.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

-A cabeça de João Batista-José Salviano


29 de Agosto – Ano B


Evangelho – Mc 6,17-29

 

 


João Batista foi morto pelo fato dele ter a coragem de denunciar os pecados do rei, aquele que prometeu àquela dançarina que ela poderia pedir-lhe o que quisesse. E ela pediu, a mando da sua mãe, a cabeça do justo, do profeta, do inocente, em um prato.

Assim, João Batista perdeu a cabeça pelo ato inconsequente de uma garota que se deixou levar por uma mãe adúltera  e vingativa. Por outro lado, ali havia um rei covarde e tão inconsequente quanto ela.

Pois a proposta de dar a uma pessoa o que ela pedisse, não passa de uma oferta de enorme inconsequência, pois a pessoa poderia pedir coisas completamente absurdas, injustas e criminosas, como foi o pedido da dançarina. Assim, para não ficar mal com seus convidados, e para manter o valor cultural de que palavra de rei não volta atrás, ele atendeu aquele pedido, assim sobrou para a vida do profeta João Batista.

Tomemos muito cuidado com o que prometemos, principalmente aos nossos filhos. Pois as crianças, não admitem que as promessas dos pais não sejam cumpridas.

Assim, vamos prometer o que realmente podemos fazer, vamos prometer o que é justo, e principalmente aquilo que está ao nosso alcance. Aquilo que realmente temos condições de oferecer, de conceder, de dar.

Pois é uma grande leviandade ficar a todo momento prometendo isso prometendo aquilo, e inclusive, jurando por Deus, e por todos os santos, dizendo: eu prometo, eu juro, eu faço e aconteço.

Pois todos sabemos muito bem que o home que diz sou, não é.  A pessoa que vive prometendo e jurando a toda hora, desperta nos demais uma grande sensação de desconfiança.

Sejamos sinceros, evitemos as promessas e as juras, pois isso não nos faz sermos mais  aceitos e queridos de todos. Pelo contrário. Isso nos vai desmerecer, e muito diante das pessoas do nosso convívio social.

E é por essa irresponsabilidade, por essa inconsequência parecida com a daquele rei, que muitos hoje perdem a cabeça. Muitos ficam em condições muito embaraçosas por prometer e não cumprir.

E isso acontece na vida conjugal, familiar, empresarial, e principalmente na política. Estamos muito cansados de tanta hipocrisia, de tanta demagogia, de tanta conversa fiada com palavras bonitas, de tanta promessa que não dá em nada.

João Batista perdeu a cabeça não pelo que aquela jovem pediu, mas sim, por que ele foi fiel ao projeto de Deus em toda a sua vida. Por ter denunciado os abusos e pecados dos poderosos.  

E isso ocasionou o ódio, daqueles que não concordavam nem um pouco com as suas ideias e suas duras palavras.

Que Deus nos ajude a sermos prudentes, honestos, e sinceros.

 

 Tenha um bom dia. José Salviano.



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir