.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 8 de maio de 2016

-Pai, glorifica o teu Filho-José Salviano

10 de Maio de 2016

Evangelho - Jo 17,1-11ª


Jesus neste Evangelho está rezando ao Pai, e Ele começa sua oração assim:  “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti”...Em seguida, Jesus reza ao Pai por nós.  Jesus intercede por nós, pela nossa salvação.
Jesus está preocupado com o nosso futuro, com o destino futuro da nossa alma.  Mas você reparou num detalhe desta oração? Jesus está pedindo ao Pai por aqueles os escolhidos, aqueles que acreditaram  n’Ele, aqueles que guardaram a palavra.
Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
E repara a preocupação de Jesus, pelo fato de estarmos neste mundo, neste vale de lágrimas, nesta realidade repleta de armadilhas para o pecado: “Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”.
Nessa oração forte de Jesus ao Pai, Ele está intercedendo por nós, os escolhidos do Pai, aqueles que ouviram o chamado de Deus, os que acreditaram e seguiram Jesus. Será que eu sou um desses? Será que você é uma ou um desses escolhidos? Será que sou um desses que foram atraídos pelo Pai?
“Ninguém vem a mim sem que tenha sido atraído pelo Pai”.  “Não foram vós que vos escolhestes, mas sim, eu os escolhi”.  Palavras ditas por Jesus aos discípulos. Portanto, é uma honra muito grande saber que fomos escolhidos por Deus, para colaborar com a divulgação do seu Reino ao mundo.
Mas como podemos saber se estamos incluídos nessa oração de Jesus ao Pai? É fácil. É só me perguntar: Eu sigo os mandamentos? Eu procuro amar a Deus com todas as minhas forças, eu procuro a todo custo amar o próximo como a mim mesmo? Eu rezo sempre? Eu vou constantemente à missa? Estas são algumas das perguntas que posso fazer a mim mesmo, para saber se estou na lista daqueles a quem Jesus se importa, dos que Ele pede ao Pai que sejam salvos.
Minhas irmãs, meus irmãos. O egoísmo toma conta de todo o nosso ser de forma tal que até nas nossas práticas religiosas, ele está presente. Assim: Temos uma forte tendência a cuidar da nossa salvação, sem nos importar muito com os demais. Vamos à missa, rezamos bastante, eu e o Pai, você e Deus, mas, e os nossos irmãos? Aqueles que como ovelhas desgarradas se desviaram do rebanho de Cristo e hoje participam de outros rebanhos bem organizados e estão aterrorizando o mundo, os indefesos, e aqueles mal pagos para defender a segurança do povo? Será que não temos nada a ver com a salvação deles? Será que não devemos e podemos fazer nada?

Na nossa caminhada egoísta pela prática da fé, precisamos fazer uma revisão para verificar se realmente podemos estar entre aqueles que Jesus sempre intercede ao Pai. Porque não basta cuidar ardentemente da nossa salvação, se não nos importamos com a salvação dos nossos irmãos.

O que podemos faze por eles? É bem verdade que existem casos em que se chamarmos a sua atenção para que eles deixem o caminho do crime e voltem para Deus, podemos receber uma reação desastrosa da parte deles. É o caso de mães que nada tem mais o que fazer pelos filhos que seguiram o caminho do mal, além de rezar a Deus por Ele!

Assim também, por uma questão de prudência, não podemos ter uma ação direta para com aqueles que estão cegos e não enxergam os perigos dos caminhos que escolheram!

Mas de modo geral, nós podemos: aconselhar com o devido cuidado, advertir, denunciar, anunciar o Evangelho, e acima de tudo rezar muito pelos nossos irmãos desgarrados.

José Salviano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário