.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Vivei em paz uns com os outros-Fr. Anísio Tavares

DIA 27 QUINTA - Evangelho - Mc 9,41-50

Fr. Anísio Tavares, missionário redentorista.


Vivei em paz uns com os outros!”. Eis os pedido de Jesus!
Os evangelistas procuraram passar para o papel aquilo que viram e ouviram de Jesus. Interessante quando estudos mais aprofundados revelam que os evangelhos não são propriamente de um único autor, mas trata-se da experiência de cada comunidade. É a experiência de fé vivida em comunidade que encontramos nos Evangelhos.
O trecho do evangelho de Marcos que a Igreja nos propõe para meditarmos hoje provoca certo desconforto quando o lemos pela primeira vez. Como pode Jesus, tão bondoso e misericordioso, falar palavras tão radicais assim?
Os últimos versículos nos tranqüilizam, pois é um resumo que traz o motivo pelo qual Jesus usa tais figuras (corte dos membros, inferno (Geena), fogo, sal). Viver em Paz uns com os outros é a meta que Jesus propõe a nós, seus discípulos e discípulas. No entanto, o seguimento de Jesus exige radicalidade. É evidente que não se tratar de cortar fisicamente um membro de nosso corpo. Bem sabemos que o pecado não está nos membros, mas nas atitudes desordenadas que partem de nosso interior.
Jesus nos pede, portanto, que cortemos de nossa vida tudo aquilo que nos impede de viver em paz uns com os outros (egoísmo, ódio, ambição etc). Isso significa conversão profunda aos ensinamentos do evangelho. Viver a mensagem de Jesus de modo parcial resulta em escândalos aos pequeninos com os quais Jesus se identifica.
Compreendamos coerentemente essa passagem da Palavra de Deus a fim de podermos melhor viver nossa vida cristã embasada no amor e na caridade, como ela deve ser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário