.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 21 de julho de 2015

-A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES-José Salviano

17º DOMINGO TEMPO COMUM

Evangelho - Jo 6,1-15


26 de Julho de 2015
Ano  B

PRIMEIRA LEITURA
         Uns oito séculos antes de Jesus, o profeta Eliseu realizou uma multiplicação de pães, que alimentou cem homens. Fato esse que aconteceu devido a sua grande fé. "Se tiveres fé, podereis fazer tudo que faço..."

SALMO
         Peça com fé, e até com lágrimas. Peça na hora da elevação do cálice, olhando para Jesus eucarístico. Prezadas e prezados irmãos. Isso funciona. Experimenta fazer isso na sua próxima vez que for à missa. Pois Deus está perto da pessoa que o invoca. Perto de todo aquele que o invoca lealmente com toda força e fé.

SEGUNDA LEITURA
         Suportai-vos uns aos outros. No começo do namoro,  os dois não reparam nem se importam com os defeitos um do outro. O impulso do amor, a atração física fala muito mais alto, e está tudo bem, é só alegria, amor e aventura. Ela lança seus encantos, com um olhar e um sorriso todo especial, ele faz uma pose de quem tem muito vigor físico, de quem é muito macho, resistente, forte, e que não esquenta com nada...
         Depois que vem a rotina, depois que o amor vai se esfriando, e principalmente quando a velhice vai apagando o vigor físico, só lhes restam a rotina nua e crua. A tendência é fazer tudo apenas por obrigação, a menos que os dois sejam fiéis a Deus, a menos que acreditem e sigam o Evangelho. Aí a coisa muda de figura, aí tudo é diferente, pois os dois estão unidos não só pela atração física, mas pelo AMOR DE CRISTO.

         Do mesmo modo, na convivência do dia-a-dia, com os colegas de classe, de trabalho, com os vizinhos, parentes, e familiares, o relacionamento é mantido equilibrado pelo jogo de interesses. Assim, o vendedor trata bem o cliente, o empregado bajula o patrão, bajula o chefe.   Porém, o motor que aciona, que movimenta tudo isso, é o interesse, pela sobrevivência. Suportamos, apenas para sobreviver. Aí não temos nenhum mérito. É um toma lá, dá cá, pelo jogo da vida. E Jesus nos advertiu sobre isso falando mais ou menos assim: "Quando fizer um festa, não convida aqueles que podem também convidar a vocês... mas convida os pobres...  ... empresta dinheiro àqueles que não podem pagar a vocês...
         Prezadas e prezados irmãos. Se deixarmos o amor de Cristo nos unir,  se seguirmos o Evangelho e fizermos  as coisas não só pelo interesse mas pela caridade,  pelo amor fraterno, a nossa vida terá muito mais sentido, a nossa vida será muito mais suportável, e até mesmo agradável. Pois assim estamos suportando uns aos outros com paciência no amor de Cristo que nos uniu, e estamos também nos preparando para a glória eterna.
         Se agimos com humildade, compreensão, tolerância, fraternidade, estamos combatendo o egoísmo, o orgulho, a auto suficiência, a exclusão, e o preconceito que somos inclinados a sentir perante os nossos irmãos.

EVANGELHO.

         O episódio da multiplicação dos pães, é mais uma grande demonstração do poder divino de Jesus. Seria preciso muito dinheiro para saciar a fome daquela multidão que havia se aglomerado perto de Jesus para ouvir suas palavras de conforto, e para obter os seus milagres.  Em um passe de mágica, cinco pães e dois peixes foram aumentando, multiplicado, ao ponto de alimentar cerca de 5000 pessoas sem contar mulheres e crianças e ainda sobraram 12 cestos.
Aqui está um grande significado, um simbolismo deste grande milagre de Jesus: Sobraram 12 cestos. Jesus se multiplicou em  12 apóstolos que foram alimentar multidões com o pão descido do céu. E esses 12 apóstolos, por sua vez, foram se multiplicando até chegar a você e eu que contribuímos de alguma maneira pela alimentação dos famintos e sedentos de Deus no mundo.
         Por que rezamos dizendo:  Que sejamos um só corpo um só Espírito? É por que quando somos alimentados por um único pão, o pão eucarístico, o pão que é transformado pelo sacerdote no corpo de Cristo, todos nós formamos um só corpo, que é o corpo de Cristo. Assim, seremos um só corpo, uma só fé no único Deus.
DESPERDÍCIO - Recolher as sobras. Quanto desperdício na sociedade de consumo!  O descartável é uma ferramenta para o  aumento do consumo. Uma economia baseada no acelerar do consumo, gera a longo prazo uma enorme crise. Foi o que aconteceu no Brasil nos últimos tempos (estamos em 2015). O estímulo ao consumo implica no desperdício, e desperdício de riqueza.  Comprar, usar e depois jogar fora para tornar a comprar e dinamizar a economia.  Exemplo. O seu celular é da hora? Foi comprado recentemente? Não? Então ele está obsoleto. Você precisa comprar outro mais avançado. Seu carro é do ano? Não? Então todos vão saber que você ganha pouco. Compre um carro novo agora! Assim fala a propaganda.  O comércio  não pode ficar parado.  Mas acontece que governar pisando no acelerador, gerenciar  uma economia baseada unicamente no estímulo do consumo, é uma economia artificial. Pois primeiro é preciso gerar riquezas, para em seguida estimular o consumo equilibrado.  
         Os ricos sabem muito bem disso. Eles são os maiores "pães duros"! Para se arrancar um tostão de uma pessoa rica, temos de suar sangue.  Aqueles que fazem serviços para os ricos sabem muito bem disso. Como é difícil receber o dinheiro do seu trabalho realizado. É preciso ir várias vezes a sua procura...
         Os ricos são ricos principalmente por que eles não esbanjam.  Pois nem sempre é importante ganhar muito, mas sim, gastar ou desperdiçar pouco, de forma controlável.  (Se falei aqui alguma besteira, peço a você que me corrija, e antecipadamente eu lhe agradeço).  
EUCARISTIA - Aqui, mais um significado da multiplicação dos pães, a qual foi relatada por seis vezes nos Evangelhos. Assim temos uma relação muito forte deste fato com a EUCARISTIA, na qual o próprio Filho de Deus  se nos ofereceu como alimento, o Pão descido do Céu. Jesus alimentou a multidão faminta com o pão do corpo, para os atrair para se alimentar do pão divino, o pão que é o seu próprio corpo. Assim devemos interpretar que nós somos famintos tanto do pão do corpo como do pão que é alimento da nossa alma.
         Hoje, são muitos que necessitam do pão de cada dia. Ainda agora com a agravação da crise, são muitos que passam fome, muitos que vivem na miséria, muitos que não conseguindo viver com o mísero salário da aposentadoria, passam por necessidades. Os velhos se conformam com essa  situação. Mas os jovens, incitados pela propaganda comercial, não ficam parados, e correm atrás de uma compensação, e a única forma de fazer isso é pela violência, ou seja, pelos assaltos...
PARTILHA - No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina a partilhar o pão. Ele nos mostra, que ao contrário do que pensam muitos sovinas, muitos gananciosos, mãos de vaca, ou mãos fechadas, que não dão nada a ninguém para não desinteirar o seu, Jesus nos mostra que quanto mais você der, mais Deus aumenta, multiplica o que você tem.  Experimente fazer isso! Você quer aumentar os seus bens? dê esmolas. Muitas esmolas. E você verá que nunca nada irá lhe faltar. Mas não se esqueça que a oferta na missa está inclusa a este seu gesto.  Este é o melhor dos investimentos! Repito: EXPERIMENTE, E VERÁS.
         Concluindo.  Desde muito tempo que a palavra  pão é significado de alimento. As escrituras estão cheias de referências ao pão de cada dia como sustento do corpo. Jesus nos trouxe o alimento do Céu, que é o seu próprio corpo.
         Lamentavelmente, os pães que compramos hoje nas padarias da vida, não são saudáveis. E isso é um fato constatado pelos nutrólogos, sendo que o  Dr. Lair Ribeiros     desaconselha completamente o seu consumo para o bem da nossa saúde.
Bom domingo. José Salviano. 
-----------------------------------------------
Dr. Lair Ribeiros. Vale a pena conferir outros vídeos. Faz bem à sua saúde:

Nenhum comentário:

Postar um comentário