.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

“... E TERÁS UM TESOURO NO CÉU.” - Olívia Coutinho


Dia 03 de Março  de 2014
Evangelho de Mc 10,17-27
Vivemos numa cultura em que  tudo gira em torno das coisas materiais. E no  vazio existencial, muitos, vão perdendo o senso  do amor, do valor da fé, da solidariedade... Se não ficarmos atentos quanto as nossas escolhas, corremos o risco de nos contaminar pela mentalidade egoística do mundo, uma mentalidade  que valoriza o “ter” e não  o “ser.”
A  todo instante, Jesus nos convoca a mudarmos  esta realidade que aí está, a  darmos  um sentido novo à  nossa existência, abrindo mão dos nossos apegos para adquirirmos um tesouro no céu! A vida de quem aceita esta convocação  de Jesus,  se  transforma  numa verdadeira oferta de amor, numa  fonte de vida no mundo!
Quem coloca o Reino de Deus como prioridade em sua vida, vive em Jesus e Jesus vive nele, tornando assim,  um raio de luz na vida de quem vive nas trevas.
  O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, vem nos alertar sobre o perigo da riqueza. A riqueza quando não partilhada, se transforma num  grande abismo  entre  o homem e Deus.
O texto nos fala do encontro de um jovem rico com Jesus, um encontro, que tinha tudo para ser marcante e definitivo na vida deste jovem, se não fosse  a força do fascínio da riqueza que o  puxou para trás, que o impediu  de usufruir da riqueza maior: fazer parte do reino de Deus!
No relato, nota-se que a tristeza tomou conta daquele jovem que esteve tão perto da verdadeira felicidade, mas que a deixou escapar de sua vida, por não conseguir desapegar-se dos bens matérias!
“É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus!” Estas palavras de Jesus, deixaram os discípulos apreensivos, certamente eles pensaram: se para os ricos, que de acordo com a mentalidade judaica, eram vistos como privilegiados de Deus era tão difícil entrar no reino de Deus, imagine para eles que eram pobres!
A dificuldade que os discípulos tiveram em entender estas palavras de Jesus, originou-se da imaturidade da fé. Os discípulos, nesta ocasião, eram imaturos na fé, eles   ainda não compreendiam o messianismo Jesus, ainda carregavam consigo a mentalidade do mundo. Mesmo convivendo diretamente com Jesus, eles não se sentiam suficientemente  seguros, quanto ao  que lhes reservaria o futuro.  
Os ensinamentos que Jesus nos passa no dia de hoje, são desafiadores, principalmente  para  muitos de nós, que tem “alma de rico” isto é,  que se deixa levar  por atitudes egoísticas.
É importante conscientizarmos de que Jesus não condena a “riqueza,”, isto é, a  riqueza lícita.  O que Jesus  condena,  é o apego, o apego é um grande inimigo que nos impede de colocarmos o Reino de Deus como prioridade em nossas vida.
Abrir mão de  interesses pessoais, para nos colocar diante de Deus como servo, é acima de tudo, fazer a difícil viagem de sairmos  de nós mesmo para  ir ao encontro do outro. É diante do outro, que ficamos diante de  Jesus!
A nossa riqueza maior é a nossa liberdade, um presente de Deus, pago com o sangue de Jesus. Preservemos esta liberdade, eliminando tudo que  distancia o humano do humano
FIQUE NA PAZ DE JESUS!- Olívia 

2 comentários:

  1. O amor verdadeiro(gerado pelo Espírito Santo em nós) nos leva a uma vivência de fraternidade,justiça e retidão.

    ResponderExcluir
  2. A maior riqueza q temos é poder ter Jesus na Santa Eucaristia, é saber q com tanta violencia e corrupção,temos um pai q olha e cuida d nós a todo instante.

    ResponderExcluir