13/07/2015
Tempo Comum -
Anos Ímpares - XV Semana - Segunda-feira
Lectio
Primeira leitura: Êxodo 1, 8-14.22
Naqueles dias, 8subiu ao trono do Egipto um
novo rei que não conhecera José. 9E ele disse ao seu povo: «Eis que o povo dos
filhos de Israel é mais numeroso e poderoso do que nós. 10Temos de proceder
astuciosamente contra ele, a fim de impedirmos que se desenvolva ainda mais. Em
caso de guerra, juntar-se-ia também aos nossos inimigos, lutaria contra nós, e
sairia deste país.» 11Impuseram-lhe então chefes de trabalhos forçados para o
oprimirem com carregamentos. E construiu para o faraó as cidades-armazém de Pitom
e Ramessés. 12Todavia, quanto mais o oprimiam, mais ele se multiplicava e
aumentava; e os egípcios estavam preocupados com os filhos de Israel, 13e
reduziram-nos a uma dura servidão. 14Tornaram-lhes a vida amarga com uma pesada
servidão: barro, tijolos, toda a espécie de trabalhos no campo, tudo uma dura
servidão. 22E o faraó ordenou a todo o seu povo: «Atirai ao rio os meninos
recém-nascidos; as meninas, porém, deixai-as viver todas.»
O livro do êxodo abre com uma página que
mostra a enorme mudança que ocorreu no Egipto, em desfavor de Israel, após o
desaparecimento de José. O novo faraó, que «não conhecera José», mostra-se
preocupado com o notável aumento da população hebraica e com o seu crescente
poder. Por isso, toma uma série de medidas repressivas contra esse povo, que
lhe parece constituir uma séria ameaça em caso de guerra, e que pode mesmo
querer abandonar o país. Assim é preparada a narração da grande epopeia da
salvação de Israel, com quem Deus fará aliança. O livro do Êxodo é um hino a Deus
que salva, um poema ao Deus de Israel, que tendo escutado o grito do seu povo,
«desce» para o libertar. O povo, uma vez libertado, irá servir, não ao faraó,
mas a Deus (cf. Dt 4, 20).
A leitura de hoje descreve a nova situação dos descendentes de Jacob-Israel, no Egipto. Os egípcios tornaram-lhes amarga a vida, obrigando-os a trabalhos forçados no fabrico de tijolos de barro. Mas, quanto maior era o peso dos vexames, mais os israelitas se multiplicavam. Então o faraó recorreu a uma outra medida, ainda mais desumana e cruel: a supressão dos meninos recém-nascidos (v. 22).
Do ponto de vista histórico, estes acontecimentos devem provavelmente colocar-se no tempo do Império Novo do Egipto, no século XIII antes de Cristo. É no quadro destas injustiças e sofrimentos que se vai desenrolar a acção salvadora de Deus.
A leitura de hoje descreve a nova situação dos descendentes de Jacob-Israel, no Egipto. Os egípcios tornaram-lhes amarga a vida, obrigando-os a trabalhos forçados no fabrico de tijolos de barro. Mas, quanto maior era o peso dos vexames, mais os israelitas se multiplicavam. Então o faraó recorreu a uma outra medida, ainda mais desumana e cruel: a supressão dos meninos recém-nascidos (v. 22).
Do ponto de vista histórico, estes acontecimentos devem provavelmente colocar-se no tempo do Império Novo do Egipto, no século XIII antes de Cristo. É no quadro destas injustiças e sofrimentos que se vai desenrolar a acção salvadora de Deus.
Evangelho: Mateus 10, 34 - 11, 1
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos:
34Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas a espada.
35Porque vim separar o filho do seu pai, a filha da sua mãe e a nora da sua
sogra; 36de tal modo que os inimigos do homem serão os seus familiares. 37Quem
amar o pai ou a mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem amar o filho ou
filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38Quem não tomar a sua cruz para
me seguir, não é digno de mim. 39Aquele que conservar a vida para si, há-de
perdê-la; aquele que perder a sua vida por causa de mim, há-de salvá-la.»
40«Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me
enviou. 41Quem recebe um profeta por ele ser profeta, receberá recompensa de
profeta; e quem recebe um justo, por ele ser justo, receberá recompensa de
justo. 42E quem der de beber a um destes pequeninos, ainda que seja somente um
copo de água fresca, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a
sua recompensa.» 1Quando Jesus acabou de dar estas instruções aos doze
discípulos, partiu dali, a fim de ir ensinar e pregar nas suas cidades.
«Não vim trazer a paz, mas a espada». Estas
palavras contradizem as esperanças messiânicas do príncipe da paz (Is 9, 5), as
esperanças de todos aqueles que trabalham e lutam pela paz, bem como as
próprias palavras de Jesus, que declarou bem-aventurados os que trabalham pela
paz (5, 9). Estamos diante de um paradoxo que não pode justificar a «guerra
santa», certos apetites humanos ou determinadas intransigências religiosas. A
luta não é dos discípulos contra os outros homens, mas dos outros homens contra
os discípulos, nomeadamente contra os missionários do Reino. Mateus continua a tratar
das exigências radicais da missão. Nada pode impedir o seguimento de Jesus,
ainda que possa causar sofrimentos e provocar rupturas, mesmo dentro da própria
família. A sorte do discípulo é semelhante à do seu Mestre. Jesus foi ignorado
e não-acolhido pelos seus próprios familiares (cf. Mc 3, 21; Jo 1, 11). O amor
à família é um valor. Mas o seguimento e o amor a Cristo devem sobrepor-se a
tudo e a todos, devem ser vividos «com todo o teu coração, com toda a tua alma,
com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças» (Mc 12, 30). Para o
cristão, isso é possível porque Ele nos amou primeiro, até ao ponto de dar a
vida por nós.
Meditatio
Começamos, hoje, a escutar o livro do Êxodo,
um dos grandes livros do Antigo Testamento, que narra a epopeia de Israel,
arrancado à escravidão do Egipto, e chamado a uma aliança com Deus. Ao
escutarmos o texto de hoje, e os que ouviremos nas próximas semanas, havemos de
fazer nosso o cântico ao Deus que salva, o poema ao Deus de Israel, que tendo
escutado o grito do seu povo, desceu para o libertar. De facto, também para
cada um de nós, e para toda a humanidade, Deus continua a ser o Libertador, o
Salvador. E são tantas as escravidões que tentam dominar-nos! Tentemos dar-nos
conta delas, e elevar também o nosso grito ao Senhor…
O povo de Israel, uma vez libertado, é destinado, não já ao serviço do faraó, mas ao serviço do Senhor: «O Senhor tomou-vos e tirou-vos da fornalha de ferro, do Egipto, para serdes para Ele o povo da sua herança, como acontece hoje» (Dt 4, 20). O mesmo sucede connosco. Libertados do pecado pelo Baptismo, somos chamados a servir a Deus e a colaborar com ele na obra da redenção. Efectivamente, faz parte da pedagogia de Deus envolver na obra da salvação aqueles que foram salvos, fazer seus cooperadores na libertação da humanidade aqueles que foram libertados.
O evangelho lembra-nos que a graça de Deus nem sempre nos vem de modo suave, atraente, idílico. Por vezes, pode vir como fogo ardente, que queima, que faz doer, que incendeia tudo à nossa volta. O sofrimento pode ser uma graça dura, forte, penetrante como uma espada. Mas é uma graça a acolher e aproveitar. Quantas vidas mudaram para melhor, depois de um sofrimento. Que seria de Inácio de Loiola, sem a perna partida durante o cerco a Pamplona?
Jesus afirma: Vim trazer a espada, a separação, a cruz, o «perder a vida»; vim trazer um amor semelhante ao meu, um amor crucificado: «Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas a espada… Quem amar o pai ou a mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem amar o filho ou filha mais do que a mim, não é digno de mim. Quem não tomar a sua cruz para me seguir, não é digno de mim.» (vv. 34.37-38). Mas a recompensa é infinitamente superior e abundante: quem acolher os seus discípulos, quem acolher «estes pequeninos que acreditam», e O acolher a Ele, acolhe o Pai: «viremos a ele e nele faremos morada» (Jo 14, 23). E nada do que fizermos e sofrermos por seu amor será perdido: até um copo de água, dado a quem precisa, terá recompensa.
Peçamos ao Senhor Jesus que nos ajude a aceitar a cruz, pois é graça que pode unir-nos à sua gloriosa paixão. Que nos momentos de sofrimento saibamos imitar as disposições do Coração de Jesus. Que saibamos unir-nos a Ele em todas as provações e sofrimentos da vida, com paciência, generosidade e amor.
O povo de Israel, uma vez libertado, é destinado, não já ao serviço do faraó, mas ao serviço do Senhor: «O Senhor tomou-vos e tirou-vos da fornalha de ferro, do Egipto, para serdes para Ele o povo da sua herança, como acontece hoje» (Dt 4, 20). O mesmo sucede connosco. Libertados do pecado pelo Baptismo, somos chamados a servir a Deus e a colaborar com ele na obra da redenção. Efectivamente, faz parte da pedagogia de Deus envolver na obra da salvação aqueles que foram salvos, fazer seus cooperadores na libertação da humanidade aqueles que foram libertados.
O evangelho lembra-nos que a graça de Deus nem sempre nos vem de modo suave, atraente, idílico. Por vezes, pode vir como fogo ardente, que queima, que faz doer, que incendeia tudo à nossa volta. O sofrimento pode ser uma graça dura, forte, penetrante como uma espada. Mas é uma graça a acolher e aproveitar. Quantas vidas mudaram para melhor, depois de um sofrimento. Que seria de Inácio de Loiola, sem a perna partida durante o cerco a Pamplona?
Jesus afirma: Vim trazer a espada, a separação, a cruz, o «perder a vida»; vim trazer um amor semelhante ao meu, um amor crucificado: «Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas a espada… Quem amar o pai ou a mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem amar o filho ou filha mais do que a mim, não é digno de mim. Quem não tomar a sua cruz para me seguir, não é digno de mim.» (vv. 34.37-38). Mas a recompensa é infinitamente superior e abundante: quem acolher os seus discípulos, quem acolher «estes pequeninos que acreditam», e O acolher a Ele, acolhe o Pai: «viremos a ele e nele faremos morada» (Jo 14, 23). E nada do que fizermos e sofrermos por seu amor será perdido: até um copo de água, dado a quem precisa, terá recompensa.
Peçamos ao Senhor Jesus que nos ajude a aceitar a cruz, pois é graça que pode unir-nos à sua gloriosa paixão. Que nos momentos de sofrimento saibamos imitar as disposições do Coração de Jesus. Que saibamos unir-nos a Ele em todas as provações e sofrimentos da vida, com paciência, generosidade e amor.
Oratio
Pai santo, animados pelo teu Espírito,
oferecemo-nos a Ti, em união com o Sagrado Coração de Jesus, para vivermos a
sua oblação como resposta ao teu amor. Consagramos-Te a nossa vida, orações e
acções, alegrias e sofrimentos, como sacrifício de amor e reparação. Eis-nos
aqui, ó Pai, para fazermos a tua vontade. Amen.
Contemplatio
As ocasiões de tristeza são frequentes neste
mundo: O vosso coração ficará cheio de tristeza. Os justos ficam tristes pela
ausência de Nosso Senhor; pela recordação dos seus pecados passados; pelas
tentações e pelo perigo contínuo de recaírem; pelos escândalos que reinam no
mundo; pelas penas e pelas provas desta vida. O Espírito Santo traz-nos alívio
e doçura pela paz de uma boa consciência; pelo amor do Sagrado Coração; pelo
total abandono na Providência; pelo pensamento da curta duração das penas deste
mundo; mais um pouco e me vereis! Nós teremos as nossas tristezas também, mas
elas serão mudadas em alegria: Vós estais tristes, mas a vossa tristeza
transformar-se-á em alegria. As lágrimas dos pecadores são causadas pelas suas
concupiscências; enchem a sua alma de amargura e de desespero. As lágrimas dos
justos são causadas pela sua contrição e pelo seu amor por Deus. O Espírito Santo
mistura-lhes a sua consolação e a sua paz, esperando que as mude em alegria.
(Leão Dehon, OSP 3, p. 437).
Actio
Repete frequentemente e vive hoje a palavra:
«Quem não tomar a sua cruz para me seguir,
não é digno de mim» (Mt 10, 38).
«Quem não tomar a sua cruz para me seguir,
não é digno de mim» (Mt 10, 38).
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