.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

“E VÓS QUEM DIZEIS QUE EU SOU?” – Olívia Coutinho


Dia 20 de Fevereiro de 2014

Evangelho de Mc 8,27-33


É pela fé que reconhecemos Jesus como o nosso Deus e Senhor, o que não é fruto do esforço humano, mas sim, do acolhimento a este  dom de Deus que  é a fé.
Mas também não basta reconhecer Jesus como Deus e Senhor e nem ser somente  um  admirador de suas palavras, é preciso ir mais além, comprometer-se com Ele, testemunhá-Lo no nosso dia a dia, aceitar o seu chamado, aderindo à sua proposta de vida plena!
Nossa opção por Jesus, deve ser radical,  estar com Ele em toda e qualquer situação, do contrário, seremos cristãos pela metade.
Muitas vezes, professamos a nossa fé em Jesus, e até sentimos atraídos pelas suas propostas, mas quando tomamos conhecimento de que no seguimento a Ele, inclui a cruz, tendemos a recuar, um sinal de que ainda não temos uma fé suficientemente  madura para aceitarmos  o desafio da cruz!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, vem nos despertar para a importância  de conhecer bem Jesus, de nos tornar  íntimos Dele!
O texto nos diz, que Jesus, no desejo de saber se os seus discípulos  já haviam entendido o seu messianismo, lança-lhe duas perguntas:“Quem dizem o povo que eu sou? Para esta pergunta, surgiram várias resposta, afinal, é fácil responder em nome do outro, não compromete! Já  quando esta mesma  pergunta é direcionada aos próprios discípulos, vem o silencio, pois esta  pergunta, requer uma resposta pessoal, que exige  comprometimento. Pedro foi o único que respondeu com firmeza: “Tu és o Messias ”.  Esta resposta de Pedro, agradou Jesus, afinal ela é  fruto da sua convivência com Ele.  Pedro   reconhece Jesus como sendo  o Filho  de Deus, mas ele ainda  demonstrava não  haver  assumido de fato a condição  de verdadeiro discípulo, pois ele ainda  caminhava na obscuridade, carregando consigo a mentalidade do mundo, alimentando dentro de  si,  a ideia de um Messias glorioso, mas  sem a cruz.
Jesus, que conhece o interior das pessoas, percebe de imediato  a dificuldade dos discípulos  em aceitar o desafio da cruz, por isto, Ele  insiste em   fazê-los compreender  que, sem a cruz, é impossível entender quem é Ele e o que significa  segui-Lo.
Jesus proíbe severamente aos discípulos de revelar a sua identidade a quem quer que fosse, afinal, um povo que esperava um Messias triunfalista com poderes políticos, jamais aceitaria um Messias  na condição de servo, alguém que tivesse o olhar voltado para os pequenos! 
Jesus  sabia que não seria reconhecido como  Filho de Deus  sem antes passar pela cruz! Hoje, depois  de ter passado pela cruz, de nos ter dado tão grande prova de amor, Ele não nos faz  perguntas como esta, mas Ele espera de cada um de nós, uma resposta de amor!
Façamos a nós mesmo uma pergunta: “O que temos  feito da nossa  vida, que custou a vida de Jesus? Com certeza, a nossa resposta chegará até  Ele, não com palavras, mas com as nossas atitudes do dia a dia! É nas nossas ações do dia a dia, que vamos respondendo  ao  tão grande amor de Jesus por nós!
Sem aprofundarmos o nosso relacionamento com Jesus, ficaremos  no superficial da fé, na lógica dos homens,  não vamos compreender, que, para ganhar a vida, é preciso passar pela cruz, assim como Jesus passou.
O seguimento à  Jesus, inclui  à cruz, pois a nossa  adesão a Ele, nos leva a atitudes que contrariam  os seus opositores.
Carregar a cruz, não é buscar sofrimento, e sim, viver as conseqüências  de uma vida pautada no exemplo de Jesus, de uma vida coerente com o evangelho.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia


Um comentário:

  1. maria de lourdes da silva20 de fevereiro de 2014 às 09:10

    gosto muito das reflexões da Olivia gostaria que ela escrevesse de todos os dias,as outrs também são muito boas mas particularmente consigo gravar melhor o da Olivia.Muito obrigado.

    ResponderExcluir