.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A cruz de cada dia - Helena Serpa

6 DE MARÇO - Evangelho - Lc 9,22-25
Deuteronômio  30,15-20 -  “escolhe, pois, a vida”
Nesta passagem da Escritura nós lemos que Deus, que nos criou com liberdade, nos propõe caminhos a seguir, mas nos recomenda o caminho melhor, contido nos seus mandamentos, leis e decretos. Por isso, vemos que a vida e a felicidade; a morte ou a desgraça é o destino do homem que aceita ou não caminhar nos mandamentos do Senhor Deus. A escolha que fizermos nos levará a vivermos a bênção ou a maldição. Deste modo, todos nós temos o mapa para descobrir o caminho da vida e da felicidade.    A nossa própria vida se constitui uma prova da veracidade do que a Palavra nos afirma, e somos testemunhas disso quando caminhamos com Deus e seguimos a lei do amor, pois, apesar das dificuldades temos paz e esperança.  Do contrário, sofremos desespero, angústia e aflição. A proposta do Senhor para nós é que O amemos e provemos isto, seguindo os Seus caminhos e guardando as Suas leis e os Seus decretos. E a recompensa que teremos será uma descendência numerosa e a Sua bênção durante o tempo em que caminharmos aqui na terra. Porém, o Senhor também nos adverte: “Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar”, significando isto que a nossa vida aqui na terra é passageira e que o tempo em que nós vivemos é o momento ideal para aceitarmos a Sua proposta. A hora é esta! É pegar ou largar!  -  Como está a sua vida, seus sentimentos? - Você tem paz ou aflição no coração?  O que está lhe faltando?  – Você tem vivido na bênção ou na maldição? - Você, tem certeza que já fez a opção certa?  

Salmo 1 – É feliz quem a Deus se confia!”

A felicidade é a necessidade primordial da nossa alma e o salmista nos ensina o caminho certo para alcançá-la: confiar em Deus! O homem e a mulher que confiam a sua vida ao Senhor e que vivem em função da Sua Lei, com certeza encontrarão a felicidade verdadeira. Deus é a fonte da bem-aventurança e quem se apoia Nele é comparado a uma árvore plantada à beira do rio, por isso, tem a garantia de uma existência promissora. Tudo o que empreender, prosperará e as suas obras permanecerão para sempre.

Evangelho – Lucas 9, 22-25 -   “a cruz de cada dia” 


Neste Evangelho Jesus nos propõe a segui-Lo, mas não esconde de nós as consequências que isto pode acarretar na nossa vida. Ele nos propõe a Cruz como exercício para nos livrar de nós mesmos (as), da nossa vontade fraca, da nossa acomodação e nos deixarmos ser entregues à vontade do Pai que para nós é a felicidade suprema.  Portanto, a Palavra de Deus se realiza na medida em que nós a assumimos e, se Jesus nos manda tomar a Cruz e segui-Lo, não podemos continuar tentando ganhar o mundo inteiro apegados ao que temos e a quem somos, caminhando para a perdição. Com efeito, o seguimento de Jesus implica na renúncia total da nossa vontade humana que  nos leva a desejar conseguir tudo com facilidade e sem muito esforço. Jesus veio ao mundo com uma missão definida e concretizou-a assumindo a Cruz a fim de que pudéssemos também imitá-Lo nos desafios da nossa vida. Por isso, antes de nos fazer a proposta para que O sigamos Jesus nos fala do que Ele próprio teria que passar: sofrimento, rejeição, morte, mas afinal no terceiro dia, a ressurreição. A ressurreição de Jesus é, para nós, no entanto, a maior mensagem de esperança, pois sabemos que se Deus o ressuscitou no terceiro dia depois da Sua Paixão e Morte, também nos ressuscitará depois que passarmos pela cruz e também pela morte, para uma vida de glória. Precisamos, portanto, fixar os nossos olhos no amanhã que virá e não somente no hoje que estamos enfrentando.   -  O que você entende da proposta de Jesus para segui-Lo? -  O que você precisa renunciar para seguir a Jesus?  -  O que significa para você tomar a sua cruz?  Qual é a sua cruz?- Você pode ser a cruz? -  Você, que não se aceita,  que queria uma vida diferente!  Pense nisto!

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário