.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Os discípulos o viram andando sobre o lago-Claretianos

Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2015
Raimundo de Penhafort

1João 4,11-18: Se nos amamos mutuamente, Deus permanece em nós
Salmo 71: Que te adorem, Senhor, todos os povos
Mc 6,45-52: Os discípulos o viram andando sobre o lago

45 Imediatamente ele obrigou os seus discípulos a subirem para a barca, para que chegassem antes dele à outra margem, em frente de Betsaida, enquanto ele mesmo despedia o povo. 46 E despedido que foi o povo, retirou-se ao monte para orar. 47 À noite, achava-se a barca no meio do lago e ele, a sós, em terra. 48 Vendo-os se fatigarem em remar, sendo-lhes o vento contrário, foi ter com eles pela quarta vigília da noite, andando por cima do mar, e fez como se fosse passar ao lado deles. 49 À vista de Jesus, caminhando sobre o mar, pensaram que fosse um fantasma e gritaram; 50 pois todos o viram e se assustaram. Mas ele logo lhes falou: Tranquilizai-vos, sou eu; não vos assusteis! 51 E subiu para a barca, junto deles, e o vento cessou. Todos se achavam tomados de um extremo pavor, 52 pois ainda não tinham compreendido o caso dos pães; os seus corações estavam insensíveis.

COMENTÁRIO

Depois da multiplicação dos pães, os discípulos têm uma experiência especial, na barca, em meio ao lago, onde se encontram sozinhos e em perigo. Jesus se retira para orar e, mais tarde, sai ao encontro deles caminhando sobre a água.
A passagem de Jesus caminhando lago adentro é uma manifestação de seu poder e uma promessa de salvação para seus discípulos. Estes não o compreendem, porque tampouco haviam compreendido que na multiplicação dos pães, antecipação da Eucaristia, Jesus se havia feito alimento e sustento para todos e para sempre. Suas mentes seguem embotadas. Contudo, são daquele tipo que olham sem ver. É uma dura recriminação de sua cegueira, porém também uma exortação à comunidade cristã de todos os tempos para que se abra à fé em Jesus com a luz da manhã pascal. Tudo convida a crer que o Senhor ressuscitado está presente; de fato, sua presença protetora é segura. Ele age e deixa perceber sua glória divina inclusive na noite escura e na turbulência de um mar revolto. Hoje Jesus segue manifestando seu poder e suas palavras se tornam atuais para todos os discípulos de nosso tempo: “Ânimo, sou eu!” é um convite a continuar nosso caminho e missão, certos de que ele caminha conosco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário