.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

AI DE VÓS, GUIAS CEGOS!-Adélio

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 27/08/2018
-Mateus 23,13-22
"AI DE VÓS, GUIAS CEGOS! "
Hoje Jesus continua a externar a sua opinião sobre o formalismo e a hipocrisia na região. A critica ao formalismo era uma das principais  preocupações do Senhor.
    Atualmente, esse assunto se torna muito sério quando envolve líderes e pregadores da comunidade cristã.
Podemos dizer que como um líder procede, assim também procederá a comunidade. Se o líder em questão for um cego, um legalista, como os denunciados por Jesus, a comunidade provavelmente terá as mesmas características.
   O Evangelho da liturgia de hoje convida todos aqueles que são investidos de alguma responsabilidade na Igreja a meditar sobre isso.
   O texto apresenta uma série de críticas de Jesus dirigidas aos escribas e fariseus  (hoje é amanhã ). Há uma série de seis acusações que começam com a mesma fórmula : "Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! "
   Os fariseus da época de Jesus tinham desenvolvido uma série de medidas contra aqueles que se tornavam cristãos : não só eles se negavam a fazer parte do Reino, mas impediam a entrada de outros.
   Nessas acusações, existe uma comparação implícita entre o discipulado farisaico e o cristão : os fariseus fazem prosélitos para convertê-los em filhos do abismo, os cristãos para fazê-los em filhos de Deus.
   A cegueira dos fariseus consiste em não saber distinguir o importado do secundário, algo muito grave porque eles são os guias do povo.
   Meus irmãos e irmãs: se há uma coisa que Deus detesta é a máscara da faculdade ideológica e da hipocrisia. Vimos que Jesus acusa, no Evangelho de hoje, os escribas e fariseus, por meio da expressão "ai de vós ", deixando bem claro que não suporta a corrupção, a desordem moral, as formas sutis de enganar o próximo e os desmandos dos poderosos, que escravizam o povo. Infelizmente o mundo vive infestado por esta sequência de ação demoníaca, que perturba a serenidade e a paz. Mas não serão nunca os ventos contrários a derrubar a esperança em Deus.
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS
- Adélio Francisco.
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do facebook:
https://m.facebook.com/Comentando-E-Refletindo-O-Evangelho-364442764036099/?ref=bookmarks

Nenhum comentário:

Postar um comentário