.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Jesus se revela como profeta-Claretianos

Terça-feira, 06 de Janeiro de 2015
Melquior, Gaspar e Baltasar

1João 4,7-10: Deus é amor  
Salmo 71: Que te adorem, Senhor, todos os povos
Marcos 6,34-44: Jesus se revela como profeta

34 Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas. 35 A hora já estava bem avançada quando se achegaram a ele os seus discípulos e disseram: Este lugar é deserto, e já é tarde. 36 Despede-os, para irem aos sítios e aldeias vizinhas a comprar algum alimento. 37 Mas ele respondeu-lhes: Dai-lhes vós mesmos de comer. Replicaram-lhe: Iremos comprar duzentos denários de pão para dar-lhes de comer? 38 Ele perguntou-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. Depois de se terem informado, disseram: Cinco, e dois peixes. 39 Ordenou-lhes que mandassem todos sentar-se, em grupos, na relva verde. 40 E assentaram-se em grupos de cem e de cinquenta. 41 Então tomou os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, abençoou-os, partiu-os e os deu a seus discípulos, para que os distribuíssem, e repartiu entre todos os dois peixes. 42 Todos comeram e ficaram fartos. 43 Recolheram do que sobrou doze cestos cheios de pedaços, e os restos dos peixes. 44 Foram cinco mil os homens que haviam comido daqueles pães.

COMENTÁRIO

Com esta passagem, Marcos inaugura uma nova secção de seu evangelho. Não se trata já dos primeiros passos apostólicos do rabino Jesus, nem das vitórias sobre a enfermidade e os demônios, mas de uma secção particular, unificada em torno do tema do pão: duas multiplicações de pães.
Aqui Marcos introduz a secção colocando em relevo o papel importante que desempenham os apóstolos nas preocupações catequéticas de Jesus. Porém, o versículo 34, específico seu, é muito significativo. O tema do rebanho sem pastor é tirado do livro dos Números 27,17, e nele está refletida a preocupação de Moisés por encontrar um sucessor para não deixar o povo sem direção. Jesus se apresenta assim como o sucessor de Moisés, capaz de conduzir o rebanho, de alimentá-lo com pastos de vida e conduzi-lo às pastagens definitivas. Todo o texto dos pães está concebido de tal forma que Cristo aparece efetivamente como esse novo Moisés: aquele que oferece o novo maná; que triunfa sobre as águas do mar; que liberta o povo do legalismo a que os fariseus haviam reduzido a lei de Moisés e por fim abre inclusive aos pagãos o acesso à terra prometida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário