.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 19 de agosto de 2018

“SE TU QUERES ENTRAR NA VIDA, OBSERVA OS MANDAMENTOS.” - Olivia Coutinho.



Dia 20 de Agosto de 2018

Evangelho de Mt19,16-22

Vivemos numa cultura em que tudo gira em torno das coisas materiais, o que vai levando  muitas pessoas, ao um  vazio existencial,  já que coisas materiais, não suprem as necessidades humanas. 
São muitos, os escravizados pelos os bens materiais, pessoas, que desprezam o calor humano, distanciando de valores bem próximos de si.
Se não ficarmos atentos quanto as nossas escolhas, corremos o risco de nos contaminar por esta mentalidade egoísta do mundo e acabar nos distanciando uns dos outros e simultaneamente de Deus.
Jesus, com o seu exemplo, nos convida a darmos um sentido novo à nossa existência, a abrirmos mão dos nossos apegos, para adquirirmos um tesouro no céu!
A vida de quem faz esta escolha, ganha um novo sentido, novos horizontes se abrem para  aquele que se abstém do supérfluo para viver o essencial.
 É aqui na terra, que construímos a nossa morada no céu, construção esta, que chega a ser desafiadora, porque implica em renuncias, em desapegos, em caminhar na contramão do mundo.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos adverte, quanto ao perigo da riqueza, isto é, o perigo da riqueza se não partilhada. A riqueza, quando não partilhada, distancia o humano do humano, cegando-o diante os verdadeiros valores!
O texto nos fala do encontro de um jovem rico com Jesus, de um encontro, que tinha tudo para ser marcante e definitivo na vida daquele jovem se não fosse seu  fascínio pela a riqueza que o puxou para trás, impedindo-o de usufruir da riqueza maior, que é fazer parte do reino de Deus!
“Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo que tens dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu.” A narrativa diz ainda, que ao ouvir estas palavras de Jesus, o jovem encheu-se de tristeza  porque era muito rico.
Como muitos ainda hoje, aquele jovem, esteve às portas da verdadeira felicidade, mas a deixou escapar, por não conseguir desapegar-se dos bens matérias, não se dando conta de que a nossa riqueza maior é Jesus, e que  abdicar-se desta riqueza, é condenar-se a maior pobreza: um vida sem amor.
É importante conscientizarmos de que Jesus não condena a riqueza em si, o que Ele condena é o apego, o apego é o grande abismo entre o homem e Deus, o apego nos torna egoísta, ganancioso... 
Abrir mão das coisas materiais é condição para que possamos adquirir um tesouro no céu! 
A nossa verdadeira felicidade, está na nossa pertença a Deus, num Deus que se manifestou a nós, na pessoa de Jesus, o nosso verdadeiro tesouro!
Quem não é apegado aos bens terrenos, investe nos bens eternos, reconhece Jesus, como sua maior riqueza.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:




2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir