.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

“QUEM ACOLHER EM MEU NOME UMA DESTAS CRIANÇAS É A MIM QUE ESTARÁ ACOLHENDO. ”– Olívia Coutinho

 
Dia  25 de Fevereiro de 2014
 
Evangelho de Mc 9, 30-37
 
Vivemos numa sociedade materialista, que ignora o “ser,” que tem parâmetro o “ter”, uma sociedade fixada na idéia da competitividade, que tenta a qualquer custo nos desvirtuar dos bens eternos.
Contaminados por esta mentalidade contrária ao evangelho, muitos, chegam a assimilar a falta de esperteza e de dinheiro como sendo a causa  do seu  não êxito na vida.
Em meio a estes adversários do projeto de Deus, Jesus vem nos trazer uma proposta de vida nova, proposta, que ao contrário do mundo, tem como prioridade o “ser”!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, vem  nos alertar  sobre o perigo que corremos quando não estamos em sintonia com Jesus. Quando não aderimos  radicalmente ao projeto de Deus anunciado por Jesus, não tem como  entender as suas palavras, portanto, ficamos somente no superficial da fé, ou seja, acreditamos em Jesus, mas não vivemos a sua palavra.
O texto nos diz, que Jesus, distancio-se temporariamente do povo, para estar à sós com os discípulos, afim de ensina-los a percorrer corretamente o caminho novo traçado por Deus para eles. Conhecedor das fraquezas humanas, Jesus  tinha um cuidado especial para com àqueles que mais tarde dariam continuidade a sua missão aqui na terra. Além de capacitá-los bem, Ele estava sempre advertindo-os  sobre o perigo deles se deixarem levar pela auto-suficiência, pela vaidade, grandes adversários do projeto de Deus.
Os discípulos tinham muita dificuldade em entender o que Jesus  falava, e mais dificuldade tiveram ainda, quando Ele  fala sobre  o desfecho de sua trajetória terrena. A causa do não entendimento dos discípulos, era a falta de uma sintonia com Jesus. Mesmo estando juntos do Mestre, eles ainda não haviam entrado na dinâmica do Reino, continuavam presos às coisas do mundo, voltados para seus próprios interesses. Enquanto Jesus falava da sua morte e  ressurreição, eles estavam em outra sintonia, estavam  preocupados em se auto-promover, queriam  saber quem seria o maior entre eles, após o  retorno  de Jesus ao Pai.
Jesus, que conhece o pensamento de todos, reúne  os doze discípulos, e pacientemente os adverte: “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último, aquele que serve a todos”. E para mostrar o modelo de grandeza que agrada a Deus, Jesus  toma consigo uma criança e a coloca no meio deles dizendo:  “Quem acolher em  meu nome uma destas crianças, estará acolhendo a mim mesmo”. Naquele momento, Jesus convidou os discípulos e também a nós, a fazermos a diferença no mundo, a despirmos do nosso orgulho da nossa  vaidade,  para nos  tornarmos  puros como  uma criança.
Aquela criança, que Jesus colocou no meio dos discípulos, representa todos os que têm um coração puro, um coração que não  guarda rancores, um coração isento da  vaidade! Um pequeno ser, (criança) torna-se grande, ao se transformar num  instrumento de questionamento para os discípulos e para  todos que ainda hoje, continuam    almejando  ser grande aos olhos do mundo.
O ensinamento marcante que Jesus quis nos deixar no dia de hoje, é a importância de cultivarmos  a humildade, a simplicidade que torna puro o nosso coração. As suas palavras nos desperta para a importância de esvaziarmos de tudo que nos distancia do projeto de Deus, de desapegarmos das coisas do mundo, para nos tornarmos dependentes do Pai, assim como a  criança é dependente dos seus Pais!
A nossa preocupação primeira, não deve ser com a nossa promoção pessoal e sim, com a promoção da vida, da vida  em todo sua dimensão.
A chave que abre a porta do céu para nós, são os pequenos, não somente a criança, mas todos aqueles que estão às margens desta sociedade. Estes, são os últimos aos olhos do mundo, mas  os primeiros aos olhos de Deus, estando com eles, estamos com Deus!

Jesus, em sua permanência física aqui na terra  nos deixou um grande exemplo de humildade; mesmo sendo o próprio Deus, Ele se fez pequeno, a sua grandeza, estava em se sentir  “FILHO”! Um Filho totalmente dependente do Pai! 

Coloquemos este exemplo no nosso viver  e com certeza seremos muito felizes!

 
FIQUE NA PAZ DE JESUS!- Olívia

2 comentários:

  1. Tenho certeza que suas palavras são inspiradas pelo Espírito Santo de Deus.Procuro sempre estudar o que você escreve,pois estou na formação de ministro da palavra e tenho você como modelo.Peço a Deus que lhe ilumine e que você possa estar transmitindo sempre,palavras sábias e maravilhosas como estas.
    Que Deus te proteja! Amém!

    ResponderExcluir
  2. A Paz de Jesus!Cara irmã em Cristo,também gosto muito de suas partilhas.Temos,aqui na nossa cidade,uma Rádio que abriu um espaço para a Igreja Católica-exatamente a Hora da Ave Maria- e,nessa hora,após a recitação do Angelus e do santo do dia,lemos o Evangelho do dia e o partilhamos com os ouvintes.Gosto muito de usar a sua partilha porque "fecha"muito com aquilo que na Leitura Orante o Espírito Santo nos inspira,a nós e a ti!Obrigada por ser um instrumento Dele para a nossa conversão e aprendizado!Deus te abençoe!Abraço fraterno!

    ResponderExcluir