquela saudação. Então o Anjo lhe disse: "Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás a luz um Filho do Altíssimo... e o seu reino não terá fim". Maria perguntou ao Anjo: "Como se fará isso, pois eu não conheço homem"? E o Anjo respondeu-lhe: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o Santo que nascerá de ti será chamado Filho de Deus. Eis que também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice, e já está no sexto mês aquela que é tida como estéril, porque a Deus nada é impossível". Então Maria disse ao Anjo: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em min segundo a tua palavra" 
  O texto do Evangelho, fala claramente que Maria é Mãe de Deus: "Eis que conceberás e darás á luz um Filho e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo... e o seu reino não terá fim". E  ainda :  "O Santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus". Mas aparece aí um outro privilégio de Maria: ela é a única criatura na terra que foi isenta da mancha do pecado. Tanto do pecado original no qual nascemos, como dos pecados pessoais que todos nós fazemos. Esse dogma da imaculada Conceição foi proclamada pelo Papa Pio IX em 1854.
  Tal verdade se fundamenta antes de tudo naquela promessa antiga que Deus fez no Éden, quando amaldiçoou a serpente: "Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Ela te esmagará a cabeça, e tu te investirás contra o seu calcanhar" (Gn 3,15). A Tradição reconheceu sempre nessa "mulher" a pessoa da Virgem Maria. Cristo, o vencedor do demônio, não quis permitir que o diabo tivesse sob seu domínio, nem sequer um instante, a sua Mãe Santíssima. Por isso ela é chamada "Cheia de Graça". Não é uma criatura que apenas "possui" a graça como os demais santos, mas tem a "plenitude" de Deus, razão porque o Anjo lhe disse: "O Senhor está contigo". Quer dizer que, durante toda a sua vida, Maria pertenceu a Deus com exclusividade, sendo "serva" de Deus e não do demônio. 
   Meus irmãos e irmãs: falar de alguém  que a gente gosta é muito bom, parece que o assunto não tem fim; é o  caso   de Nossa Senhora, nós sabemos que a Bíblia fala pouco de Nossa Senhora, mais o pouco que fala é o bastante é o suficiente para a nossa vida.
Hoje somos convidados a rezar o terço pela conversão de todos nós pecadores. 

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS
 - Adélio Francisco 

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do facebook:


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir