.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Herodes mandou decapitar João-Claretianos

Sábado, 1 de Agosto de 2015
Levítico 25,1.8-17: Cada um receberá sua propriedade
Salmo 66: O Senhor tenha piedade de nós e nos abençoe
Mateus 14,1-12: Herodes mandou decapitar João
1 Por aquela mesma época, o tetrarca Herodes ouviu falar de Jesus. 2 E disse aos seus cortesãos: É João Batista que ressuscitou. É por isso que ele faz tantos milagres. 3 Com efeito, Herodes havia mandado prender e acorrentar João, e o tinha mandado meter na prisão por causa de Herodíades, esposa de seu irmão Filipe. 4 João lhe tinha dito: Não te é permitido tomá-la por mulher! 5 De boa mente o mandaria matar; temia, porém, o povo que considerava João um profeta. 6 Mas, na festa de aniversário de nascimento de Herodes, a filha de Herodíades dançou no meio dos convidados e agradou a Herodes. 7 Por isso, ele prometeu com juramento dar-lhe tudo o que lhe pedisse. 8 Por instigação de sua mãe, ela respondeu: Dá-me aqui, neste prato, a cabeça de João Batista. 9 O rei entristeceu-se, mas como havia jurado diante dos convidados, ordenou que lha dessem; 10 e mandou decapitar João na sua prisão. 11 A cabeça foi trazida num prato e dada à moça, que a entregou à sua mãe. 12 Vieram, então, os discípulos de João transladar seu corpo, e o enterraram. Depois foram dar a notícia a Jesus.

Comentário


Ao conhecer a fama de Jesus, Herodes Antipas o associa ao Batista. Talvez lhe assediasse sua consciência pela morte tão absurda de Joao e pelos abusos que tinha cometido contra outros inocentes.
 A reação de Herodes revela uma mentalidade limitada capaz de supor que um morto voltaria à vida em outra pessoa com poderes extraordinários; porém, seus abusos de poder são também sinais típicos do ditador sem escrúpulos que se apega ao trono com artimanhas, se apossa da vida e bens do povo e não duvida em fortalecer seu domínio inclusive com ações repudiáveis para uma sã razão.
 Ao longo da história, personagens como Herodes Antipas fizeram e continuam fazendo muito mal à sociedade; sua ânsia de poder e de culto a si próprio, e quando o alcançam, os levam a dispor sem escrúpulos das vidas e os bens a seu alcance. E não é rato que pretendam agir assim em nome do próprio Deus. É dever cristão primordial contribuir e erradicar o mal instalado em muitos de nossos povos por culpa do pecado social e de poderosos opressores. Oxalá que a exemplo de Jesus e de João Batista, sejamos capazes de denunciar as injustiças e propor as bases para um mundo melhor, em que pese as duas consequências que implica ser profeta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário