.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Cortar essa mão-Alexandre Soledade

19 de Maio - Quinta - Evangelho - Mc 9,41-50


Bom dia!
Certa vez conversando com uma amiga sobre os motivos que levam alguém a cometer algo errado chegamos a conclusão que dentre as várias razões estão A PRÓPRIA VONTADE DE FAZÊ-LO E A CERTEZA DA IMPUNIDADE.
Caminhamos para viver os quarenta dias da quaresma e nela, um novo debate social proposto pela CNBB, este ano, a Fraternidade e a Vida no Planeta.
Nesse contexto tão amplo chamado meio ambiente, o que me vem ao pensamento? Árvores, animais, florestas, mares? E seu meu pensamento for mais apocalíptico, o que pensaria? Tufões, maremotos, tsunamis, furações, vulcões, efeito estufa? Uma coisa é certa: nosso meio ambiente esta aos poucos respondendo a ganância do homem.
Uma ganância que se apega a impunidade, às conseqüências a longo prazo, a corrupção e ao modelo de economia baseado no uso irracional dos meios naturais.
Nosso país não sofre com os grandes flagelos como tremores, tsunamis e furacões, mas vemos o aumento das áreas desérticas, as chuvas torrenciais levando cidades e sonhos embora e a floresta aos poucos acabar. Vemos cidades grandes sem rios de água potável, acúmulo de lixo e contaminação do solo… E o que será que o agressor pensa disso? Esta impune? Não estará mais vivo quando tudo ficar ao avesso? Tem dinheiro para comprar água mineral?
A primeira leitura vem nos dar uma dica:
“(…) Não confies nas tuas riquezas e não digas: ‘Basta-me viver!’ Não deixes que tua força te leve a seguir as paixões do coração. Não digas: ‘Quem terá poder sobre mim?’ ou: ‘Quem me fará prestar contas das minhas ações?’, pois o Senhor, com certeza, te castigará. Não digas: ‘Pequei, e que de mal me aconteceu?’, pois o Altíssimo é paciente. Não percas o temor por causa do perdão, cometendo pecado sobre pecado. Não digas: ‘A misericórdia do Senhor é grande, ele me perdoará a multidão dos meus pecados!’, pois dele procedem misericórdia e cólera, e sua ira se abate sobre os pecadores”. (Eclesiástico 5, 1-7)
Sim! É preciso mudar ou cortar essa mão que esta matando nosso planeta. Uma mão perversa que usa pretextos e justificativas que convencem para continuar a degradar o que levou anos para se criar. Não falo do agricultor que nos alimenta ou do fazendeiro, seu gado, seu povo… Falo do homem que destrói pensando apenas no dinheiro que ira ganhar!
A campanha da fraternidade vem apontar para um fato que ainda temos tempo de corrigi-lo, que é obrigação de todos zelarmos e denunciarmos, pois o animal que mais sofrerá com nossa omissão é o próprio homem.
Agarremos ao que o salmo de hoje nos apresenta e estripemos esse mal que nos assola e nos dará dor de cabeça no futuro, caso não mudemos nosso pensamento.
“(…) Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar“. (Salmo 1, 1-2)
Um imenso abraço fraterno!




Nenhum comentário:

Postar um comentário