.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 25 de janeiro de 2015

PEQUENEZ E GRANDEZA DO REINO – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

EVANGELHO DE Mc 4, 21-25

No tempo de Jesus era comum falar por meio de parábolas. Jesus falava assim. Eram as mais perfeitas e bonitas... Mas o que é parábola?
É uma comparação em forma de pequena história tirada dos fatos da vida diária do povo e tem por finalidade ensinar uma doutrina ou mensagem, provocar reflexão e tomada de atitude, uma mudança de coração e levar a pessoa a agir, à transformação de vida, enfim levar à conversão.
         Jesus usava a linguagem do povo, servia-se de comparações e semelhanças, contava histórias simples, ambientadas no modo de vida dos pastores, dos pescadores, dos comerciantes, dos cobradores de impostos  e, sobretudo, dos lavradores entre os quais vivia, extraídas da experiência da vida da roça. Deste modo todos o entendiam e conseguiam assimilar  sua mensagem.
         Por meio de parábolas, Jesus chama as pessoas para entrarem no Reino e se comprometerem com ele, mas não só com palavras, com atos, atitudes concretas de vida.
1- A SEMENTE QUE GERMINA POR SI SÓ -  (Mc 4,26-29)
Jesus compara o Reino de Deus com a semente que é lançada na terra... A semente é a Palavra de Deus.
         Essa parábola é dividida em três partes: a semeadura (v28), o crescimento da semente (vv 27-28), a colheita.
         A semente possui uma força própria e irresistível. Por si só, ela germina, cresce, produz fruto. Basta semear. Seu processo é lento, mas progressivo: folhas, espigas, grãos que as enchem. O homem não pode influenciar no destino da semente: por uma força própria ela segue seu processo.
 Os agricultores, no tempo de Jesus, depois de semear, só voltavam a se ocupar com a lavoura na hora da colheita, o que já não acontece hoje em dia, em que se faz necessário cuidar continuamente da plantação.
         A semente germina sozinha sem que o lavrador possa fazer outra coisa além de esperar dia após dia e noite após noite. Sua espera tem recompensa quando chega a colheita.
Assim é a semente do Reino de Deus, ela cresce por si só. O importante é semear. Semear é a ação do homem. Semeamos a Palavra de Deus nos corações das pessoas, mas só Deus dá o crescimento. Aí está o mistério da ação de Deus, silenciosa e imperceptível.
A Palavra de Deus é a semente. Ela tem em si mesma uma energia vital, irresistível. Depois de anunciada, ela penetra nas mentes e nos corações e quem já a escutou e acolheu nunca mais consegue permanecer o mesmo. É inevitável uma transformação interior.
         Agora é o tempo de semear e esperar a semente crescer, que é o tempo atual da Igreja, do povo de Deus, mas um dia chegará o fim deste mundo. Chegará tão certo como a colheita para o lavrador paciente. Sim, a colheita chegará. Ninguém poderá impedir que a hora de Deus chegue. A semente já está semeada, a colheita é certa. Agora é tempo de espera da chegada do Senhor.
Jesus nos diz nesta parábola que temos de saber esperar com paciência, certos de que a Palavra de Deus se cumprirá.
ESPERAR É O PREÇO DA FELICIDADE!

2 -  O GRÃO DE MOSTARDA   
         O centro da parábola está no contraste entre a menor de todas as sementes da terra e a maior de todas as hortaliças.
         O grão de mostarda é considerado a menor das sementes e se torna a maior das hortaliças. Nas colinas do mar da Galileia, a mostardeira atingia 3 metros de altura ou mais. E as aves do céu construíam ninhos em seus ramos.
Assim é o Reino de Deus que começou pequenino, mas se tornará grande, seu resultado será grandioso, tornando-se proposta universal. As aves do céu representam nações e povos que vão aderindo ao projeto de Deus semeado por Jesus, beneficiando-se dele. O Reino de Deus será o ponto de encontro de todos os povos! O Reino de Deus é acolhedor, abriga todos que se achegarem e que querem encontrar-se com Jesus. 
Deus espera a decisão de cada um, não força ninguém. Tem paciência e é capaz de nos ir conquistando pouco a pouco. Assim como o agricultor que semeia, tem paciência de esperar a colheita, Jesus também tem paciência de esperar seus filhos se voltarem para Ele, decidirem segui-Lo.
Da mesma forma, como as aves do céu fazem seus ninhos nos ramos da mostardeira, todas as pessoas são bem acolhidas no Reino de Jesus: ricos, pobres, pecadores, justos e santos, discriminados, doentes, marginalizados, bandidos, bons, prostitutas, ladrões, enfim no Reino de Deus tem lugar para todos. Podem entrar que serão bem acolhidos e amados por Jesus e transformados pela graça que Ele nos dá.
         Jesus quer dizer que o Reino de Deus está semeado no mundo e no coração da pessoa, como uma pequena semente e que poderá crescer e dar muitos frutos, que é a transformação do mundo onde ele foi semeado.
         A sementinha aos nossos olhos não é nada, é simples, insignificante, e Deus realiza o milagre de seu Reino poderoso e eterno. Só que a sementinha do Reino precisa de corações humanos a lhe emprestarem um cantinho onde possa criar raízes, crescer, se espalhar e produzir frutos de vida verdadeira.
         Senhor, que nosso coração acolha a Palavra de Deus para que tal semente possa crescer e nos alimentar a todos.
            Paz e amor a todos!


Maria de Lourdes

2 comentários:

  1. Maria de Lourdes, parabéns pela bela reflexão, eu já havia preparado minha reflexão para este dia, com seu consentimento vou pegar uma carona neste seu barco que navega sobre as ondas da palavra de Jesus. Um grande abraço e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Oi, José,
    Fiquei muito contente de poder contribuir na sua evangelização.
    Abraços em Cristo,
    Maria de Lourdes

    ResponderExcluir