.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 8 de novembro de 2020

O ZELO POR TUA CASA ME CONSUMIRÁ-Olivia Coutinho

 

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 09/11/20 - Jo2,13-22

 

SEGUNDA-FEIRA - DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO - (CATEDRAL DE ROMA) - FESTA

 “O ZELO POR TUA CASA ME CONSUMIRÁ."

 Reflexão de Olivia Coutinho

 Caros irmãos e irmãs em Cristo!

 Numa sociedade indiferente aos apelos de Jesus, o que impera é o consumismo a ganancia, grandes inimigos que separa a criação do seu Criador... 

A palavra de Deus que nos é apresentada no evangelho de hoje, chama a nossa atenção sobre a importância de eliminarmos tudo o que nos impede de fazer do nosso coração, um templo vivo, onde Jesus possa habitar.
O texto começa mostrando-nos a indignação de Jesus diante a uma tamanha inversão de valores: um lugar onde deveria ser um local de oração, de encontro de irmãos, sendo transformado num lugar de comercio, de exploração da fé. 
Indignado, Jesus age com rigor, espalha as moedas pelo o chão, derruba as mesas, expulsa os vendedores e todos os animais, com exceção das pombas, com essas, Jesus foi mais ameno, não as expulsou, pediu que as retirassem dali, provavelmente, em respeito aos pobres, pois as pombas, eram as oferendas que os pobres faziam ao templo.
É importante entendermos: a preocupação de Jesus, não era com o templo de pedra em si, e sim, com o templo de “pedra viva" que é a pessoa humana. Jesus sabia da esperteza dos vendilhões do templo, Ele estava ciente de que estes, que se diziam fiéis a Deus, estavam explorando o povo principalmente os mais pobres.
“Não façais da casa de Meu Pai, uma casa de comercio.” Depois da ressurreição de Jesus, os discípulos lembraram deste seu dizer, e o associaram com o que diz as escrituras: O zelo pela casa do meu Pai me consumirá.” Graças ao testemunho destes discípulos, hoje, nós sabemos, que foi o zelo pelo o que é do Pai, (a humanidade) foi o que levou Jesus à morte, e sabemos também, que foi o amor do Pai pela humanidade, que o ressuscitou no terceiro dia. 
Sempre que deparamos com este evangelho, é comum, ficarmos centrados na atitude severa de Jesus, expulsando os vendilhões do templo e com isso, não meditamos o mais importante, o cerne do evangelho, que é a apresentação de Jesus como o templo vivo de Deus: “Destruí este templo, e em três dias o levantarei.” Com essas palavras, Jesus se revela como o Templo vivo de Deus, fazendo alusão a sua morte e ressurreição, mas por estarem voltados para as coisas materiais e cegos para as coisas de Deus, os vendilhões do templo, não entenderam aquela revelação! Enquanto Jesus falava de um templo de carne, que era Ele mesmo, eles entenderam que Jesus estava se referindo ao templo de pedra chegando a zombar Dele. 
Jesus é o templo vivo de Deus, enxertados Nele, somos também, templos vivos de Deus, seres humanos divinizados, que carrega dentro de si, a essência Divina!
Como seguidores de Jesus, precisamos nos comprometer mais com a construção e com a conservação do templo vivo de Deus, que é o ser humano na sua totalidade.
Cuidemos do nosso corpo e respeitemos o corpo do outro, pois o nosso corpo e o corpo do outro, é um Santuário, o templo vivo de Deus...

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir