.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

O QUE IMPORTA É O CORAÇÃO PURO – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Domingo, 2 de setembro de 2018.
Evangelho de Mc 7, 1-8. 14-15.21-23


Deus, por meio de Moisés no Sinai, havia deixado para o povo os grandes mandamentos de liberdade e vida, mas esses foram transformados num conjunto complicado de regras, e que no tempo de Jesus eram chamados de “tradição dos antigos” ou “tradição humana”.
Os fariseus viviam fiscalizando a vida de Jesus para pegá-Lo em alguma falta porque sua pregação e sua prática causava conflito entre eles. A intenção dos fariseus e doutores da Lei era ver se Jesus transgredia a Lei e a tradição.
Os Judeus entendiam que, seguindo rigorosamente essas regras, seriam puros diante de Deus. Para eles a contaminação tinha um caráter extremamente religioso, quem é impuro está longe de Deus e da Salvação. O ritual de purificação ia além da purificação do corpo, também os copos, jarros e pratos eram rigorosamente limpos. Acreditavam que lavando as mãos ou tomando banho, ficariam limpos, purificados dos pecados, que haviam cometido.
 Os fariseus levantam o seguinte problema para Jesus: lavar ou não lavar as mãos antes de se alimentar, porque seus discípulos não lavavam as mãos para comer. Os fariseus e doutores da Lei estavam criticando Jesus porque para eles essa tradição tinha uma conotação religiosa: ficar limpos dos pecados. A resposta de Jesus revela hipocrisia de quem, para seguir uma tradição humana, abandonava o mandamento de Deus. Jesus fala claro, o que torna impuro ou puro é o que sai de dentro da pessoa, do seu coração. O mal ou o bem que se pratica.
Jesus cita Isaías 29,13 e chama os doutores da Lei de hipócritas, mostra que muitas vezes aqueles que mais se mostram religiosos e fiéis observantes da lei, vivem uma religião vazia de Deus. Honram a Deus com os lábios, mas o coração está longe do que Ele ensina. Praticam apenas o rito, participam das celebrações, sem se encontrar com o Senhor verdadeiramente, mais para cumprir uma obrigação, um dever, um preceito e achar que cumpriu seu dever religioso. Não se sente compromissado com o projeto de Deus, com a justiça, o amor, a paz.
Jesus convocou a multidão e convidou-a a prestar muita atenção a suas palavras, faz com que vejam que o alimento é por si mesmo indiferente à pureza da alma. Só do coração, ou seja, da livre vontade do homem, pode vir o que é pecaminoso e que mancha a consciência do homem. Jesus explica que a impureza não está nos objetos e nas pessoas, mas é uma consequência das escolhas de vida que as pessoas fazem e que vem do coração. O que traz a verdadeira impureza para o ser humano são as más intenções, imoralidades, roubos, assassinatos, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e falta de juízo. Todas essas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem.
Não podemos honrar a Deus somente com os lábios, falar bonitas palavras, mas com o coração distante, o que vale para Deus são nossas atitudes de amor, de sinceridade, todos os gestos concretos de generosidade, solidariedade, fraternidade com os irmãos.
Nesse evangelho Jesus nos ensina a verdadeira religião, não só praticar regras, normas, ritos, mas colocar o amor acima de tudo, o respeito pelo próximo, o acolhimento ao diferente, a compreensão com o difícil, enxergar no outro o próprio Cristo. Ser para o irmão as mãos, a boca, os lábios, os pés, os ouvidos de Cristo no mundo de hoje.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes




2 comentários:

  1. Bela reflexão! Gostei muito! Deus te abençoe!

    Beatriz

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir