.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Os mandamentos são o caminho que nos levam a possuir a eternidade-Helena Serpa


20 DE AGOSTO DE 2018

SEGUNDA-FEIRA DA VIGÉSIMA SEMANA

DO TEMPO COMUM 
Cor Verde
1ª. Leitura – Ez 24, 15-24
 
Leitura da Profecia de Ezequiel 24,15-24
15A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 16'Filho do homem, vou tirar de ti, por um mal súbito, o encanto de teus olhos. Mas não deverás lamentar-te nem chorar ou derramar lágrimas. 17Geme em silêncio, sem fazer o luto dos mortos. Põe o turbante na cabeça, calça as sandálias nos pés, sem encobrir a barba, nem comer o pão dos enlutados.' 18Eu tinha falado ao povo pela manhã, e à tarde minha esposa morreu. Na manhã seguinte, fiz como me foi ordenado. 19Então o povo perguntou-me: 'Não nos vais explicar o que têm a ver conosco as coisas que tu fazes?' 20Eu respondi-lhes: 'A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:
21Fala à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Vou profanar o meu santuário, o objeto do vosso orgulho, o encanto de vossos olhos, o alento de vossas vidas. Os filhos e as filhas que lá deixastes, tombarão pela espada. 22E fareis assim como eu fiz:
Não cobrireis a barba, nem comereis o pão dos enlutados,
23levareis o turbante na cabeça, as sandálias nos pés, sem vos lamentar nem chorar. Definhareis por causa de vossas próprias culpas, gemendo uns para os outros. 24Ezequiel servirá para vós como sinal: Fareis exatamente o que ele fez; quando isso acontecer, sabereis que eu sou o Senhor Deus. Palavra do Senhor.

Reflexão – “sinal de firmeza, de fé, de fortaleza”
Das nossas ações surgirão consequências que são permitidas pelo Senhor, visando o nosso arrependimento e conversão. Deus usa os acontecimentos da nossa vida para nos abrir os olhos e nos fazer reconhecer a Sua ação salvadora, apesar de que eles, muitas vezes, sejam uma consequência dos nossos atos. Assim, o Senhor tomou o profeta Ezequiel como exemplo quando retirou sua mulher e recomendou-lhe um comportamento especial como testemunho para o povo de Israel. Não se lamentar, não chorar, gemer em silêncio, não fazer luto, cobrir a cabeça e pôr sandália aos pés.  Assim, também, Ele prevenia à casa de Israel a destruição do templo que era objeto de seu orgulho, o alento das suas vidas e exortava a que tivesse o mesmo comportamento do profeta Ezequiel. Deus sabia o que iria acontecer com aquele povo e o motivo pelo qual teria que passar pela destruição. E abria-lhes os olhos para que enxergassem as suas más ações.  Também, muitas vezes, Ele nos escolhe para dar testemunho de firmeza, de fé, de fortaleza, de acolhida à sua vontade, quando permite que também passemos pelos sofrimentos: “geme em silêncio, sem fazer o luto dos mortos”.  Nestes momentos podemos sofrer e entristecer-nos, porém, confiando Nele, teremos o coração apascentado e serviremos de sinal para a edificação dos nossos irmãos. – Como você se comporta nas horas de sofrimento, de perda, de tribulação? – Você fica com o coração em paz? – Você consegue sentir o amor de Deus na hora da dor? – Qual o testemunho que você deixará para seus descendentes? 

Salmo Dt 32,18-19. 20. 21 (R. Cf. 18a)

R. Esqueceram o Deus que os gerou.

18Da Rocha que tedeu à luz, te esqueceste,
do Deus que te gerou, não te lembraste.
19Vendo isto, o Senhor os desprezou,
aborrecido com seus filhos e suas filhas.R.

20E disse: Esconderei deles meu rosto
e verei, então, o fim que eles terão,
pois, tornaram-se um povo pervertido,
são filhos que não têm fidelidade.R.

21Com deuses falsos provocaram minha ira,
com ídolos vazios me irritaram;
vou provocá-los por aqueles que nem povo são,
através de gente louca hei de irritá-los.R.

Reflexão - Esta oração nos lembra o quanto somos infiéis com Deus e nos esquecemos Dele e de Suas obras na nossa vida. Precisamos estar sempre conscientes desse nosso estado vulnerável de homem pecador e ficarmos alertas, invocando sempre o auxílio do Senhor para que a nossa iniquidade não recaia sobre nós.

Evangelho – Mt 19, 16-22

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 19,16-22
16Alguém aproximou-se de Jesus e disse: 'Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?' 17Jesus respondeu:
'Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom.
Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos.' 18O homem perguntou: 'Quais mandamentos?' Jesus respondeu: 'Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo.' 20O jovem disse a Jesus: 'Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?' 21Jesus respondeu:
'Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.' 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. Palavra da Salvação.

Reflexão - “os mandamentos são o caminho que nos levam a possuir a eternidade.”
O Senhor nos deixou a Sua Lei para que, cumprindo-a, possamos viver, desde já, o reino dos céus, a vida eterna. Os mandamentos de Deus, portanto, nos são dados para que tenhamos aqui uma vida feliz, entregues à providência divina.  Por isso, Jesus é afirmativo quando nos avisa que não chegaremos ao céu pelo que fizermos de bom, porque só Deus é Bom. Mas nos orienta: “Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos”.  Portanto, os mandamentos são o caminho que nos levam a possuir a eternidade.  A vida eterna começa aqui, por isso, atingir a perfeição do céu implica em desapegarmo-nos de tudo o quanto nos prende aqui na terra, projetos pessoais, vontade própria, ideias humanas, bens materiais e colocá-los à disposição de Deus em favor de alguém. Todas as nossas ações devem ter um motivo, uma razão de ser e um objetivo dentro do que Deus nos propõe.   O jovem da parábola, cheio de tristeza, afastou-se de Jesus, porque era muito rico. Ele não percebeu que o apego à sua riqueza estava tirando dele o direito de perseguir a perfeição seguindo a Jesus. Que Jesus é o único que pode nos salvar, e com Ele, não precisaremos das riquezas aqui da terra, pois o nosso tesouro está guardado no céu, para onde caminhamos.  Com efeito, crer em Jesus e seguir a Sua Lei é o passaporte que nos levará a uma vida plena na casa do Pai. – Você é uma pessoa apegada ao que possui? – Você também fica triste com esta palavra de Jesus? – O que mais prende você aqui na terra? – Para você o que significa a vida eterna?


3 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento20 de agosto de 2018 às 05:12

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir