.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Busquemos a maturidade!-Alexandre Soledade

 18 de Maio - Quarta - Evangelho - Mc 9,38-40

Bom dia!
A juventude e a pouca experiência de João se destacam nessa narrativa. Mesmo com todo ensinamento de Jesus, João confunde a verdadeira intenção da vinda do seu mestre. Ele não compreende ainda o mover do Espírito Santo sobre os filhos de Deus.
No site das Paulinas existe a seguinte reflexão sobre o fato: “À sua atitude excludente (referindo-se a João), nesta passagem do evangelho, junta-se a sua aspiração aos privilégios quando espera ocupar posição de destaque ao lado de Jesus no caso dele conquistar o poder”.
Ainda perambula em nossas comunidades, igrejas, locais de trabalho a idéia, ou seria melhor dizer ”temor”, a abertura às pessoas, a pensamentos, a novas idéias que fujam do que conhecemos, que sabemos, que defendemos… Um exemplo clássico é aquela velha rixa entre pastorais, movimentos, liturgistas e ritualistas, que temos em nossas comunidades.
Essa tal rixa, movida pela infantilidade de algumas pessoas, coloca correntes e bolas de ferro nos “pés do Espírito Santo” e conseqüentemente na igreja. Pessoas que defendem tanto seu movimento, seu pensamento, sua corrente teológica que esquecem que o Espírito anda por onde ele quer. Que o paráclito é que norteia nossa igreja e não somente esse ou aquele padre, essa ou aquela pastoral…
“(…) A sabedoria comunica a vida a seus filhos e acolhe os que a procuram. Os que a amam, amam a vida; os que a procuram desde manhã cedo, serão repletos de alegria pelo Senhor. Quem a ela se apega, herdará a glória; para onde for, Deus o abençoará. os que a veneram, prestam culto ao Santo; pois Deus ama os que a amam”. (Eclesiástico 4, 12-15)
Fico profundamente chateado quando um membro da igreja, um cristão, um leigo ou sacerdote ao invés de unir as pessoas, agarrado ao seu pensamento filosófico, recheado de preconceitos, segrega pessoas, pastorais e pensamentos aprovados pela igreja. Quantas brigas entre músicos e padres poderiam ser evitadas SE AMBOS ENTENDESSEM que na verdade quem decide é Deus? O que o povo que vai a missa tem haver se o padre não gosta da renovação carismática ou da PJ e resolve dar sermões “provando sua verdade”, se a igreja os ampara e os apóia restando a ele apenas descascar sua infantilidade esquecendo-se de levar a Boa Nova?
Quem salva a nossa vida é Deus e não placa de igreja. Que adianta ser cristão se não amo, não tenho paciência, não ouço, não me abro? Como posso carregar a paz se vivo em conflito com quem esta ao meu lado? Como diria o salmo de hoje “(…) Os que amam vossa lei, têm grande paz”!
Juventude pode até lembrar inexperiência, imprudência, explosões, (…) mas chega uma hora que preciso amadurecer como pessoa e como cristão e parar de assoprar o que o irmão passou o dia inteiro juntando! O próprio evangelista de qual o evangelho narra, precisou crescer para, anos depois, declarar com muita maturidade que Deus é Amor (I João 4,8)!
Uma observação pertinente: nem todo padre esta equivocado em relação aos músicos, pois temos uns irmãos cantores e músicos que infelizmente esquecem o descofiometro em casa quando estão tocando na missa e isso também não ajuda em nada nessa relação. Som alto demais também afasta as pessoas e não é porque gosto ou me identifico que as pessoas têm que agüentar.
Busquemos a maturidade!
Um imenso abraço fraterno!


Nenhum comentário:

Postar um comentário