.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

“PORQUE TU FALAS AO POVO EM PARÁBOLAS”? - Olívia Coutinho


Dia 23 de Julho de 2015


Evangelho de Mt13,10-17

         

         Por onde Jesus passava Ele arrastava multidões, mas nem todos o buscava pela fé. Conhecedor do coração de cada de cada um, Jesus sabia, que muitos que aproximavam  Dele, não tinham o coração aberto para acolher a sua mensagem, queriam apenas confrontá-lo.

Movido pelo compromisso de implantar o reino dos céus aqui na terra, Jesus buscou meios humanos bem simples para fazer chegar ao coração humano, a proposta deste reino!
Como grande semeador, ele aproveitava as realidades vivida pelos “pequenos”,  transformando-as  em historinhas, conhecidas como parábolas!
 Falando em parábolas, Jesus passeava no coração do povo simples, pois estes, entendiam claramente a sua linguagem, afinal, eles viviam as realidades citadas por Jesus em suas histórias!
Uma parábola, tanto pode revelar, como esconder, vai depender de quem a escuta! Para quem busca os ensinamentos de Jesus, com o propósito de vivê-los, as parábolas falam fundo aos seus corações, revelam os mistérios do Reino! Já, para os que analisam os ensinamentos de Jesus segundo a ótica humana, as parábolas não dizem nada, são apenas histórias, estes, por ter o coração fechado, não assimilam a mensagem escondida nas entrelinhas das parábolas. Com esta pedagogia, Jesus trouxe um jeito novo de ensinar, totalmente  diferente dos lideres religiosos daquela época, que colocavam pesados fardos  nos ombros do povo.
 Esta forma diferente de ensinar, através de parábolas, causou uma curiosidade nos discípulos que perguntaram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” Pacientemente, Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que   tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem”... Com esta explicação, Jesus quis dizer, que na multidão que o cercava, estavam os que buscavam os seus ensinamentos e os que queriam apenas confrontá-lo, usando as parábolas, Ele falava somente para aqueles que de fato estavam interessados em acolher e viver os seus ensinamentos, ou seja,  o povo simples.
Quando Jesus diz: “eles”, Ele se refere aos fariseus e doutores da lei, estes, tinham o coração fechado, não O reconhecia como o Filho de Deus.
Os ensinamentos de Jesus são graças de Deus acessíveis a todos, aos  que os acolhe,  lhes é dado o dom da sabedoria para entende-los bem, aos que se fecham a graça de Deus, lhes é tirado até mesmo o pouco de entendimento que possam ter. 
A todo aquele que crê em Jesus, que está aberto para acolher a sua  proposta, é dado a graça de conhecer o mistério do Reino dos céus, presente no próprio Jesus! 
A parábola é sempre um convite a reflexão, sem nenhuma imposição, afinal, Jesus respeita a nossa  liberdade.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS - Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário