.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O Filho do Homem vai ser entregue... - Claretianos


Terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
7ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Adeltrudes de Maubeuge (abadessa), Ananias e Companheiros (mártires da Fenícia), Avertano de Limoges (religioso carmelita), Cesário Nazianzeno (irmão de São Gregório Nazianzeno), Donato, Justo, Herena e Companheiros (mártires da África), Etelberto de Kent (rei), Gerlando de Girgenti (bispo), Tarásio de Constantinopla (bispo), Vitorino e Companheiros (mártires de Dióspole, em Tebaida, no Egito), Walburga de Eichstadt (abadessa, foi filha do rei São Ricardo e sobrinha de São Bonifácio, apóstolo da Alemanha; teve dois irmãos santos: São Wilibaldo e São Winibaldo). 
Primeira leitura: Tiago 4,1-10
Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal
Salmo responsorial: Salmo 54(55),7-8.9-10a.10b-11a.23 (R. 23a)
Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!
Evangelho: Marcos 9,30-37
O Filho do Homem vai ser entregue...
Enquanto Jesus anuncia sua paixão e morte, os discípulos discutem sobre quem é o maior entre eles. Enquanto Jesus expressa sua doação por completo aos demais, os discípulos competem pela liderança e pelo poder sobre os outros. Devemos reconhecer que é mais comum em nossas comunidades a competição por cargos de animação deixando o serviço em segundo plano.
Jesus anuncia sua paixão conforme Isaías: “o Filho do Homem será entregue à morte”. Os discípulos o escutam, mas não compreendem, nem se preocupam em perguntar. Em casa Jesus pergunta o que falavam pelo caminho e eles ficam calados. Jesus diz: “quem quiser ser o primeiro, que seja o último e o servidor de todos”.
Jesus reitera que a chave do Evangelho não está no poder de dominação, mas no serviço amoroso aos demais. A incoerência com esses princípios evangélicos custou ao cristianismo grande parte de sua credibilidade. De que lado estamos na realidade: do domínio, poder e ambição, ou do serviço, amor e solidariedade?


Um comentário:

  1. nesta vida quero estar ao lado do amor e solidariedade, porque também é a vontade de Deus

    ResponderExcluir