.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?

Terça-feira, 27 de Janeiro de 2015
Angela de Merici

Hebreus 10,1-10: Aquí estou, ó Deus, para fazer a tua vontade 
Salmo 39: Aquí estou, Senhor, para fazer a tua vontade   
Marcos 3,31-35: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?

31 Chegaram sua mãe e seus irmãos e, estando do lado de fora, mandaram chamá-lo. 32 Ora, a multidão estava sentada ao redor dele; e disseram-lhe: "Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram." 33 Ele respondeu-lhes: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?" 34 E, correndo o olhar sobre a multidão, que estava sentada ao redor dele, disse: "Eis aqui minha mãe e meus irmãos. 35 Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."

COMENTÁRIO

 Jesus está também na mira de seus familiares que provavelmente contemplam maravilhados tudo o que ele realiza. Nesta passagem Jesus coloca em evidência sua relação com sua família e com todos os seus seguidores. Seus familiares haviam manifestado já sobre ele seu parecer, porém ainda não haviam recebido de seus lábios uma resposta. Recebem-na agora, ante a visita, talvez com propósito diferente, de sua mãe e dos seus familiares mais chegados. As palavras de Jesus não manifestam frieza de sentimentos ou desprezo dos vínculos familiares, tão estreitos na Palestina. Revelam antes as exigências que leva consiga o chamado, através do qual se vai constituindo a nova e verdadeira família de Jesus. Trata-se, em consequência, de uma exortação aos que estavam aí sentados e, através deles, à comunidade cristã de todos os tempos. A escuta atenta de sua Palavra e o cumprimento da vontade de Deus serão os traços que caracterizam sempre o autêntico discípulo.

O pedido que Jesus faz é que escutem sua palavra. Isto nos remete às palavras dos profetas que convidavam o povo a escutar a Palavra de Javé com o “shemá Israel”, isto é, “escuta, Israel”. É agora Jesus, o Messias enviado de Deus, que cria, através de sua palavra, o novo povo de Deus. O convite é que escutemos essa voz que nos fala nos acontecimentos da vida diária junto aos familiares, amigos, vizinhos... enfim, em toda nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário