.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

JESUS É O PÃO DA VIDA DEFINITIVA – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Domingo, 12 de agosto de 2018.
Evangelho de Jo 6, 41-51.

Os judeus começaram a murmuram ou criticarem Jesus quando Ele disse: “Eu sou o pão descido do céu”, porque não conheciam sua origem celeste e sim a sua origem humana, filho de Maria e José.
Cristo é o Enviado do Pai, desceu do céu para fazer a vontade do Pai, trazer a salvação para aqueles que o Pai lhe havia confiado. Para os judeus, Jesus era um homem comum como os outros, apenas com alguns poderes a mais, desconheciam o mistério de seu nascimento e por isso o julgavam pelas aparências, filho de José, o carpinteiro. Como conheciam sua família e parentes, não viam nada de extraordinário e estranhavam quando Jesus dizia ter descido do céu, não percebiam que Ele era o Messias esperado, prometido.
Jesus dirigindo-se ao povo em geral fez alguns convites para aqueles que o seguiam e que o ouviam: - Convida para ir até ele; - convida a crer nele, mostrando as vantagens dessa fé; - convida a se alimentar dele, para ter Vida.
Jesus disse: “Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou o não atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.” A fé é uma virtude sobrenatural, é obra da graça de Deus que auxilia nossa vontade, recebemos a fé no nosso Batismo, mas precisamos cultivá-la, aumentá-la através de tudo o que a Igreja nos oferece para crescermos na fé. Deus, nunca nega sua graça aos que fazem o que está ao seu alcance para conservar e fortalecer a fé que receberam.
Jesus é o Mestre que fascina, que entusiasma a multidão pela sua palavra, pelas suas obras maravilhosas. O primeiro convite é bem aceito, principalmente pelos judeus que veem suas obras e se entusiasmam com seu poder. Vão até ele, mas o segundo convite exige um passo a mais – crer – e crer é compromisso. E para crer os judeus pedem sinal para que vejam e acreditem. Só que enquanto estão sendo beneficiados não pedem sinais, em outras ocasiões querem sinais, sim. O terceiro convite é mais difícil, alimentar-se desse pão. É uma atitude decisiva. O homem mostra que é de fato discípulo de Cristo se vai até Ele, se crê em sua doutrina e se alimenta de seu Corpo. A fé nos leva a crer no que Jesus disse: “o pão que darei é minha carne pela vida do mundo”.
Para todos que vierem a Ele, Jesus promete ressuscitá-lo, libertando-o da morte, transmitindo-lhe uma vida que durará para sempre. Mas para isso se tornar realidade é preciso ter fé, crer nele e se alimentar de sua Carne. Cristo quer tudo completo, nada pela metade. Quem vier a ele com fé para alimentar-se da sua Carne, estará sendo fiel e atendendo a todos os chamados e convites de Cristo. E Cristo será fiel no cumprimento de suas promessas.
Portanto, por puro dom de Deus, temos em nós um imã chamado , por meio da qual Deus atrai todos a ele. Indo a Jesus, vamos em direção à ressurreição, à vida eterna. Aprender de Deus é ir a Jesus, e ir a Jesus é assimilar seu modo de ser e agir, assimilar a vida que ele nos oferece, como pão que mata a fome e dá a vida que permanece para sempre.
Jesus fala novamente do maná do deserto para lhes dizer, uma vez mais, que aquele pão era o pão verdadeiro, material. Por isso todos que comeram dele morreram. Agora esse novo alimento que Cristo dará vai trazer vida para sempre. A vida definitiva está na carne de Jesus. Carne significa pessoa viva, e não lei morta incapaz de comunicar vida.
Sem fé em Cristo não tem sentido nossa reunião de irmãos, na qual recebemos o Corpo de Cristo. O Sacramento da Eucaristia é a síntese maravilhosa do amor de Deus aos homens. Deus nos ama. E como o amor tende à união, Deus se uniu à natureza humana pela Encarnação. Pela Encarnação, Deus uniu a uma só natureza humana, assumida pela pessoa do Verbo. Deus quer unir-se com todos e cada um dos homens que comungam. Comungar é acolher Jesus na sua totalidade.
A comunhão da qual participamos na Eucaristia é o momento central de nossa missão, pois manifesta nossa identidade e um compromisso fundamental. Somos discípulos de Deus, que se revela em Jesus. Nós o vamos conhecendo, dele vamos aprendendo e com ele vamos assumindo o compromisso de saciar a fome do mundo. Fome de pão, comida e de vida digna; fome de afeto, de carinho e de amor.
Saibamos agradecer esta prova de amor de Deus e desejemos unir-nos também com Ele comungando sempre fazendo o que Jesus fez, doando mais que bens materiais, entregando ao mundo a nossa própria vida.
Você aproveita todas as ocasiões que tem para participar da Eucaristia?

Abraços em Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário