Terça-feira,
06 de Janeiro de 2015
Melquior, Gaspar e
Baltasar
1João 4,7-10: Deus é
amor
Salmo 71: Que te
adorem, Senhor, todos os povos
Marcos 6,34-44: Jesus
se revela como profeta
34
Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era
como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas. 35 A
hora já estava bem avançada quando se achegaram a ele os seus discípulos e
disseram: Este lugar é deserto, e já é tarde. 36 Despede-os, para irem aos
sítios e aldeias vizinhas a comprar algum alimento. 37 Mas ele respondeu-lhes:
Dai-lhes vós mesmos de comer. Replicaram-lhe: Iremos comprar duzentos denários
de pão para dar-lhes de comer? 38 Ele perguntou-lhes: Quantos pães tendes? Ide
ver. Depois de se terem informado, disseram: Cinco, e dois peixes. 39
Ordenou-lhes que mandassem todos sentar-se, em grupos, na relva verde. 40 E
assentaram-se em grupos de cem e de cinquenta. 41 Então tomou os cinco pães e
os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, abençoou-os, partiu-os e os deu a
seus discípulos, para que os distribuíssem, e repartiu entre todos os dois
peixes. 42 Todos comeram e ficaram fartos. 43 Recolheram do que sobrou doze
cestos cheios de pedaços, e os restos dos peixes. 44 Foram cinco mil os homens
que haviam comido daqueles pães.
COMENTÁRIO
Com
esta passagem, Marcos inaugura uma nova secção de seu evangelho. Não se trata
já dos primeiros passos apostólicos do rabino Jesus, nem das vitórias sobre a
enfermidade e os demônios, mas de uma secção particular, unificada em torno do
tema do pão: duas multiplicações de pães.
Aqui
Marcos introduz a secção colocando em relevo o papel importante que desempenham
os apóstolos nas preocupações catequéticas de Jesus. Porém, o versículo 34,
específico seu, é muito significativo. O tema do rebanho sem pastor é tirado do
livro dos Números 27,17, e nele está refletida a preocupação de Moisés por
encontrar um sucessor para não deixar o povo sem direção. Jesus se apresenta
assim como o sucessor de Moisés, capaz de conduzir o rebanho, de alimentá-lo
com pastos de vida e conduzi-lo às pastagens definitivas. Todo o texto dos pães
está concebido de tal forma que Cristo aparece efetivamente como esse novo
Moisés: aquele que oferece o novo maná; que triunfa sobre as águas do mar; que
liberta o povo do legalismo a que os fariseus haviam reduzido a lei de Moisés e
por fim abre inclusive aos pagãos o acesso à terra prometida.
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