.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

-A vossa libertação está próxima-José Salviano

 

26 de novembro de 2020

 

Evangelho Lc 21,20-28



 

Evangelho

 

Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação.
Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; os que estiverem no meio da cidade, saiam; e os que nos campos não entrem nela.
Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas.
Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias! porque haverá grande aperto na terra, e ira sobre este povo.
E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.
E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.
Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.
E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.
Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.


Amigos, não  desanimemos. Pois quando parecer que tudo está acabado, destruído, a nossa libertação está próxima. Jesus neste Evangelho faz uma referência ao fim dos tempos. E nos conforta, dizendo que  nem tudo se acabou. Pois é aí que começa a nossa vida de verdade. 

Todos nós amamos esta vida, mesmo que ela esteja nos proporcionando desgostos e sofrimentos. Morremos de medo da morte.  Mais Jesus nos encoraja, nos dizendo que quando tudo  terminar por aqui, é aí que começa a vida de verdade, a vida eterna! É a hora da nossa libertação de tantos sofrimentos carnais, temporais, sociais, e morais.

Amigos. Se pensarmos bem Está aí o por que,   esta vida é uma grande ilusão. Vivemos para trabalhar, trabalhar e pouco nos divertimos. E ainda tem as dores, que aumentam com  o avanço da idade.  E, anote aí. A maioria destas dores são causadas  pelo enfraquecimento da nossa coluna cerebral. Com o passar do tempo, e com a falta de exercícios, a nossa coluna vai  ficando cada vez mais frágil, cheia de artrose, de desvios, (até o inchaço das sua pernas pode ter como causa  as dores da sua coluna) cuidado com o seu colchão. Ele pode estar entortando a sua coluna, e lhe causando grandes dores. Faça alongamento. Se não souber, veja no youtube .

Prezados irmãos e irmãs. O fim dos tempos, a vinda do Filho de Deus. Será marcada pelo  abalo das forças cósmicas que anunciará a chegada do fim desta vida terrestre e passageira. Então o Filho do Homem, o Senhor ressuscitado a quem foi dado o poder e autoridade de  julgar pelo Pai, virá na sua glória divina.

E pasmem! Isso será razão para o pânico dos inimigos de Deus. Esses ficarão apavorados, pois além  do medo de perder tudo o que acumulou nesta vida, eles não têm idéia  de para onde deverão  ir. Eles nunca se prontificaram  em saber  sobre a outra parte da nossa existência, sobre o prolongamento desta vida passageira depois da morte. Pois eles somente pensavam em dinheiro e poder. Mais os discípulos de Jesus estarão tranquilos. Eles devem erguer-se, vigilantes e preparados, como o povo do êxodo para a libertação enviada por Deus. Pois Jesus garante que "Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima." 
Prezados irmãos. Quando chega o fim da nossa existência pessoal, também as nossas forças físicas serão abaladas começando pelo nosso esqueleto, ( o qual é sustentado pela nossa coluna, e que começa a apresentar várias avarias)  a nossa locomoção vai sendo dificultada pela artrose doença degenerativa que ataca os ossos.(especialmente a coluna)  A nossa audição, memória, o colesterol, o açúcar no sangue, o enfraquecimento do coração... Que dureza! Esses sinais anunciam o início do nosso fim. E feliz daquele ou daquela que pela confiança em Deus, ainda tem a capacidade de sorrir.

(Observação: A surdez pode ser causada por excesso de cera nos ouvidos, e não pela idade em si).

Quando chega essa fase da nossa vida devemos concentrar nos cuidados que devemos ter com o nosso corpo, controlando o açúcar e a gordura, cuidando dos nossos ossos, (fazer exercícios, ou melhor, alongamentos) evitando o sedentarismo, a comida industrializada, etc.

Por outro lado, o cuidado maior que devemos ter, é para que não sejamos pegos de surpresa, desprevenidos no dia ou na hora da nossa partida. Para que estejamos preparados e prontos, em estado de graça quando o nosso momento chegar. Prontos para a viagem final a qual significa a nossa libertação verdadeira dessa vida de sofrimentos para uma vida de alegrias que dura para sempre.

É importante lembrar mais uma vez aqui  que para merecermos participar um dia desta maravilha celestial, temos de levar muito a sério dois aspectos da nossa vida terrena: O amor a  Deus sobre todas as coisas e o amor ao próximo como a nós mesmo. Ou seja, o primeiro é o nosso compromisso pessoal e comunitário com o Reino de Deus principalmente através do anúncio da palavra. O  segundo é a dedicação e o cuidado que devemos ter no  nosso relacionamento com o nosso irmão, nossa irmã.

 

Por enquanto, fica com Deus. José Salviano

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir