.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

AI DE VÓS, ESCRIBAS E FARISEUS HIPÓCRITAS!-Adélio


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 28/08/2018
Mateus 23,23-26

"AI DE VÓS, ESCRIBAS E FARISEUS HIPÓCRITAS! "

Uma vez mais, mediante a nossa fé, que nos foi  concedida por Deus, estamos prontos para mais uma reflexão do Santo Evangelho. 
 Essa " fé " que  não é a afirmação de verdades, mas a resposta total do homem a Deus, que salva por amor. Essa fé inclui necessariamente as obras com seu cumprimento e "verdade". Essa maneira de viver é um processo de libertação que atinge a cada homem e o mundo em que vive. Por isso, a fé se expressa numa vida de esperança, numa relação política e na vivência do mistério da cruz. Assim ela se torna a mais concreta e atinge os pontos mais importantes da Lei de Jesus: a justiça, a misericórdia, a fidelidade. É da interioridade do homem, renovada pelo amor, que nasce essa vida nova que possibilita descobrir o essencial da vida e vivê-lo nas pequenas coisas do dia-a-dia. Jesus alerta para a nossa cegueira, provocada pela hipocrisia, pela avareza, pela violência. Não é verdade que muitas vezes evitamos o confronto da nossa vida com a verdade e preferimos alimentar ilusões?
  No Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus continua com as suas duras palavras dirigidas aos escribas e fariseus hipócritas! 
"Ai de vós,... que pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas omitis as coisas mais importantes: a justiça, a misericórdia e a fidelidade." Continua a crítica aos escribas e fariseus. O acento dessa crítica está em colocar o acento, a importância no secundário, esquecendo-se do fundamental, o amor ao próximo, bom coração, lealdade, misericórdia. Os fariseus pagam escrupulosamente o dízimo de coisas tão insignificantes e, por outro lado, esquecem-se das atitudes fundamentais de quem quer viver unido a Deus.
    O texto também salienta que não só omitem o essencial, mas também sua atitude é contrária à toda justiça. 
    Nessas acusações, aparece um novo tema: os fariseus preocupam-se pelo aspecto exterior, mas se esquecem do interior.
     É inútil querer estar limpo por fora sem estar limpo por dentro; a sujeira interior transparecerá e se tornará visível, porque a árvore se conhece pelos seus frutos.
   Meus amados irmãos e irmãs : vemos que Jesus toma a defesa das pessoas que sofrem pelas injustiças sociais. Vou repetir  novamente o que Jesus chega  a dizer : Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas. Limpais por fora o copo e o prato, e por dentro estais cheios de roubos e de intemperança . Limpem primeiro o interior do copo e do prato, para que também o que está fora fique limpo ".    
    Precisamos praticar a justiça, a   misericórdia e a fidelidade, para sermos guias aptos a conduzir as pessoas que dependem de nós, a começar pela família, no caminho da retidão e da paz social. 

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS . 
- Adélio Francisco. 

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do facebook:
ngelho-364442764036099/?ref=bookmarks


Nenhum comentário:

Postar um comentário