.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 5 de junho de 2018

-O SEU CORAÇÃO FOI TRANSPASSADO...-José Salviano,


08   de Junho – Ano B

Evangelho Jo 19,31-37

-O SEU CORAÇÃO FOI TRANSPASSADO...-José Salviano


Hoje celebramos a Solenidade do Coração de Jesus, uma das mais belas devoções das nossas expressões católicas.
Para nós os católicos devotos, o Sagrado Coração de Jesus que foi vazado na cruz, é símbolo de “uma fornalha ardente” de amor por nós.
E desse coração vazado na cruz, jorrou sangue e água, que hoje prefiguram o batismo e a Eucaristia.
Naqueles tempos como ainda hoje, muitos acreditam que é no coração que ocorrem as emoções de amor, bondade, ódio, vingança, etc.
Hoje, sabemos que as emoções e sentimentos acontecem no nosso cérebro, e não no coração. Pois o coração não passa de um músculo, contendo bombas que bombeiam o nosso sangue.
Então Jesus, com respeito à cultura daquele povo, também por muitas vezes fez afirmações nas quais, Ele colocava o coração no lugar do cérebro. Como por exemplo: “Aprendam de mim que sou manso e humilde de coração”.
Este Evangelho relata a passagem em que o coração de Jesus foi transpassado com uma lança. E isso ficou como lembrança ou sinal do seu amor por nós. Ele morreu por nós, morreu pela nossa salvação.
Por causa desse acontecimento e por causa da substituição do cérebro pelo coração, é que nós falamos tanto em “coração” quando queremos nos referir ao amor de Deus, principalmente nas orações.
O coração até hoje é o símbolo do amor. O desenho de um coração transpassado por uma flecha, simboliza o nosso sofrimento por alguém a que amamos, um amor impossível, um amor rompido, ou interrompido ou mesmo terminado. Significa uma grande dor, ou seja, um grande sofrimento de amor.
Quanto a nós cristãos, seria recomendado nos abster do uso excessivo da palavra “coração” principalmente em nossas homilias e sermões, pois com isso estamos nos aproximando de uma fé ingênua, uma catequese desatualizada, que passa bem longe da realidade da biomédica, e da ciência.
Não é pelo fato de Jesus ter acompanhado o modo de ser da sua gente, e ter repetido por várias vezes a palavra “coração” no sentido de amor, que vamos continuar a usar o coração no lugar do cérebro.
Sugestão: em vez de dizer “coração” podemos dizer: alma, espírito, mente, ou mesmo, nosso ser, ou nossa pessoa.
Exemplos: Jesus eucarístico vem habitar em nossa alma e não no nosso coração.   Os maus pensamentos não brotam no nosso coração, mas sim, na nossa mente. Nós amamos com o cérebro, e não com o coração. Muito embora, ele, o coração, bata forte com as emoções principalmente do amor.
Espero não ter abalado a sua fé, mas infelizmente alguém teria que dizer isso um dia para você. É claro que é muito mais bonito e romântico, dizer, por exemplo: Você mora em meu coração. Meu coração suspira por ti...
Porém, no pasa nada, hombre! porque el corazón no piensa, no ama, y ​​
no se emociona.

Amemos a Jesus por inteiro. E não só uma parte, não só o seu coração...

Tenha um bom dia. José Salviano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário