.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Se creres, verás a glória de Deus - Helena Serpa

DIA 06- DOMINGO - Evangelho - Jo 11,1-45

1ª. Leitura Ezequiel 37,12-14 – “esperança de vida nova” 

O profeta Ezequiel, em Nome de Deus fala para um povo desanimado e sem esperanças, que estava banido da sua terra, longe do templo, experimentando o jugo da morte. Deus acena-lhe com a perspectiva de uma vida nova, em outras circunstâncias, prometendo-lhe o retorno à sua terra a fim de que soubesse que Ele é o Senhor, que diz e faz! Esta profecia é, hoje, para todos nós, mas principalmente para os que, de alguma forma, se encontram desanimados e desesperançados, porque estão longe de Deus, longe da Igreja e do convívio cristão, escravos do pecado. O Senhor promete nos tirar das nossas sepulturas, das nossas fobias, dos nossos temores, da nossa paralisia, quando estamos sob o jugo do pecado, que é a morte da alma. Promete nos resgatar para a Sua Igreja, para o seio da Mãe renovando-nos o espírito, com o poder do Seu Espírito Santo. Somos hoje o povo de Deus que caminha no exilio do mundo, sob o peso do pecado e da nossa humanidade corrompida. Mesmo que não queiramos admitir, muitas vezes nós somos sepultados nas covas que nós mesmos cavamos, mas os juramentos do Senhor são irrefutáveis. Precisamos, portanto, nos apossar das promessas de restauração que o Senhor nos faz reconhecendo a nossa fraqueza e nos deixando ser amparados pela Sua força. – Em algum momento você também se sente sem esperança, como se estivesse “morto (a)”? – Você admite que tenha cavado algumas sepulturas para si mesmo (a)? – Você acredita que Deus pode tirá-lo (a) de lá? - Faça o teste, deixe-se conduzir pelo Espírito Santo! 

Salmo 129 – “No Senhor, toda graça e redenção!” 


Mesmo que sejamos os maiores pecadores, mesmo que estejamos nas profundezas da morte pelo pecado, nunca podemos esquecer que o Senhor não leva em conta nossas faltas, quando clamamos o Seu perdão. Somente NELE poderemos colocar a nossa esperança, pois a nossa alma espera por Ele, ainda que o nosso corpo não queira admitir. No Senhor se encontra graça e redenção e a todo o momento Ele está pronto a nos libertar e absolver a nossa culpa. Por isso, podemos repetir com o salmista: “A minha alma espera no Senhor mais que o vigia pela aurora!” 

2ª. Leitura – Romanos 8, 8-11 – “o Espírito Santo é quem nos vivifica” 


Nesta leitura nós percebemos bem a diferença que há entre quem vive segundo a carne e quem vive segundo o Espírito. O Espírito Santo é a marca registrada de todos os que pertencem a Cristo e Nele se tornaram filhos e filhas de Deus. Portanto, os que foram batizados em Cristo têm em si o poder para vencer a barreira da carne deixando que o Espírito Santo que lhe foi concedido, direcione a sua vida e o faça viver conforme Cristo. Se o Espírito de Deus mora em nós, Ele nos vivificará e, mesmo que o nosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, nosso espírito está cheio de vida, graças à justiça. Não podemos viver no mundo como cidadãos comuns, seguindo a mentalidade da carne, nos conformando ao modismo e à mediocridade que nos deixa apáticos (as), atolados (as) no lamaçal. Precisamos nos apossar da nos carta de alforria para que realmente sejamos livres, de nós mesmos (as), por causa da nossa tendência pecaminosa. O homem e a mulher livres se deixam conduzir pelo Espírito Santo, promessa do Pai que Jesus nos enviou como advogado, consolador e santificador. O Espírito que ressuscitou Jesus Cristo nos ressuscita, desde já, das obras de morte, a que nos entregamos. – Você tem consciência de que o Espírito Santo de Deus mora em você? – As suas obras condizem com o que Deus preparou para você viver? – Você tem vivido na carne ou no Espírito Santo? – Você tem refletido sobre os frutos da sua vida? 

Evangelho – João 11, 1-45 ou 3-7.17.20.27.33-45 – “se creres, verás a glória de Deus” 


O Evangelho da ressurreição de Lázaro retrata para nós o domínio que Jesus tem sobre o pecado e a morte, logo, podemos crer que Ele também tem poder sobre a nossa vida. Jesus mesmo afirmou que a morte de Lázaro serviria para a glória Deus para que o Filho de Deus fosse glorificado por ela. Podemos, então, concluir que todas as pessoas que amam a Deus e acreditam em Jesus como seu Senhor e Salvador têm a sua vida posta sob a Sua autoridade. Naquele tempo, Marta foi ao encontro de Jesus porque confiava em que tudo o que Ele pedisse a Deus Lhe seria concedido. Hoje, nós, que acreditamos em Jesus e O temos como nosso Senhor, também podemos ter certeza de que tudo o que pedirmos ao Pai em Seu Nome, nos será dado, para a glória de Deus e do Seu Filho Jesus. Foi vontade de Deus que Lázaro, morto há quatro dias fosse ressuscitado e reintegrado ao seio da comunidade e da sua família. Hoje, também, é vontade de Deus que nós recebamos uma vida nova, que permaneçamos aqui na terra fora do sepulcro do pecado, da escravidão aos vícios, da desarmonia. Jesus precisou da ajuda daqueles que estavam ao redor do sepulcro de Lázaro, para que tirassem a pedra que o impedia de sair. Hoje também Ele se compadece das nossas misérias, das nossas enfermidades, da nossa paralisia e ordena àqueles (as) que estão mais próximos de nós e conhecem a nossa situação: ”Tirai a pedra”. Portanto, todos somos instrumentos de Jesus aqui na terra, como intercessores, como pregadores, como consoladores, confidentes, amigos solidários e muito mais. Todos nós necessitamos do poder ressuscitador de Jesus e todos nós possuímos o Espírito Santo que nos ajuda na obra de ressurreição que o Senhor quer fazer no mundo, através de nós. Basta que creiamos em Jesus e veremos a glória de Deus se manifestar. – Você crer que Jesus tem poder sobre a sua vida e pode tirá-lo (a) do sepulcro do pecado? – Você aceita ser instrumento Dele para ressuscitar os Lázaros de hoje? – Qual é a pedra que está impedindo de você levantar-se? – Você conta com alguém que o (a) ajude? 

Helena Colares Serpa

2 comentários:

  1. OBRIGADO!! POR NOS AJUDAR A ENTENDER AS LEITURAS QUE IREMOS PROCLAMAR, "FIQUE NA PAZ E AMOR DE JESUS E MARIA"

    LEITORES DA CAPELA SÃO JOSÉ - SANTOS

    ResponderExcluir
  2. Sempre encontro uma luz ao ler as homilias, me ajudam muitos nas minhas celebrações nas comunidades, sou Ministro da Palavra, e ao preparar a liturgia gosto de refletir nas homilias que encontro aqui.
    Obrigado
    Lourival

    ResponderExcluir