.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la. Padre Queiroz

DIA 21 SEXTA - Evangelho - Mc 8,34-9,1

Quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la.
Neste Evangelho, Jesus nos apresenta três condições para ser da turma dele: renunciar a si mesmo, tomar a própria cruz e segui-lo.
A frase de Jesus – “Quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la” – parece uma contradição: quem perde a própria vida, este a salva. Na verdade, a palavra vida é usada aí por Jesus em dois sentidos: vida terrena e vida eterna no céu. Quem perder a vida terrena por causa dele e do Evangelho, este salvará a sua vida futura no céu.
A fidelidade no seguimento de Cristo tem de ser ilimitada, chegando inclusive a sacrificar a vida se necessário. Essa afirmação, por si, é óbvia, pois a vida eterna é muito mais importante e duradoura que esta vida terrena; se houver uma necessidade de escolha, claro que optamos pela vida futura.
Está nas entrelinha uma realidade que todos conhecemos: o seguimento de Jesus provoca oposições, que vão se tornando cada vez mais fortes e orquestradas. Só mesmo quem tem muita garra consegue ir em frente.
Outra realidade de fundo é o que aconteceu com Jesus. Ele não perseguiu ninguém, não fez violência, e mesmo assim foi perseguido e sofreu violência. Quem vai atrás dele sabe que o mundo não mudou e portanto vai sofrer isso também.
Jesus não apresenta a cruz como um bem, pois é claro que não é. Também não pede para a procurarmos, evidentemente. O que ele quer deixar claro é que ela será colocada no caminho dos seus seguidores, assim como foi colocada no seu caminho, e só quem a enfrenta, numa fidelidade até a morte, se salvará.
Devemos renunciar a nós mesmos, porque a nossa natureza pede e nos puxa para o contrário da cruz. Esta é a parte mais difícil. Daí a necessidade de nos prepararmos, fazendo sacrifícios e penitência, para assumir o domínio sobre o nosso corpo, ferido pelo pecado.
A palavra principal deste Evangelho não está escrita explicitamente: é o amor. Indiretamente está, quando Jesus diz: “por causa de mim”. Portanto, o que o cristão busca como valor máximo na vida é um amor sincero a Jesus, e ponto final. O amor torna doce o que é amargo, torna fácil o que é difícil, transforma a morte em vida, e vida para sempre.
Portanto, diante de qualquer problema que nos acontece, simbolizados na palavra “cruz”, devemos olhar, não para trás: “por quê?” mas para frente: “para quê?” e tirar proveito, pois “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28).
“Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora...” Jesus se refere ao testemunho, que faz parte do seguimento dele. Seguimento generoso, claro, pois de cristãos mais ou menos o mundo está cheio, e Cristo os detesta. Ele prefere mil vezes as pessoas que andam de costas para ele, àquelas que acendem uma vela para ele e outra para o diabo. Vivemos no meio de uma geração “adúltera e pecadora”; não compensa sacrificar o nosso futuro eterna, para termos um bom nome diante dela.
Certa vez, um grupo de jovens fez uma encenação: acenderam uma vela grande na frente da sala, representando Jesus Cristo.
Três deles tinham velas apagadas na mão. O primeiro foi e acendeu a sua vela na grande, representando o batismo. Mas, ao caminhar no meio dos outros, ficou com vergonha e escondeu a vela atrás da porta.
O segundo fez pior: ao caminhar com a sua vela no meio dos colegas, de repente a jogou no chão e pisou em cima, apagando-a.
O terceiro foi à frente, acendeu sua vela na grande e saiu caminhando do meio dos colegas. Ao ver a ver a vela atrás da porta, pegou-a, entregou ao colega que a havia escondido e os dois caminhavam juntos.
Vendo a vela pisada no chão, pegaram-na, acenderam novamente com as velas deles mesmos e a entregaram ao que havia jogado no chão.
Daí para frente, os três resolveram andar juntos, para que assim um ajudasse o outro a manter sua vela acesa.
Foi uma encenação simples, mas rica em ensinamentos. A vida em Comunidade é necessária para que perseveremos no seguimento de Jesus.
O profeta Simeão disse para Maria que o seu Filho será uma “luz para iluminar as nações” (Lc 2,32). Que ela nos ajude a nunca deixar apagar essa luz.
Quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la.
Padre Queiroz 


Nenhum comentário:

Postar um comentário