.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

-As perseguições fazem crescer o cristianismo-José Salviano

 

25 de novembro de 2020

 

Evangelho Lc 21,12-19



Evangelho

Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome.
E vos acontecerá isto para testemunho.
Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de responder;
Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem.
E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós.
E de todos sereis odiados por causa do meu nome.
Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça.
Na vossa paciência possuí as vossas almas.


A caminhada da Igreja foi tida ela marcada por perseguições, por mártires, e tudo isso só fez crescer ainda mais a fé em Jesus Cristo e o cristianismo atuante. 

Por que será?   Como pode o medo não ter vencido a coragem dos desbravadores  dos caminhos da fé?

Acontece que  a fé católica não é  uma ”fezinha” qualquer. Não é uma doutrinazinha  embasada na doutrina de um mortal qualquer que ficou famoso por dizer um par de verdades, as quais ele mesmo não viveu ao pé da letra.

O cristianismo supera a tudo isso, pois a fé católica  é proveniente do Deus todo Poderoso, imortal e eterno, que veio ao mundo por meio do seu Filho Unigênito, nos dizer  o que devemos fazer e o que devemos evitar para conseguir um dia alcançar a eternidade.

Jesus não nos enganou a respeito das dificuldades que poderemos encontrar ao anunciar a sua palavra. Porém, Ele nos garantiu a sua participação, a sua ajuda, o seu total apoio. Tanto é, que Ele disse para que não nos preocupássemos com a nossa defesa, com o que deveríamos falar diante dos nossos acusadores, pois Ele, o Cristo que venceu a morte,  estaria do nosso lado nos protegendo de tal modo que nem um fio do nosso cabelo será tirado.

No Evangelho de hoje Jesus diz que: Antes que estas coisas aconteçam,
sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé.
Sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 

Sim. É uma oportunidade de testemunharmos a nossa fé. É o momento de mostrar que somos seguidores daquele que a sua vida toda deu TESTEMUNHO DE VIDA. De vida cristã, de vida religiosa, de santidade. E é o que devemos fazer 24 horas por dia. Ou faremos isso ou não somos seguidores de Jesus, caminho verdade e vida.
Durante toda a sua vida Jesus foi um testemunho vivo da vontade do Pai que o enviou. E isso aconteceu por que Deus manifestou inteiramente o seu projeto de salvação através do testemunho de seu Filho. Através da ação, dos milagres e da palavra de Jesus. O Espírito de Deus esteve o tempo todo, e continua em Jesus, como força que revela e concretiza o Reino de Deus na Terra.
Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. Todo dia é dia de testemunharmos a nossa fé. Todo dia é dia de copiar Jesus.
Durante todo o tempo de ação de Jesus na Palestina, Ele deu testemunho, Ele demonstrou o como deveríamos ser, fazer e dizer.
Nos pequenos gestos Jesus deu testemunho de vida, de vida humana, vida cristã como nós devemos fazer. Copiar o seu jeito de ser e de fazer.
Jesus se apresentava sempre como uma pessoa de paz. “A paz esteja convosco”.
Jesus foi sempre uma pessoa livre e liberta de qualquer escravidão do pecado. Sejamos também assim. Jesus não estava comprometido com nenhuma organização ou partido político,  nem com os empresários. E você? De que lado está?
Jesus foi um homem de oração. Rezava sempre. Nas sinagogas, com os discípulos, e em lugares isolados. E você, como reza? Já rezou hoje?
Jesus era carinhoso – Ele disse àquela viúva desesperada por ter pedido o seu filho jovem depois de perder o marido. “Não chore!”.
Jesus era acolhedor – Jesus acolheu os discípulos do jeito que eles eram. Aceitou a Pedro como o Primeiro Papa, mesmo depois dele tê-lo negado por três vezes. Será que nós faremos o mesmo? Será que somos acolhedores  com os novos leigos que aparecem na comunidade paroquial?
Jesus, misericordioso – igualzinho a nós. Né?  Temos sempre pena dos miseráveis, dos necessitados. Certo? ...Ou não?
Jesus era realista e observador – nunca distorcia os fatos, nem tampava o sol com a peneira. Estava a  par de tudo o que acontecia, de tudo o que pensavam os amigos e adversários, por que Ele é Deus.
Sejamos também observadores do que acontece ao nosso redor, na comunidade, no País e no mundo. Não sejamos alienados! Alheios a tudo!
Jesus era atencioso – prestava atenção nas palavras das pessoas, sabia OUVIR, ao contrário de nós, que quando alguém nos vem contar uma coisa, nós ouvimos até a metade, e daí por diante, ficamos pensando no que vamos falar para aquela pessoa. Ficamos imaginando um fato semelhante a que experimentamos e não prestamos mais atenção em sua história.    Jesus foi compreensivo, amigo de verdade, preocupado com os problemas dos outros, e acima de tudo, JESUS FOI E É SÁBIO, pelo fato dele ser o próprio Deus.
 Copiemos, imitemos e seguimos o Mestre!  Pois esta é a melhor opção de vida.

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir