.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

TENDE CONFIANÇA, SOU EU, NÃO TENHAIS MEDO-Adélio


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 07/08/2018
-Mateus 14,22-36
"TENDE CONFIANÇA, SOU EU, NÃO TENHAIS MEDO."

Em muitas passagens da sua vida, Jesus manifestou o seu poder divino. Isso era, ás vezez, muito importante para confirmar a fé dos seus discípulos. O Evangelho que a liturgia nos propõe para hoje, apresenta-nos uma série de obras, particularmente o milagre de Pedro andando sobre as águas, em que Jesus revela o seu poder e, por outro lado, reprova os seus discípulos por sua falta de fé e por se deixarem levar por sua ansiedade e medo.
O episódio narra que na escuridão da noite, na agitação de um mar inquieto, Jesus aparece a seus discípulos. Podemos relacionar este episódio com os relatos da transfiguração e da Páscoa: são manifestações da identidade profunda de jesus como o senhor : domina os elementos, infunde paz e confiança com sua presença fórmula clássica, por exemplo, com sua palavra, com o contato de sua mão.
Pedro não teme porque afunda, mas afunda porque teme. O evangelista quer mostrar o itinerário espiritual do primeiro apóstolo: Quando Jesus se identifica, reconhece-o; solicita seu chamado e o seque com audácia confiante; sente incerteza, falha no perigo e é salvo por jesus. Figura exemplar para a igreja. A comunidade no meio da tormenta se esquece do jesus da solidariedade e o vê unicamente como um fantasma que se aproxima na escuridão. Querem ir até ele, mas deixam-se amedrontar pelas forças contrárias. O evangelho nos convida a fazer uma experiência total de jesus, rompendo com os velhos preconceitos e nossas seguranças. Precisamos deixar que seja ele quem nos fale por meio do livro da bíblia e do livro da Vida.
Esse é um dos episódios evangélicos que mais bem ilustra, por um lado, a situação da comunidade cristã (a do evangelista Mateus e a de todos os tempos) em seu caminhar histórico no meio da dificuldade e da tribulação; e, por outro lado, a presença permanente do Senhor ressucitado na barca de Pedro. Com a promessa de sua presença, o evangelista Mateus termina seu evangelho: "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo". Dentro desse contexto é preciso situar a menção da oração de jesus sozinho na montanha, justamente antes da tempestade e dos navegantes. A outra vez que o evangelista nos dirá explicitamente o que Jesus reza será no horto de Getsêmani, antes da grande prova pela qual passarão seus discípulos: o escândalo da cruz.
  O texto do Evangelho insserra com a chegada de Jesus e seus apóstolos a Genesaré. Vemos que o evangelista contrapõe intencionalmente a acolhida dos habitantes de Genesaré à atitude de hostilidade e desconfiança de seus concidadãos de Nazaré. Lá Jesus curou muita gente porque se aproximaram com fé é a fé que torna possível o milagre. 
  Meus irmãos e irmãs: o ideal da fé cristã é sequir Jesus sem medo em todas as circunstâncias: tanto quando experimentamos o seu poder quanto experimentamos a sua cruz.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS 
-Adélio Francisco 

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do facebook:

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir