.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

MARTÍRIO DE JOÃO BATISTA – Olivia Coutinho


Dia  29 de Agosto de 2018

Evangelho de Mc6, 17-19

          Ter consciência da importância do seguimento a Jesus, muitos tem, mas a dificuldade em viver a radicalidade deste seguimento os puxa para trás. Muitos, até dão passos  neste seguimento, mas desistem, à medida que vão surgindo  os primeiros embates, as criticas ao seu  modo diferente de viver, um jeito não compatível com os padrões exigidos pela a sociedade.
A sociedade ridiculariza os que se dispõe a seguir Jesus, aos que fundamentam suas vidas nos valores do evangelho, lhes impondo modelos de vida não compatível com a verdade que liberta.  Os que resistem a estas imposições,  são descartados e muitas vezes perseguidos e mortos, por este mundo afora. Era o que acontecia  no tempo de Jesus, o que aconteceu com João Batista e com  o próprio Jesus, eles sofreram terríveis perseguições, mas preferiram morrer do que se acovardarem diante as forças contrárias ao evangelho.
Se queremos entrar na vida eterna, precisamos pautar a nossa vida, no exemplo de Jesus e de João Batista, não cedermos as pressões da sociedade.
Hoje, a Igreja celebra o martírio de João Batista, o único santo, cujo os dois nascimentos, são celebrados: o nascimento para a vida terrena (24/06) e o nascimento para a vida eterna (29/08).
O evangelho desta celebração, narra o martírio de João Batista, uma cena dura de imaginar, mas que nos traz grandes exemplos. 
João Batista morreu porque disse a verdade a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão.” Esta advertência de João, causou um grande incômodo a Herodes, principalmente, à mulher com quem ele vivia ilegalmente segundo a lei Deus.
Tomada pelo o ódio, Herodíades, procurava uma forma de se vingar de João Batista, e para alcançar o seu intento, ela não teve escrúpulos em usar a própria filha, como cúmplice do bárbaro assassinato. 
Herodes, apesar de gostar da pessoa de João, cedeu aos caprichos de sua mulher, permitindo que o mal se apossasse  dele, e assim, mandou degolar o profeta.
O problema de Herodes, não era com a pessoa de João, o que o incomodava, era a verdade que ele pregava. Como sabemos, a verdade incomoda quem quer permanecer na mentira. E como não se tem meios de eliminar a verdade, o incomodado, tenta eliminar o denunciante, (profeta) o que não consegue, pois nem a morte consegue calar a voz do profeta, o profeta morre, mas suas palavras continuam no mundo, como continuam as palavras de João: “convertei-vos e crede no evangelho.” “Eis o cordeiro de Deus...”
Os donos do poder, nos tempos de hoje, assim como Herodes, continuam não suportando a verdade, porque vivem mergulhados na mentira, e nós, como seguidores de Jesus, não podemos compactuar com tantas trapaças, por medo das perseguições.
Tenhamos coragem de denunciar, não podemos calar diante as injustiças que desfilam diariamente diante de nossos olhos. E se formos perseguidos por denunciar as injustiças, não tenhamos medo,  sintamos confortados com esta  bem-aventurança: “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5,10).

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

5 comentários:

  1. Maravilhoso. ...Parabéns Olivia Você é o Máximo. Ótima interpretação do texto.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  4. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir