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segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A messe é grande-Claretianos

Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2015
Timóteo, Tito, Silas

2Timóteo 1,1-8: Refrescando a memória de tua fé sincera
Salmo 95: Cantemos a grandeza do Senhor
Lucas 10,1-9: A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.

1 Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. 2 Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. 3 Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. 4 Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. 5 Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! 6 Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. 7 Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. 8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. 9 Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo.

COMENTÁRIO

O tema da colheita proporciona a Jesus a ocasião para proferir seu discurso. Ele transfora os ceifadores de trigo em ceifadores de homens, como já o havia feito com os pescadores. Porém, a colheita se reveste de uma significação teológica importante nas Escrituras (Am 9,13-15), e confere uma densidade particular à missão dos discípulos: este é já o compromisso da humanidade para com o reino que está para vir. Preludia o juízo de Deus porque sua palavra comporta seu juízo e discernimento dos corações. A partir de então não é estranho que a missão acabe muitas vezes em perseguição (v. 3).
Enquanto a versão de Mateus nos mostra uma visão destas perseguições em tom muito apocalíptico, Lucas prefere ater-se à enumeração dos conselhos práticos dados por Jesus a seus discípulos. Projetado para a esperança messiânica e a proximidade de seu objeto (v. 9), o discípulo não pode já atribuir valor aos meios e às técnicas do mundo presente. A proximidade do reino acarreta preocupações, além da segurança em relação ao futuro. Sua pobreza tem, pois, significação profética. A pobreza do missionário é anunciadora do reino que vem. O segundo conselho dado aos missionários concerne às suas relações com seus anfitriões. É preciso que os discípulos expressem o caráter de peregrinos e nômades, nunca instalados, mas sempre a caminho para o reino.


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