.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 28 de julho de 2015

O pão descido do céu-Helena Serpa

02/08/2015 - XVIII Domingo do tempo comum – 1ª. leitura – Êxodo 16, 2-4.12-15 – “no meio do caminho, nós também somos provados”
Os israelitas agora se lamentavam por terem deixado “as panelas de carne” e o pão que comiam com fartura na terra na qual eles haviam sido escravizados. A necessidade do pão material fez com que eles se esquecessem de tudo quanto o Senhor lhes havia providenciado até aquele momento para que  continuassem com vida. Por isso, começaram a murmurar contra Moisés e contra Deus. No entanto, mesmo diante da incompreensão do povo, o Senhor prometeu-lhe o pão e a carne que veio em abundância em forma de  maná (que é isso?) e de codornizes. Fazendo um paralelo com a nossa travessia no deserto da nossa vida nós também podemos perceber que há momentos em que estamos maravilhados com a providência de Deus e com a Sua intervenção quando somos livrados de males e salvos das situações que temos de enfrentar. Quando conhecemos o poder do amor de  Deus nós também dizemos que aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Mestre, nosso Guia, nosso Libertador. Jesus nos arranca das situações de pecado e nós começamos a fazer uma caminhada de conversão. No entanto, no meio do caminho, nós também somos provados “para que saibamos quem é o Senhor nosso Deus”  e a fome de carne bate à nossa porta. Por isso, também, nós temos saudades do tempo da escravidão, quando tínhamos uma “falsa liberdade” para satisfazer a vontade do nosso ser carnal.  São momentos de aridez, de desconfiança, de falta de fé e de desânimo que nos levam também a murmurar e a desejar desistir e voltar atrás. No entanto, nunca podemos esquecer de que da mesma forma que Moisés foi  intercessor para o povo de Deus no deserto, Jesus Cristo é, diante do  Pai o nosso justificador e mediador e somente Ele pode nos enviar o alimento que o Pai providenciou para nós, o verdadeiro Pão da vida. O maná que a cada dia descia dos céus para os antigos é hoje o Pão da Palavra e da Eucaristia que nos fortalece o corpo, a alma e o espírito.  Assim sendo, não precisamos murmurar quando estivermos na sequidão do deserto. Peçamos a Jesus que interceda ao Pai por nós e Ele nos saciará e providenciará o Pão da vida. – Você costuma murmurar quando lhe faltam a fé e a esperança? – Você tem saudades do tempo em que você vivia na escravidão do pecado? – Você tem pedido a Jesus que o (a) alimente com o Pão da Palavra e da Eucaristia? – Você tem fome do amor de Deus?

Salmo 77 – “O Senhor deu a comer o pão do céu”

Da mesma fora como fez com os antigos é o Senhor quem providencia para nós o alimento em abundância. Esta verdade nós precisamos transmiti-la a todos com quem nós convivemos e deixá-la escrito para os que nos sucederem. Por isso, o salmista nos diz que não ocultemos a nossos filhos, mas sim contemos à nova geração as grandezas do Senhor e seu poder para que eles possam caminhar confiantes neste mundo em busca da terra prometida, o monte que o seu braço conquistou para nós.

2ª. leitura – Efésios 4, 17.20-24 – “nasceu em nós, o homem novo”
São Paulo nos conjura a seguirmos os ensinamentos de Jesus por meio da Palavra que Ele veio nos revelar.  Assim, portanto, ele nos exorta a permanecermos firmes renunciando à vida passada e   não querendo mais viver como vivem os pagãos que usam a inteligência para as coisas que não levam a nada. O primeiro passo que precisamos dar é, sem dúvidas, o de renunciar completamente à vida passada, despojando-nos do homem de mentalidade velha e corrompida pelo mundo, que tudo faz por interesse próprio e não considera o seu próximo digno de receber atenção. Depois, precisamos deixar que o nosso espírito se renove pela ação do Espírito Santo que tem o poder de fazer uma obra nova no nosso coração,  reconstruindo a nossa humanidade criada à imagem e semelhança de Deus. Quando temos consciência desse processo, nós também já podemos admitir que, nasceu em nós, o homem novo criado em verdadeira justiça e santidade. Tudo o que era velho e carnal, passa então a não ter mais sentido, pois já surge em nós a nova aurora, isto é, uma perspectiva de vida diferente e mais prazerosa ao nosso espírito. – Você já começou a viver este processo? – Você já se entregou ao Espírito Santo para que Ele o (a) renove? – Em você já nasceu o homem novo? – Tudo o que era velho já passou? 

Evangelho – João 6, 24-35 – “o pão descido do céu
A multidão de hoje somos nós que perseguimos os sinais de prosperidade, de poder, do sucesso e não percebemos o significado das coisas que nos são necessárias.  Nós também, como aquele povo que seguia a Jesus procuramos sinais que nos deem garantia de que iremos conseguir alcançar os nossos propósitos, nossos sonhos e desejos humanos. Jesus preanuncia para nós a Eucaristia, alimento que hoje nos  sustenta na  caminhada espiritual e fortalece a nossa alma. Por isso, precisamos nos colocar numa perspectiva espiritual a fim entendermos Suas palavras, pois Ele fala ao coração do homem e não à sua mente ou ao seu entendimento humano. Jesus é o pão que desceu do céu, o pão que foi providenciado pelo Pai como verdadeiro alimento para a alma do homem.   Não entendemos os verdadeiros sinais que Deus nos dá, pois vivemos cegos pela nossa própria humanidade que só quer o que lhe apetece e sacia a sua vontade. Jesus é o alimento no qual o Pai pôs o Seu selo de garantia, por isso, Ele mesmo nos adverte: “Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna e que o Filho do homem vos dará!” Se levássemos em consideração esta recomendação do Mestre a nossa vida deixaria de ser um fardo pesado e passaria a ser um presente de Deus. Se o nosso dia a dia fosse um ato de entrega e abandono aos planos do Pai, com certeza nós daríamos mais atenção às realidades que alimentam a nossa alma agitada e, assim, viveríamos na paz do Espírito.  “Senhor dá-nos sempre desse pão”, é o que devemos pedir a Jesus a cada instante da nossa vida e, assim, saciar a nossa fome de felicidade. – O que você tem feito para provar deste Pão? – Você ainda está esperando pão do céu ou já acolhe a palavra de Jesus como alimento para a sua caminhada? -  Você sente a necessidade de se alimentar com o Corpo e o Sangue de Jesus? 


3 comentários:

  1. Muito boa mesmo a reflexão e de linguagem simples para entender e uma grande ajuda.
    Deus te abençoe hoje e sempre..........

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Srª. Helena

    Sempre me socorro da Liturgia Diária para meus comentários no momento da partilha em nossa comunidade, e admito que nas muitas vezes são os seus que mais me ajudam a transmitir a evangelização para nossos irmão.
    Parabéns.

    Gerson

    ResponderExcluir
  3. José Maria Nascimento2 de agosto de 2015 às 09:18

    Obrigado Helena! Obrigado Senhor!!!

    ResponderExcluir