4º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Dia 1º de Fevereiro de 2015
Evangelho de Mc 1, 21-28
Deus nos deu a vida e todas as condições para sermos felizes, porém, Ele respeita a nossa liberdade, nos deixa livres para fazermos as nossas escolhas! Somos nós que escolhemos a direção que daremos a nossa vida! Não podemos esquecer nunca de que a vida é a maior expressão do amor de Deus e que não conduzi-la para o bem, é a maior ingratidão ao nosso criador!
Viver é a mais bela oportunidade que Deus nos oferece para buscarmos através de Jesus o nosso encontro definitivo com Ele!
O evangelho que a liturgia deste domingo nos apresenta, vem nos mostrar um Deus comprometido com a vida, com a vida em toda a sua dimensão, um Deus libertador que fala com autoridade, que se revelou plenamente na pessoa de Jesus!
O texto nos diz, que Jesus, num dia de sábado, entra numa sinagoga em Cafarnaum, junto com os seus discípulos e começa a ensinar.
O povo percebe de imediato o jeito diferente de Jesus ensinar e fica maravilhado com tudo o que Ele diz! Ao contrário dos mestres da lei, Jesus falava com autoridade isto é: falava com conhecimento, o que ouvia do Pai! As suas palavras, ao mesmo tempo que ensinava, libertava, por isto, os seus ensinamentos eram vistos pelo povo, como um ensinamento novo, diferente dos mestres da Lei, que além de não viver o que falavam, colocavam pesados fardos sobre os ombros do povo. O que infelizmente ainda hoje, acontece no nosso meio; grupos que se dizem “religiosos”, mas que se mantem de teorias, sem uma caminhada comprometida com a vida.
A narrativa nos diz ainda, que na sinagoga, havia um homem possuído por um espírito mal, cuja simples presença de Jesus o atormentava.
Diante da presença de Jesus, ele gritou: “Que queres de nós Jesus Nazareno? Viestes para nos destruir? Eu sei que tu és o santo de Deus!” Jesus percebe o estrago que o mal havia feito naquele homem, que já não tinha capacidade de reconhecer a necessidade de libertação. Na sua vulnerabilidade, ele vê Jesus, ( o bem) como uma ameaça. Tal era a sua pertença ao maligno, que ele, ao se dirigir a Jesus: diz: “nós”. E Jesus, fonte de libertação se compadece daquele homem, e fazendo uso da sua autoridade intima o inimigo: "Cale-Te e sai dele!".
A partir daquele momento, aquele homem, sente completamente liberto da escravidão que o impedia de ser ele mesmo!
Jesus, nesta sua ação libertadora, desmascara a mentalidade dos dirigentes religiosos, pois o seu olhar vai além dos limites impostos por eles, afinal, Jesus enxergou o homem, e não o mal que estava nele, o mal, Jesus retirou com a sua autoridade, e o homem, Ele trouxe de volta à vida!
Aquele homem possuído pelo espírito mau, representa todas as pessoas que estão sendo escravizadas pelas forças contrárias ao evangelho, que estão sendo impedidas de falar e de agir como sujeitos da sua própria história, àqueles, cuja vida está sobre o total controle de quem os oprime. As palavras do Santo evangelho, nos convida a conhecermos a verdade que liberta e a viver esta verdade! Só assim, podemos também falar com autoridade e nos tornar caminho de libertação para o outro!
Não podemos negar a existência e a força do mal, o mal existe e está sempre a nos rondar, mas ele só ganhará força em nós, se nos distanciarmos de Deus.
O mal e o bem, confrontam-se dentro de nós, somos nós que escolhemos qual dos dois queremos cultivar. Se o mal está ganhando força em nós, é sinal de que não estamos alimentando o bem plantado por Deus em nossos corações!
O mal, não sobrepõe o bem, por isto é importante estarmos sempre embebidos no amor do Pai, na força do Filho e sob a luz do Espírito.
Saber que Jesus é Filho de Deus, todos sabem, até o inimigo, o que faz a diferença mesmo, é saber quem é o Filho de Deus! Conhecer Jesus, saber quais são as suas propostas, é o primeiro passo de quem quer fazer a melhor escolha para sua vida!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
A a ovelha quando se distancia do rebanho fica susceptível ao ataque do lobo.
ResponderExcluirViver em comunidade servindo a Deus e aos irmãos, praticar as virtudes de Maria conduzidos pelo Espírito Santo nos mantém fortes para superarmos as tempestades.
Jane Maria
Cariacica - ES
A a ovelha quando se distancia do rebanho fica susceptível ao ataque do lobo.
ResponderExcluirViver em comunidade servindo a Deus e aos irmãos, praticar as virtudes de Maria conduzidos pelo Espírito Santo nos mantém fortes para superarmos as tempestades.
Jane Maria
Cariacica - ES
Amém Olívia! Benza Deus como você faz uma MARAVILHOSA reflexão da Palavra do Senhor! Obrigada Senhor pela inspiração que concedes a vossa serva Olívia! Que Deus a abençoe e na medida que caminhares na vida, mais perfeita seja a tua, a nossa Fé!. Que o Espírito Santo sempre encha o seu coração... Amém.
ResponderExcluir