.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

O que vale mais?-Helena Serpa



27 DE AGOSTO DE 2018

SEGUNDA-FEIRA DA VIGÉSIMA PRIMEIRA SEMANA

DO TEMPO COMUM  

Cor Verde

1ª. Leitura – II Tes 1, 1-5.11b-12

 

Início da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 1,1-5.11b-12
1Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses reunida em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo: 2a vós, graça e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. 3Devemos agradecer sempre por vós, irmãos, com toda justiça, porque progredis sempre mais na fé e porque aumenta a caridade que tendes uns para com os outros. 4Assim, nos gloriamos nas igrejas de Deus
por causa da vossa perseverança e da vossa fé em todas as perseguições e sofrimentos que suportais.5Estes constituem um sinal do justo juízo de Deus, pois servem para serdes julgados dignos do reino de Deus, pelo qual também estais sofrendo.
11bQue o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação. Que ele, por seu poder, realize todo o bem que desejais e torne ativa a vossa fé. 12Assim o nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós nele, em virtude da graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Vocação é um chamado
Vocação é um chamado ao serviço de Deus e a nossa fidelidade a esse chamado far-nos-á participantes da glória de Deus pela graça de Jesus Cristo. Todos nós que, embora passando por sofrimentos e tribulações, continuamos firmes no serviço do Senhor, estamos sendo dignos da nossa vocação. A e a perseverança são um sinal do justo juízo de Deus para nós. Progredimos na fé na medida em que perseveramos no amor de Deus para com os nossos irmãos. Uma fé ativa se manifesta por meio de uma caridade atuante e não apenas de palavras e conselhos. O nome do Senhor Jesus é glorificado em nós em virtude da graça de Deus que atua na nossa vida e nos dá condições para vivermos desde já, uma vida santa. Somos julgados dignos do reino de Deus na medida em que permanecemos no Seu amor, por isso, a vivência do amor de Deus é pré-requisito para que estejamos inseridos no Seu reino. – Você tem sido fiel à sua vocação? – Você já descobriu a sua vocação dentro do reino de Deus? – A que estado de vida você se sente chamado (a). –Você sabia que, em qualquer estado de vida  poderá servir ao Senhor, dentro de uma vocação?

 

Salmo 95,1-2a. 2b-3. 4-5 (R. 3)


R. Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações!

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! *
2aCantai e bendizei seu santo nome!R.

2bDia após dia anunciai sua salvação,
3manifestai a sua glória entre as nações, *
e entre os povos do universo seus prodígios!R.

4pois Deus é grande e muito digno de louvo,+
é mais terrível e maior que os outros deuses,*
5porque um nada são os deuses dos pagãos.
Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.R.

Reflexão - Dê sua resposta ao Senhor hoje, orando com este Salmo, assumindo o seu chamado de filho (a) de Deus. Cante ao Senhor um canto novo e bendiga o seu santo nome, pois Ele é digno de louvor e de adoração. Louve-O porquê foi Ele quem fez o céu e a terra e nela colocou tudo de que você precisa para ser pleno de graça e de santidade.

 

Evangelho – Mt 23, 13-22

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 23,13-22
Naquele tempo, disse Jesus: 13Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós, porém, não entrais, nem deixais entrar aqueles que o desejam. 15Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós. 16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: 'Se alguém jura pelo Templo, não vale;
mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!' 17Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: 'Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar,
então vale!' 19Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo Templo,
jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado.
Palavra da Salvação.

Reflexão - “o que vale mais?”
Neste Evangelho Jesus fala para os fariseus e mestres da lei, que tinham a incumbência de orientar o povo de Deus e tornavam-se empecilho para que as pessoas se convertessem. Nós também, como os fariseus e os mestres da lei, podemos estar fechando o reino de Deus para as pessoas a quem orientamos por causa da nossa vaidade, do nosso orgulho, inveja e egoísmo. Fazendo assim, também seremos os mais dignos da ira de Deus e denominados de “guias cegos”. Tornamo-nos guias cegos quando queremos atrair alguém para seguir a Jesus e depois que o conseguimos, viramos obstáculo para o seu crescimento espiritual por causa dos formalismos, das leis e de outras invenções. Dizemos que somos evangelizadores e anunciadores da Palavra de Deus, no entanto, impedimos que as pessoas assumam papel importante na edificação do reino de Deus porque não queremos perder a posição. Não somente no seguimento de Cristo, mas, como pais e educadores, nós também barramos o crescimento dos nossos filhos e discípulos, exigindo deles atitudes que nós mesmos não tomamos.  Esquecemos de que vale mais o que é essencial e nos apegamos ao que é secundário. O essencial é o amor, é o acolhimento, é a misericórdia. Por isso, precisamos estar atentos (as) quanto às nossas atitudes em relação às pessoas que dependem da nossa orientação para se converterem a Deus e não o permitimos. O Senhor está vigilante em relação ao nosso desleixo pelas coisas do Seu reino. Reflita - Qual seria a atitude que poderíamos tomar e que fecharia o reino de Deus para as outras pessoas? – Você sabe compreender o erro das pessoas que estão no início da caminhada? – Você gosta de censurar outros? – Você, que tem mais algum tempo de caminhada se sente superior àqueles que estão chegando? - Você que é pai e mãe, como são as suas atitudes diante dos seus filhos? - Qual a regra que vocês seguem para educá-los? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário