.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A caridade está acima das regras-Helena Serpa

20 de Janeiro - Terça - Evangelho - Mc 2,23-28

Hebreus 6, 10-20 – “ herdeiros das promessas de Deus!”

 “Abraão foi perseverante e alcançou a promessa!”  O seu exemplo, então, nos é providencial! Ele tornou-se herdeiro da promessa de Deus e a alcançou, pela fé e perseverança.  Há no coração de Deus, para nós  um segredo que vai se revelando enquanto caminhamos firmados (as) nas Suas promessas. Tudo acontece no devido tempo e conforme os desígnios do Senhor. Por isso, a leitura nos exorta a prosseguirmos com perseverança, apoiados (as) na esperança de que Deus não é injusto e nos cumulará de bênçãos na medida em que NELE esperarmos.  Normalmente, no mundo, os homens não põem em dúvida o juramento das pessoas que são muito importantes e poderosas. Fazendo uma avaliação, portanto, consideramos o juramento de Deus ainda mais confiável, pois é irrevogável e muito mais valioso e poderoso para nós do que qualquer palavra de um ser humano. Podemos, pois, manter firme a esperança, que é a âncora da nossa vida, isto é, o sustento para as nossas aspirações.  Ter esperança é esperar com confiança em Deus e nele buscar alento e auxilio para as necessidades do tempo presente vislumbrando um futuro promissor. A esperança nos leva mais além das nossas previsões e dos nossos cálculos e nos garante tudo o que não conseguimos ainda enxergar ou tocar. – Você é uma pessoa esperançosa? - Você vive o presente como um presente de Deus ou fica olhando para o passado que já foi presente mas não volta mais? – Como você tem projetado a sua vida?


Salmo 110 – “ O Senhor se lembra sempre da aliança!”

Este salmo nos leva a ser agradecidos (as) a Deus pela Sua providência na nossa vida. Precisamos, pois, de estar firmes nesta verdade: as obras do Senhor merecem todo o amor e admiração!  A aliança que Deus fez conosco é eterna, como eterno é o Seu amor, portanto, ela não se desfaz apesar da nossa crueldade. Deus sempre nos dará a chance, para, reconhecendo a nossa limitação, colocá-Lo como centro da nossa vida. Aí então estaremos libertos da impiedade e alcançaremos o prêmio da bem-aventurança, isto é, da felicidade.

Evangelho Marcos 2, 23-28 – “a caridade está acima das regras”

Neste Evangelho Jesus nos ensina a colocar a caridade como principal lei para as ações da nossa vida. No mundo e até mesmo dentro da Igreja, já nos convencionamos aos preceitos e às regras e não percebemos que muitas vezes, estamos sendo injustos e infratores da Lei de Deus. A Lei de Deus é o AMOR! Tudo o que o Pai criou, Ele o fez em favor do homem, objeto do Seu Amor, portanto, dizer que “o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado” significa que a nossa sobrevivência e a caridade conosco mesmos (as) estão acima das normas que, apesar de estabelecidas para direcionar a vida do homem, quando mal aplicadas, se voltam contra ele próprio.  Por isso, o Evangelho nos revela como os homens de Deus agiram na hora em que tiveram fome e precisaram de alimento.  Nunca podemos nos esquecer de que a nossa vida e a nossa sobrevivência estão em primeiro lugar na escala de prioridades.   Como podemos amar ao nosso próximo se não amarmos a nós mesmos (as)? Como podemos alimentar o nosso próximo se não tivermos o alimento para dar?  Não poderemos dar força aos nossos irmãos e irmãs se nós mesmos (as) estivermos fracos (as). Por isso, sabiamente Jesus permitiu aos seus discípulos que arrancassem “espigas” em dia de sábado e infringissem a lei a fim de matar a fome a sua fome. -  Você também é como os fariseus que punham as regras acima da caridade? – Você se admira quando vê alguém quebrando o protocolo para ajudar a si mesmo ou a alguém?  – O que você aprendeu mais com esse Evangelho?


Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário