.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

“UMA GRANDE MULTIDÃO O SEGUIA...” – Olívia Coutinho


17º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 26 de Julho de 2015

Evangelho de Jo 6,1-15

O evangelho que a liturgia deste Domingo nos convida a refletir, mostra-nos mais uma vez, a sensibilidade de Jesus diante à necessidade humana!
O texto narra o episódio  da multiplicação dos pães: o milagre da partilha! O ponto fundamental deste acontecimento, é o amor, o amor que nos leva à partilha! 
A narrativa nos diz que Jesus, vendo uma multidão indo ao seu encontro, pergunta à Felipe: “ Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” Ele disse isso para colocar o discípulo à prova, pois como diz no evangelho, Jesus bem  sabia o que  fazer!
Na sua infinita sabedoria, Ele transforma uma situação aparentemente impossível de se resolver, isto é: saciar a fome de uma multidão com poucos recursos humanos, numa aula prática, ensinando os discípulos e hoje a nós,  que o problema emergencial da fome se resolva com a abertura do coração.  Ao Abençoar um pouco de pão e um pouco de peixe  colocado em comum, acontece o milagre da partilha, o milagre do amor!  Onde existe amor, existe partilha, onde existe partilha, Deus entra e o milagre da multiplicação acontece!
Como seguidores de Jesus, não podemos fechar os olhos diante às necessidades do nosso irmão e muito menos transferir para outros, a nossa responsabilidade para com eles!
Como filhos do mesmo Pai, pertencente a mesma família, somos corresponsáveis pela vida do nosso irmão, não podemos permanecer indiferentes aos seus problemas, problemas, que ao chegarem ao nosso conhecimento, passam a ser nossos também! De nada adianta, erguermos as nossas mãos para louvar o Senhor, se não estamos dispostos a  abaixá-las, para erguer o nosso irmão que está no chão!
A fome de tantos irmãos, é uma ferida que sangra constantemente no coração de Jesus,  está em nossas mãos, a cura desta ferida, afinal, quem de nós não tem alguns “pãezinhos” e alguns “peixinhos” para partilhar?
É difícil acreditar, mas é a mais triste realidade: num mundo de tanta fartura de alimentos, ainda hoje, morrem pessoas vítimas do nosso abandono, irmãos nossos que continuam morrendo de fome por consequência do nosso egoísmo, que nos fecha à partilha.
Hoje, somos nós os encarregados de saciar a fome de muitos irmãos perdidos nas periferias da vida, os famintos não somente do pão material, como também, famintos de justiça e de amor! Ninguém pode dizer que não tem nada a oferecer, todos nós podemos  ajudar aos que nada tem, basta abrir o coração.
É também,  compromisso cristão, promover o outro, conscientizá-lo do  seu valor diante de Deus, só que antes,  precisamos saciar a sua fome, criar no seu coração a necessidade de Deus, como fez Jesus: a partir da necessidade do pão material, Ele despertou na multidão,  a necessidade de Deus, ou seja, a necessidade do pão da vida eterna que é Ele mesmo! Quem partilha com o outro o pão material, tem oportunidade de  despertar nele, a necessidade de Deus, com seu gesto concreto de amor. 
Precisamos aprender a olhar o irmão com o olhar de Jesus, um olhar que não apenas constata a sua necessidade, mas que nos leve a fazer algo em seu favor.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário