.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Comeram e ficaram satisfeitos - Claretianos

Sábado, 15 de fevereiro de 2014
5ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia:Ágape de Terni (virgem, mártir), Cláudio de la Colombière (jesuíta), Craton e Companheiros (mártires de Roma), Decoroso de Capua (bispo), Eusébio de Aschia (eremita), Euseus de Serravalle (eremita), Fausto de Glanfeuil (monge), Geórgia de Clermont (virgem), José de Antioquia (diácono, mártir), Quinídio de Vaison (bispo), Sigfrido de Wexlow (monge, bispo), Tanco de Werden (monge, bispo, mártir), Walfrido della Gheradesca (abade), Winaman, Unaman e Sunaman (monges de Wexlow, mártires).
Primeira leitura: 1 Reis 12,26-32;13,33-34
Jeroboão fez dois bezerros de ouro
Salmo responsorial: 105(106),6-7a.19-20.21-22 (R.4a)
Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos
Evangelho: Marcos 8,1-10
Comeram e ficaram satisfeitos
Marcos relata o segundo episódio da multiplicação dos pães. Novamente a multidão próxima a Jesus está sem comer. Jesus manifesta sua preocupação a seus discípulos onde surgem dois assuntos importantes. O povo foi atrás de Jesus no deserto, esquecendo-se de sua casa e de sua comida por três dias. Jesus socializa seus sentimentos “tenho pena”.
Jesus somente manifesta sua preocupação com os discípulos que parecem não encontrar uma solução ao problema. Não havia nada onde estavam. Como arrumariam alimentos para toda aquela gente? A solução vem de Jesus. Pergunta pelo número de pães que possuem: sete.
Ordena que as pessoas se sentem. Depois toma os pães, da graças, parte-os e os da aos discípulos para distribuição. Faz o mesmo com os peixes, como na primeira multiplicação. Marcos evoca a eucaristia como uma doação, uma comunhão onde todas e todos têm direito ao pão da Vida até ficarem saciados.
De um pão gerado dentro do povo, a partir do pouco que se tem, é possível alimentar uma grande multidão. Como nós vivemos hoje a solidariedade?


Nenhum comentário:

Postar um comentário