.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

“EU SOU O PÃO DA VIDA” – Maria de Lourdes Cury Macedo.




        
         Domingo, 5 de agosto de 2018.
         Evangelho de Jo 6, 24-35.

         O povo não entendeu o sinal de Jesus com a multiplicação do pão. Procura Jesus na esperança de conseguir pão com facilidade, sem trabalho, pão para todo dia, espera de Jesus o milagre. Apesar do povo de Deus esperar pelo Messias, não percebeu que Jesus era o Messias enviado por Deus. Ele queria que Jesus fosse como Moisés no deserto que alimentou o povo o tempo todo com o maná.
         As ações de Jesus eram os sinais que Ele dava para o povo reconhecê-Lo como o Filho de Deus. O povo estava preocupado somente com a vida terrena. Estava voltado para sua necessidade, no caso matar a fome biológica e não percebia o que estava sinalizando aquele milagre da multiplicação dos pães. Via em Jesus um homem poderoso como Moisés que poderia tornar-se um Rei, resolvendo seus problemas matérias, sociais, políticos, restabelecendo um Novo Reino de Israel.
         Os judeus estavam pensando só no plano material, ao contrário deles, Jesus estava falando do sobrenatural. Jesus diz-lhes: “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna”. Diante da resposta de Jesus o povo se interessou pela resposta de Jesus e lhe perguntaram: “Que faremos para praticar as obras de Deus?” Com essa pergunta Jesus atinge o que queria. Com isso Jesus vai levando o povo a entender aonde Ele quer chegar. O maná foi enviado por Deus, por intermédio de Moisés, agora é preciso que se creia naquele que Deus Pai enviou, Jesus Cristo, o verdadeiro Pão do Céu. Cristo falava de si mesmo: “... o Pão de Deus é o Pão que desce do Céu e dá vida ao mundo”. Cristo é a Palavra, o Verbo de Deus que se fez homem. Palavra de Deus é Alimento que orienta e dá força para os homens. Cristo é o Alimento que dá vida ao Mundo, pois é o Pão enviado pelo Pai aos homens. Os judeus disseram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão!”
         Nesse trecho do evangelho fica claro que o Pai e Jesus são um só. “Deus já deu o pão, o dom-presente. Deus é pão em Jesus. Não precisa mais pedir. Indo a Jesus e crendo nele as pessoas participam dessa unidade e comunhão, e fazem parte daquele projeto que Deus gostaria de ver realizado na humanidade, sem fome e sem sede. A tarefa é exigente: trata-se de assimilar Jesus e o projeto de Deus da mesma forma como o organismo assimila o pão. Mas assimilar Jesus é não mais sentir necessidade. Por que? Porque ele é “pão para a vida do mundo”. Em outras palavras, ele é amor que se doa. E quem se achega a ele não o faz para preencher a si próprio, mas para aprender a doar-se e a amar. Quando aprendermos isso, não haverá mais carentes, pobres ou marginalizados, pois o projeto de Deus que encarnamos é liberdade e vida para todos.” (Pe. José Bortolini).
         Portanto, aprendemos mais uma vez que é preciso ser solidários e não pensar só em si mesmo, sem se preocupar em partilhar tudo que temos e somos. Por isso é preciso nos alimentarmos do Pão da vida que é Jesus para termos forças de caminharmos sempre para frente e não retroceder ou permanecer na escravidão. Se ainda existe tanta fome no mundo é porque muita gente não está se alimentando desse Pão da vida como é preciso, isto é assumindo o compromisso que esse sacramento pede. Não entenderam as propostas de Jesus, não estão em comunhão com Cristo, apesar de comungar aos domingos.
Quem comunga tem que se empenhar em transformar o mundo, em ter relações fraternas, só assim não existirá excluídos, famintos e miseráveis. A Eucaristia é partilha. Deus se dá todo a nós, a fim de que também nós possamos nos dar totalmente aos irmãos. A partilha é uma ordem da Nova Aliança é compromisso comunitário. Ao receber Jesus na Eucaristia nós temos que nos tornar um outro Cristo para nossos irmãos. Temos que seguir seus ensinamentos, suas pegadas. “Amar a todos como Ele amou”. Todos que comungam devem refletir Cristo em todos os lugares onde estiver: em casa, na família, no trabalho, no lazer, na rua, no bar, nas festas.... Quem comunga deve se sentir comprometido com o plano de Jesus, de instalar aqui na terra o seu Reino de Amor para que a dignidade humana seja respeitada e não mais exista fome, desemprego, violência, corrupção, exploração, mas exista mais vida, saúde, paz, união, fraternidade entre todos.
Jesus deu sua vida, partilhou-a com a humanidade inteira, se deu em alimento para que nós também partilhemos a nossa vida com os nossos irmãos e nos alimentemos deste pão descido do céu para nos fortalecer e nos santificar nesta caminhada no nosso dia a dia.   
         Nesse domingo vamos rever nossos procedimentos cristãos, se realmente estamos comungando Cristo e seu projeto de amor.
Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes     
        




Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir